Saiba quais são as doenças mais comuns no verão e como evitá-las Alguns cuidados simples podem ser responsáveis por não trazer dores de cabeça (literalmente) para você gplus
   

Saiba quais são as doenças mais comuns no verão e como evitá-las

Alguns cuidados simples podem ser responsáveis por não trazer dores de cabeça (literalmente) para você

Confira Também

Para muitas pessoas, o verão é a melhor das estações. Esse período vem acompanhado das férias de fim de ano das crianças, às vezes até combinada com a dos pais, e então toda a família consegue se reunir para viajar. Mas claro que cada estação, além dos benefícios, também traz seus males. Com o verão, as aglomerações em locais públicos são cada vez mais comuns, assim como o aumento do contato com a água do mar e das piscinas, o que leva a uma alta proliferação dos agentes de infecção.

Obviamente ninguém quer ter dores de cabeça durante esse tão aguardado período de diversão, portanto, o cuidado com ações básicas, como higiene de nosso corpo e dos alimentos que ingerimos, deve ser redobrado. Para aproveitar bem esse verão e não ter complicações que coloquem em risco suas atividades, confira as doenças que mais aparecem nesse período e algumas medidas a serem tomadas para você não ter nenhum problema. 



DESIDRATAÇÃO

É quando o corpo perde mais líquido do que está sendo ingerido. Os sintomas começam de maneira "leve", como dor de cabeça e mal estar, mas em casos mais graves, pode acontecer insuficiência renal. Esse problema é mais comum no verão porque suamos mais, e o suor é um recurso do nosso corpo que serve para regular nossa temperatura interna. Sem a presença de água, nosso organismo então começa a apresentar problemas. Uma maneira efetiva de evitar este problema é ingerir bastante líquido, como água e sucos naturais, além de evitar bebidas com álcool, que acabam eliminando água do nosso organismo através da urina. 

INSOLAÇÃO

Esse problema aparece devido a alta exposição ao sol, podendo causar queimaduras na pele. O verão é propício para uma incidência maior porque as pessoas costumam ficar expostas em períodos muito quentes, entre às 10h da manhã e 4h da tarde, além da frequente desproteção, que pode ser resolvida com um bom uso do protetor solar e de vestimentas leves. 

MICOSE

É causada por fungos que se proliferam geralmente entre a virilha ou dedos do pé, causando irritações como a coceira. Estes seres podem se espalhar pelo piso das piscinas ou pela areia. Após se banhar em locais compartilhados, como mar ou piscinas, é muito importante secar bem o corpo.

CONJUNTIVITE

É uma doença causada por bactérias ou vírus, que inflamam a conjuntiva - membrana que recobre tanto a parte interna da pálpebra, como o globo ocular. A conjuntivite é altamente frequente no verão e muito contagiosa. Os sintomas mais frequentes são: extrema sensibilidade à luz, visão embaçada, olho vermelho e lacrimejante, além de possíveis inchaços nas pálpebras. Esse problema é mais comum no verão porque a bactéria pode ser transmitida pela água, mas também costuma aparecer durante todo o ano. Algumas maneiras para se proteger: usar óculos de natação ao mergulhar, evitar contato com pessoas já infectadas e lavar as mãos com frequência.

DENGUE

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um vírus e transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Entre os principais sintomas estão a náusea, dores no corpo, febre, perda de apetite, entre outros. O verão é propício para o alto número de casos da doença porque o mosquito precisa de água parada para se reproduzir, e com a grande quantidade de chuvas, diversos criadouros são criados. É necessário então acabar com água acumulada em recipientes, objetos como pneus e pratinhos usados nos vasos das plantas.

OTITE

É uma inflamação do ouvido, interno ou externo. Ocorre com a entrada de água com fungos e bactérias no ouvido, comum em um período em que as pessoas nadam mais. Dores, diminuição do equilíbrio e tontura são sintomas característicos desse tipo de doença. É importante retirar imediatamente a água que entrou e usar bolinhas de silicone no ouvido sempre que for mergulhar.