Confira 5 dicas para retomar os exercícios após as festas de fim de ano O início de 2018 é um bom momento para voltar a se exercitar gplus
   

Confira 5 dicas para retomar os exercícios após as festas de fim de ano

O início de 2018 é um bom momento para voltar a se exercitar

Confira Também

A história todo ano se repete: O horário está ajustado, os exercícios sendo executados da melhor forma, o ritmo já foi imposto e as calorias estão indo embora. Depois de muita dedicação, a rotina de atividades físicas vai funcionando muito bem, até que chega o fim de ano, e junto com ele, as festinhas com aquelas comidas e bebidas que não estavam na sua dieta. 

Como a ocasião é especial e só acontece uma vez por ano, é natural que todo mundo tenha um descuido com tudo o que estava sendo feito e seja difícil retornar à boa alimentação e a uma rotina de exercícios regular. Mas a volta nunca é automática e tão simples como muitos imaginam, há sempre inúmeras dificuldades. 

Foi pensando nisso que montamos cinco dicas preciosas para te ajudar a entrar nos trilhos e voltar à vida saudável. 


1.REORGANIZAR O CRONOGRAMA

É importantíssimo saber como será sua rotina neste ano que se inicia. Pensar, por exemplo, nos dias em que o trabalho irá até mais tarde e conciliar
os horários com a realização das atividades físicas. É sempre bom estar preparado para os imprevistos e programar previamente o que será feito para repor as eventuais faltas nos treinos.


2.CRIAR NOVOS OBJETIVOS

Todos que praticam exercícios regularmente têm metas, seja perder uns quilinhos, fortalecer a musculatura, melhorar a resistência, tudo isso junto ou até mesmo apenas se exercitar para poder extravasar um pouco no fim de semana. Para recomeçar, é importante entender o seu progresso físico e traçar novos objetivos a partir disso. Considere mudar o foco da prática esportiva em alguns dias, colocar alimentos novos no cardápio, estipular "premiações" para as novas metas alcançadas... 

3.REDUÇÃO AOS POUQUINHOS

O corpo é semelhante a uma máquina, ele precisa estar bem abastecido para realizar suas funções com maestria. Sim, é muito difícil deixar de lado aquelas guloseimas que sobraram das festas de fim de ano, mas o momento é de diminuir o consumo delas aos poucos, sem mudanças drásticas ou repentinas na alimentação. 
De acordo com especialistas alimentares, mudar totalmente a dieta de uma hora para outra pode trazer malefícios ao humor, componente essencial para a motivação e conquista do objetivo que está sendo buscado. O caminho mesmo é controlar a alimentação aos poucos.

4.VÁ COM CALMA

Nada de voltar às atividades físicas com toda aquela intensidade de antes da pausa. Entenda que o tempo sem exercícios trouxe mudanças no seu corpo e muita sobrecarga repentina na musculatura pode trazer lesões. Se sua atividade é a corrida e seu percurso era de 4 km, por exemplo, pense em recomeçar pela metade, diminuir o pique, ou até mesmo intercalar a corrida entre tiros curtos e mais longos, de maior e menor intensidade.


5.TENTE DESCANSAR MAIS

Essa talvez seja uma das tarefas mais difíceis, até porque o dia parece ser cada vez menor pra todo mundo. Mas pra quem pratica atividades físicas e está querendo retomar, uma boa noite de descanso é imprescindível, até porque é durante o sono que o resultado dos exercícios físicos aparecem.  

O GH (hormônio do crescimento) precisa de uma situação propícia para aumentar a proteína no corpo e, consequentemente, a massa muscular. E é claro que o melhor caminho para praticar exercícios com o melhor desempenho é estar descansado.