Com que frequência deve-se lavar a barba com shampoo? Um dos principais produtos para o cuidado da barba, o shampoo a lava e a hidrata, mas com que frequência você deve usar o produto? gplus
   

Com que frequência deve-se lavar a barba com shampoo?

Um dos principais produtos para o cuidado da barba, o shampoo a lava e a hidrata, mas com que frequência você deve usar o produto?

Confira Também

* Conteúdo patrocinado por Beard

Os shampoos para barba são um dos aditivos mais interessantes para os pelos faciais nos últimos anos. Com uma fórmula direcionada especificamente para os poros da pele no rosto, lavar a barba e hidratá-la se tornou bem mais interessante e saudável. Contudo, assim como no caso de outros cuidados com os pelos faciais, sempre existem aquelas dúvidas.

E quando são barbudos de primeira viagem, que ainda estão aprendendo a deixar os pelos faciais crescerem apropriadamente, essas dúvidas são maiores, e tão pertinentes quanto. Por isso, vamos sanar todas as suas dúvidas quanto a frequência de se lavar a barba, bem como utilizar produtos adequados para tal.

POR QUE LAVAR A BARBA COM UM SHAMPOO PRÓPRIO?

Esta é uma pergunta bem importante para aqueles ainda reticentes quanto a lavar a barba de forma tão específica. Muitos barbudos mais “roots”, aqueles que gostam de uma barba mais volumosa, mas que não dedicam tantos cuidados além do básico, costumam resumir sua limpeza a duas situações: sabonetes e shampoos para cabelos durante o banho, e as idas aos barbeiros.

Enquanto ir ao barbeiro realmente é uma atitude importante de se fazer de tempos em tempos, lavar a barba regularmente, e com os produtos certos, ajuda a mantê-la sempre livre de sujeiras, e nutrida adequadamente com o que ela precisa.


Em uma analogia bem simples, é como lavar os cabelos: assim como você não lava o cabelo com sabonete, pois sabe que ele não é bom o bastante para deixá-los limpos e saudáveis, não é recomendável que utilize produtos inadequados para os pelos faciais. A longo prazo, a barba acaba bem prejudicada.

QUAL A FREQUÊNCIA DE LIMPEZA?

Seguindo a nossa analogia dos produtos para os cabelos, a barba também precisa de uma frequência de acordo para realizar suas limpezas. Da mesma forma que você não pode errar pela falta, também não deve errar pelo excesso. Então qual a frequência ideal?

O melhor jeito de definir uma rotina de limpeza da barba é justamente alinhá-la com os cabelos. Por padrão, os homens podem fazer uma boa limpeza alternando entre “dia sim, dia não”, isto é, lavam a cada dois dias.

E claro, não deixe de fazer uma boa limpeza após situações em que as barbas foram sujas diretamente. Alimentação, acidentes com outros produtos, mergulhos em águas salgadas, e quaisquer outras situações não apenas os pelos faciais, como todo o rosto e cabelos, precisam ser limpos.

UTILIZANDO O SHAMPOO CERTO

Existe uma miríade de shampoos para barba, mas poucos oferecem tantos benefícios como o da Beard Brotherhood. Seguindo um formato um pouco diferente do tradicional, o shampoo, em forma de barra, penetra muito mais fundo na raiz dos pelos faciais, limpando com muito mais eficiência.

Além de nutrir bem a barba, graças aos componentes naturais como aloe vera, jojoba e óleo de jaborandi, o shampoo barra da Beard Brotherhood também a deixa bem cheirosa. Nesse quesito, os shampoos destinados aos pelos faciais não perdem em nada aos modelos para cabelos, já que podem atribuir qualquer tipo de aroma.

Até a embalagem é pensada para garantir a qualidade do produto. Impermeável, e com ziploc, fica bem mais fácil de conservar a barra ao longo do tempo, e ter uma vida útil mais eficiente.

No modelo da Beard Brotherhood, os barbudos ganham um tom amadeirado na barba, garantindo aquele charme e elegância só com uma boa limpeza. Se combinar com um bom pente, caso sua barba já esteja bem grande, fica melhor ainda.

3 MITOS SOBRE LAVAR A BARBA

Só com o que explicamos acima, já desvendamos alguns mitos que cercam a limpeza da barba. Mas é bom esclarecer todas as dúvidas para que esteja clara a importância de uma boa lavagem com shampoos para barba.

#1 POR QUE NÃO SE LAVA A BARBA APENAS COM ÁGUA?

Água, por si só, pode tirar detritos e quaisquer sujeiras que a barba pode possuir. Isso é um fato mesmo. O que não é, entretanto, é o fato delas hidratarem por completo os pelos faciais. Como bem se sabe, os pelos, não apenas da barba, precisam de uma série de vitaminas e minerais que estão presentes tanto na alimentação, como em produtos específicos para a barba.

Contar apenas com a água para a limpeza é deixar a barba mais ressecada ao longo do tempo. Parece não fazer sentido, mas só passar água não é o suficiente para nutrir a barba com o que precisa. Se alternar entre apenas passar água em um dia, e adicionar os produtos no outro, já é o suficiente.

#2 HIDRATAR A BARBA É FRESCURA

Esse não é só um mito, como é até um tabu em algumas regiões. Sério mesmo, jovem, tem caras que realmente acham que a barba com um shampoo próprio para limpeza é frescura, o que é uma grande falácia.

Nestes casos, basta apenas ignorar as críticas. Existem os broncos que não buscam cuidados nenhum, e tem os broncos que sabem a diferença que um bom cuidado causa ao visual. E quando você mostra confiança e atitude, principalmente quando estes cuidados fazem a diferença, logo logo esse mito cai por terra.

#3 SÓ SE LAVA A BARBA QUANDO ELA ESTÁ CHEIA

Sim, é um pouco comum considerar que a limpeza completa dos pelos faciais sejam mais visíveis quando a barba está bem cheia. É o mesmo princípio dos cabelos compridos, em que se demanda mais trabalho por parte dos seus responsáveis. Mas não se engane, jovem: uma barba forte e chamativa começa desde cedo.

Por padrão, uma barba costuma levar cerca de 6 semanas para ficar com um volume mais expressivo. Mas com cerca de 3 semanas, já é possível utilizar o shampoo para barba durante o banho. Antes disso, uma boa indicação é o balm, para fortalecer os pelos desde suas raízes.

Gostou de saber os cuidados que se deve ter ao lavar a barba com shampoo? Então não deixe de acompanhar as novidades da Loja Beard! O que não falta são produtos para trazer os seus pelos faciais a um novo nível, e explorar ainda mais as particularidades dos seus pelos faciais.



* Sobre o patrocinador deste conteúdo

A Beard é uma loja de produtos para barba, cabelo, bigode e acessórios que complementam e aprimoram o visual do homem moderno. Especializada em cuidados pessoais e produtos masculinos, oferece uma vasta gama de produtos para os cuidados do cabelo, rosto e corpo. Trabalha com produtos de marcas nacionais e internacionais originais para trazer os melhores produtos aos clientes.