Transcarioca, a maior trilha brasileira Com 180 km para percorrer em 12 dias, a trilha liga a zona oeste à zona sul do Rio de Janeiro para quem quiser se colocar à prova gplus
   

Transcarioca, a maior trilha brasileira

Com 180 km para percorrer em 12 dias, a trilha liga a zona oeste à zona sul do Rio de Janeiro para quem quiser se colocar à prova

Confira Também

Qualquer aventureiro que tenha o mínimo de experiência ou conheça sobre o assunto já deve ter ouvido falar sobre as famosas trilhas brasileiras da Chapada Diamantina (BA), Monte Roraima (RR), Chapada dos Veadeiros (GO), Visconde de Mauá (RJ), Chapada dos Guimarães (MT), entre tantas outras, mas uma nova trilha, que já pode ser considerada a maior do Brasil, veio para somar a essas possibilidades de destinos para quem quer sair do sofá: a Transcarioca.

Idealizada por Pedro da Cunha e Menezes, especialista em Unidades de Conservação Urbanas, no livro "Transcarioca: todos os passos de um sonho", de 2000, o projeto saiu do papel 17 anos depois. Inaugurada oficialmente no dia 11 de fevereiro, a trilha interliga sete Unidades de Conservação. Como sugere o nome, a trilha fica no Rio de Janeiro e seus 180 km de extensão, divididos em 25 trechos, são percorridos em até 12 dias.

De acesso gratuito e mantida com a ajuda de mais de mil voluntários e equipes de profissionais, a trilha, que liga a zona oeste à zona sul do Rio de Janeiro, terá também o objetivo de promover a educação ambiental de seus visitantes, por ser um modelo de preservação ambiental da Mata Atlântica. 

Marcada por pegadas amarelas por toda sua extensão, que indicam direções na trilha como "siga em frente", "vire a direita" ou "vire à esquerda", o caminho passa pelas principais atrações naturais dos parques Nacional da Tijuca, Estadual da Pedra Branca, Natural Municipal de Grumari, Natural Municipal da Cidade,Natural Municipal da Catacumba, Natural Municipal Paisagem Carioca e do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Todas as orientações práticas, fotos dos atrativos, mapas para download, tracklogs no Google Maps, entre outras informações úteis para planejar cada caminhada podem ser encontradas no site da Trilha Transcarioca. 

Confira o mapa da trilha completa.

 


Luis Carvalho