Quem guarda tem Se você ainda não se decidiu em relação à paternidade pode optar por congelar seu sêmen gplus
   

Quem guarda tem

Se você ainda não se decidiu em relação à paternidade pode optar por congelar seu sêmen

Confira Também

Ao contrário das mulheres, os homens não precisam se preocupar com o relógio biológico quando pensam em perpetuar a espécie. Mas, às vezes, pode ser preciso tomar providências para não perder a chance da paternidade, como no caso de uma vasectomia ou quando se passa por tratamento de radio ou quimioterapia, que pode levar à infertilidade.

Nessas situações, é indicado que o homem congele seu sêmen para que tenha a possibilidade de ter filhos no futuro. Conversamos com especialistas em medicina reprodutiva para saber como funciona e quanto você gasta na criopreservação de gametas, nome oficial do procedimento.

Como é
A coleta do sêmen a ser congelado é feita de maneira bem simples, nada que você não tenha feito antes: masturbação. Depois disso, o material passa por um processo onde se separam alguns componentes presentes no sêmen que podem prejudicar a preservação dos espermatozoides, explica o Dr. Edward Carrilho, ginecologista especializado em reprodução humana, da Clínica Engravida. 

No passo seguinte, o material é misturado com o líquido criopreservante e deixado no vapor líquido, onde fica até que você decida usar os seus garotos.

O Dr. Assumpto Iaconelli Junior, diretor da Clínica Fertility, garante que não é preciso se preocupar com qualidade do sêmen mesmo depois de anos de congelamento, pois não existe um prazo de validade. “Existem casos de sêmen sendo utilizado 9 anos depois do congelamento e que manteve suas características.” E também não existe nenhuma legislação que impõe um tempo máximo em que os gametas possam ser congelados, com no caso de embriões, cujo limite é de três anos.

Quanto custa
O custo da criopreservação de sêmen é relativamente baixo, especialmente quando comparado ao da de óvulos. Ficando em torno de R$ 1.000,00 para o procedimento, mais uma taxa semestral de R$ 300,00 para cobrir a manutenção do congelamento.

O outro lado
Quando falamos em perpetuar a espécie, não podemos esquecer que nossos espermatozoides precisam encontrar óvulos. E a criopreservação do gameta feminino é um pouco diferente da nossa. Interessado em saber como funciona o procedimento com elas? O AreaM escreveu sobre o tema, clique aqui para ler.