6 dicas para lacear os sapatos novos e evitar que eles machuquem seus pés O sapato está meio apertado e o incomoda? Confira essas dicas de como laceá-lo e deixá-lo bem confortável gplus
   

6 dicas para lacear os sapatos novos e evitar que eles machuquem seus pés

O sapato está meio apertado e o incomoda? Confira essas dicas de como laceá-lo e deixá-lo bem confortável

Confira Também

Se tem uma coisa que aborrece qualquer homem é calçar aquele sapato novo, todo bonitão e estiloso que foi escolhido a dedo, e perceber, logo depois, que ele está machucando ou apertando os pés. Pior ainda se você tiver um dia inteiro de trabalho ou compromissos pela frente. Dependendo da situação, você pode ficar com bolhas, calos e outros machucados para lá de inconvenientes no fim do dia. Tem como evitar? 
 
Tem sim, senhor. 
 
Tudo começa no momento da compra. Evite adquirir seus sapatos pela manhã, pois seus pés podem inchar durante o dia e aquele tamanho escolhido pode ficar meio apertado no fim da tarde. Outra dica, é usar os sapatos em casa por alguns minutos para identificar qualquer incômodo. Se existir, a solução é lacear os sapatos novos e deixá-los bem confortáveis e prontos para o uso. 
 
Selecionamos 6 dicas para você fazer isso em casa e sem grandes dramas. Confira:
 
#1 JORNAL
Molhe com álcool um pedaço de jornal, amasse-o e coloque-o dentro do sapato, pressionando o couro por dentro e deixando bem justo. Se for preciso, coloque mais um pedaço. Dê um tempo para o álcool secar, o que faz o jornal se expandir dentro do calçado e laceá-lo.
 
#2 SECADOR DE CABELO
Vista uma meia bem grossa ou coloque mais de uma. Calce os sapatos, ligue o secador de cabelos e direcione o jato de ar quente para os sapatos aos poucos, para não se queimar. Repita o processo algumas vezes. Se preferir, coloque apenas as meias dentro do sapato e use o secador em seguida. Mas é importante calçar os sapatos depois e andar pela casa para deixá-lo com o formato dos seus pés.

#3 HIDRATANTE
Sem meia, você pode passar hidratante nos pés e calçar os sapatos. Depois, andar por algum tempo pela casa para que o calçado se “molde” aos seus pés. 
 
#4 GELO
Você vai precisar mais ou menos 24 horas nesse procedimento. Pegue um saco plástico sem furos e totalmente vedado (pode ser aqueles de cozinha, para colocar alimentos no freezer). Preencha com água até mais ou menos a metade, feche-o e o coloque-o dentro de cada pé do sapato. Depois, embale o par em outro saco plástico e coloque no congelador (como estamos falando de pé de homem, você precisa ter um congelador grande e desocupado). Quando a água virar gelo, vai expandir o sapato. Tire-os da geladeira e espere alguns minutos para retirar o saco de gelo de dentro (não force para não danificar os sapatos e nem deixe o gelo derreter totalmente e vazar, molhando o pisante).
 
#5 BOLAS DE MEIA
Você pode preencher cada sapato com várias bolas feitas de meia. É preciso pressionar a peça e enfiar meias de ponta a ponta, deixando bem apertado. Deixe de um dia para outro. 
 
#6 ALARGADOR
Se achar que vale investir, compre um alargador para sapatos de couro. É um instrumento de madeira ou plástico que tem o formato de um pé. Uma forma para calçados. Ele pode ter a largura ou o comprimento ajustáveis e expande o sapato até que ele chegue no tamanho ideal para não machucar mais seus pés. O inconveniente, além do preço, é que o processo pode levar alguns dias. Se optar por esse caminho, adquira em lojas especializadas ou sapatarias um spray ou óleo laceador para deixar o material mais flexível e ajudar no processo.