8 carros-conceito para ver no Salão do Automóvel 2016 Além dos lançamentos mais aguardados e carros esportivos dos sonhos, os carros-conceitos são uma atração à parte durante o evento gplus
   

8 carros-conceito para ver no Salão do Automóvel 2016

Além dos lançamentos mais aguardados e carros esportivos dos sonhos, os carros-conceitos são uma atração à parte durante o evento

Confira Também

O Salão do Automóvel 2016 reuniu milhares de malucos por carros sob seu capô no São Paulo Expo, que recebeu o evento pela primeira vez em seus 46 anos de história. Entre os mais de 100 lançamentos e 540 veículos de 32 marcas espalhados pelo local e que encheram os olhos dos visitantes, alguns modelos se destacaram por seu design ou ideias futuristas que os inspiraram - são os carros conceituais. 


Confira os carros-conceito mais bacanas do Salão 2016. Veja aqui os outros carros que também chamaram atenção no evento.

Nissan Concept 2020

Saído diretamente dos videogames – mais precisamente do game Gran Turismo 6 – esse supercarro-conceito foi desenvolvido pela Nissan em conjunto com a empresa criadora do jogo e foi revelado pela primeira vez em Tóquio. Sem qualquer grande alteração de design na transição entre a tela e realidade, a diferença ficou somente na cor, que passou do cinza para o vermelho. De visual arrojado e futurista, o carro é projetado para cortar a parede de ar sem grande dificuldade para ganhar aceleração e, como no game, sua propulsão utiliza um sistema híbrido de alto desempenho.

Peugeot Fractal

Apresentado oficialmente em Frankfurt, na Alemanha, esse cupê de quatro lugares, teto retrátil e interior futurista com componentes esculpidos com a utilização de impressoras 3D é outro conceito retirado diretamente do game Gran Turismo 6. Compacto, traz todo os benefícios de um conversível e é alimentado por dois motores elétricos que o permitem atingir os 100 km/h em 6,8 segundos. O interior foi especialmente trabalhado e conta com um sistema de entretenimento moderno que inclui tela touch e sistema de som com experiência sensorial.

Honda Project 2&4

Projeto vencedor do programa “Global Design Project”, um concurso interno da empresa Honda que tem por objetivo estimular o trabalho em equipe e a criatividade, esse carro une características de motocicletas em um único veículo de quatro rodas trabalhado artesanalmente. Exibido pela primeira vez no Brasil do Salão 2016, teve sua estreia no Salão de Frankfurt. A ausência de um cockpit fechado leva o motorista mais para perto da ação, como se estivesse em uma moto. A ideia foi reunir a capacidade de manobra de um carro com a liberdade e a potência de uma motocicleta. 

Mercedes-Benz Concept IAA

Apresentada pela primeira vez no Salão de Frankfurt, esse modelo representa a aposta tecnológica da Mercedes para o futuro. Estrela do estande da marca, o carro é equipado com um sistema de propulsão híbrido e, segundo a empresa, servirá de inspiração para seus futuros modelos de luxo. Para facilitar a passagem do ar, painéis elétricos foram instalados sobre a dianteira e traseira do veículo. Em seu interior estão dispostas telas sensíveis ao toque para comandos digitais.

Gol GT Concept

Uma atração à parte dos lançamentos no estande da Wolkswagen, o modelo conceitual traz em si as principais características aerodinâmicas principais da linha, que volta à sua essência do Gol GT original de 1984 e traz toques mais modernos, representados em sua maioria pelos detalhes em vermelho que destoam do clássico cinza metálico. Um modelo esportivo voltado para um público jovem que, no entanto, não deverá chegar às ruas já que atual geração do compacto alemão irá sair de linha para dar espaço para os novos modelos, com data para chegar ao mercado entre 2017 e 2018.

Toyota C-HR Concept

Um carro-conceito que virou realidade e agora é forte concorrente à produção nacional, o C-HR nasceu para bater de frente – apenas figuradamente, espero – com o Honda HR-V. Sua versão conceitual mostrada no Salão pode ser apenas uma forma de manter as principais características do carro em segredo até seu possível lançamento no Brasil, mas já podemos afirmar que esse novo SUV crossover, inspirado em outros três modelos da marca, contará com opção de motor híbrido.

BMW X2

Apenas um protótipo, o X2 já mostra diferenças consideráveis ao escapar do padrão da marca, muito diferente dos “monstros” X6 e X4 que, apesar de não agradar especialistas, caiu nas graças de compradores mais endinheirados. Com design mais harmonioso, faróis e lanternas mais afilados e para-choques mais robustos, o X2 tem grande potencial de cair no gosto do brasileiro para sua semelhança com uma SUV.

Audi h-tron Quattro

Depois dos escândalos que envolveram as marcas do grupo Wolkswagen sobre emissão dos motores a diesel, a Audi apresenta um protótipo de SUV movido inteiramente a hidrogênio, capaz de rodar 600 km com uma única carga e com capacidade de atingir os 100 km/h em menos de 7 segundos. Seu tempo de recarga é de apenas 4 minutos, ao contrário dos 20 minutos necessários para abastecer grande parte dos veículos elétricos. Além disso, o único resíduo de seu motor movido a hidrogênio é água. Não há previsão para produção.

 


Luis Carvalho