Veja 5 dicas para não ter o celular roubado no Carnaval Pesquisa feita através de Boletins de Ocorrência mostra que furto de aparelhos cresceu nos finais de semana do Carnaval em 2017 gplus
   

Veja 5 dicas para não ter o celular roubado no Carnaval

Pesquisa feita através de Boletins de Ocorrência mostra que furto de aparelhos cresceu nos finais de semana do Carnaval em 2017

Confira Também

Chega o mês de fevereiro e com ele as marchinhas, fantasias, blocos e os desfiles de carnaval. O tradicional período brasileiro da festa é muito conhecido por grandes aglomerações e muita música, mas também por um outro motivo nada animador: o crescimento de furtos e roubos de celular.

LEIA TAMBÉM

Só no ano passado, em São Paulo, o aumento de furtos chegou a 263% nos fins de semana festivos de fevereiro, em comparação feita com outros finais de semana comuns ao longo do ano. Alguns especialistas em segurança chegam a orientar os foliões a levarem aparelhos mais antigos ou até mesmo deixarem o celular em casa.

Mas se você ainda assim não quer abrir mão das fotos e das redes socias, confira 5 dicas para evitar furtos e diminuir a chance de roubos na folia:

1. CUIDADO COM AS SELFIES
É compreensível o desejo de tirar fotos para registrar o seu momento na festa, mas procure diminuir (ou até evitar) as vezes em que fotografa os outros e a si mesmo. Quando o celular é posicionado para fotografar, fica bem mais exposto e dá uma oportunidade maior para o criminoso roubar seu aparelho.

2. CELULAR NO BOLSO
Nada de ficar segurando o aparelho no meio da multidão, coloque o celular no bolso ao andar. Mas tome cuidado, deixe o Smartphone em seu campo de visão, de preferência em um bolso frontal e com zíper.

3. PROCURE SEGURANÇA
Se precisar mandar mensagens ou conferir as redes sociais, procure por uma parede e encoste nela. Isso diminui sua exposição e anula as chances de qualquer ataque surpresa vindo de trás. Mas atenção, isso não quer dizer que você não será roubado enquanto está concentrado no aparelho. 

4. CUIDADO NO BAR
As dicas não são apenas para quem está na rua! Se você está no bar, nunca deixe seu Smartphone em cima da mesa. Se precisar utilizar o aparelho, preste atenção no movimento por perto, se não vai usar o celular, guarde no bolso.

5. EVITE ANDAR SOZINHO
Essa talvez seja a dica mais fácil de cumprir, até porque o carnaval é um momento em que você está acompanhado dos amigos. Porém, seja em um deslocamento no meio da festa ou na volta pra casa, evite andar sozinho, pois essa atitude aumenta sua vulnerabilidade na visão do assaltante.

FURTARAM MEU CELULAR! E AGORA?
Se o crime aconteceu, o recomendado é fazer um Boletim de Ocorrência o quanto antes. O registro pode ser feito em uma unidade policial e agiliza o processo de bloqueio do celular e inutilização do aparelho pelo criminoso, além de contribuir para que a polícia encontre o responsável pelo crime.  


Rudiney Freitas