10 maiores festivais anuais do mundo Tomorrowland, Coachella e Burning Man são apenas alguns festivais que misturam vários tipos de música, arte e dança gplus
   

10 maiores festivais anuais do mundo

Tomorrowland, Coachella e Burning Man são apenas alguns festivais que misturam vários tipos de música, arte e dança

Confira Também

Participar de uma guerra de tomates ou dançar, literalmente, de sol a sol ao som de um bom DJ. Essas são apenas duas de muitas festas típicas que acontecem em diversos países para celebrar alguma data importante ou simplesmente preservar a cultura local.

Esses tipos de comemoração, muitas vezes consideradas malucas, são um grande atrativo para turistas do mundo todo, que podem escolher desde roteiros mais agitados até opções espiritualizadas, sempre valorizando a beleza peculiar do local e a experiência que eles promovem. 

Como esses eventos costumam marcar a vida de muitas pessoas – que muitas vezes só viajam para viver a experiência – hoje decidimos trazer até você alguns dos maiores festivais anuais do mundo, entre eles musicais e artísticos. Confira a lista e prepare desde já o seu calendário de curtição. 

TOMORROWLAND
Se você não conhecia, provavelmente ouviu falar dele, principalmente nos últimos anos. O primeiro evento aconteceu em 2005 e foi idealizado pelos irmãos belgas Manu e Beers Michiel. O Tomorrowland passou a acontecer sempre uma vez por ano durante dois dias na cidade Boom, na Bélgica, e rapidamente o público saltou de 50 mil em 2008 para 200 mil pessoas de 75 países diferentes em 2012. O line-up também aumentou de 100 para 400 no mesmo período. São três dias de agito em que os baladeiros curtem o som dos DJs de sol a sol em um cenário pra lá de psicodélico.

BURNING MAN
Desde 1986 é um festival contracultura que prega a auto-expressão e auto-suficiência. É realizado também uma vez por ano antes da semana do trabalho no deserto americano de Black Rock em Nevada. Os caras por lá constroem uma cidade enorme no meio do deserto sempre no formato de um C ao contrário. No evento, durante uma semana pessoas de diversas partes do mundo vão para o deserto morar em barracas, trailers e outros tipos de moradia e cada um se veste e se expressa de uma forma de diferente. Sempre na noite do sábado, uma esfinge enorme de um homem de madeira é queimada diante das cerca de 50 mil pessoas que comparecem ao evento todo ano.

GLASTONBURY
O festival de Glastonbury acontece em Pinton, Inglaterra, desde 1970. O maior público em 2009 registrou 150 mil pessoas no show do Bruce Springsteen. É um festival de música, mas durante os dois dias do evento anual também tem apresentações de dança, teatro e circo. Nomes como  Led Zeppelin, Metallica e Amy Winehouse já se apresentaram por lá. 

COACHELLA
O Coachella Valley Music and Arts Festival é um equivalente Americano do Glastonbury com um dia a mais de duração desde 2007. Se apresentam artistas do hip hop, rock e djs consagrados da música eletrônica. Desde 1999 o festival já recebeu Rage Against the Machine, Paul McCartney, The Killers, The Cure, Kanye West, Jay-Z, David Guetta, a brasileira Céu entre outras milhares de bandas e cantores. Em abril desde ano as atrações principais foram: Guns N’ Roses, LCD Soundsystem, Calvin Harris, Ellie Goulding, Jack Ü, Foals, The Last Shadow Puppets, Sia, Major Lazer, Flume e muito mais.

HOLI
O Holi Festival comemora a chegada da primavera e o triunfo do bem sobre o mal. É tradicional em países como a Índia, Nepal e Suriname. Todos os anos, entre fevereiro e março, as pessoas se sujam de tinta colorida e aproveitam as músicas típicas do país. Comida e bebida  também fazem parte da festa. No início as crianças jogam tintas de diversas cores nos pais e irmãos e depois todos acabam se sujando. 

FASNACHT
Esta é a maior festa na Suíça, com cerca de 30 mil foliões mascarados participantes pelas ruas das principais cidades do país. Grupos de gaiteiros e bateristas fantasiados saem às ruas às 4 da manhã de uma segunda-feira desfilando e cantando e retornam só após a quarta-feira de cinzas. Celebrações continuam rolando durante toda a semana com muita bebida e cantoria. É bem parecido com o nosso Carnaval.

LA TOMATINA
Considerada a maior guerra de comida do mundo, a La Tomatina chama para as ruas mais de 30 mil espanhóis todo ano, em um ritual sujo e “sangrento” que envolve várias toneladas de tomates, chegando a somar 150 mil “munições”. O evento acontece anualmente na pequena cidade de Buñol, sempre na última quarta-feira de agosto. 

FESTA DA LUA CHEIA
Realizada uma noite antes ou após a aclamada lua cheia, essa festa reúne cerca de 30 mil foliões que agitam bares e clubes ao longo da praia, dançando e bebendo noite adentro. Com caixas de som enormes espalhadas, os festeiros curtem todos os tipos de músicas e comidas típicas da Tailândia.

OKTOBERFEST
Realizada em Munique, na Alemanha, é o maior festival de cerveja do mundo. Só para se ter uma ideia, em 2013 foram consumidos 114 bois, 58 bezerros e 6,7 milhões de litros de cerveja – sim, o pessoal aproveita para fazer um bom churrasco. Para fugir do frio muito intenso e da neve, o festival acontece no fim de setembro e início de outubro e recebe em torno de 6,5 milhões de visitantes todos os anos.

ROCK IN RIO
Brasileiro da gema, o Rock in Rio foi um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina pela primeira vez em 1985, sendo, desde sua criação, reconhecidamente, o maior festival musical do planeta. Foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome. Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 18 edições, sete no Brasil, sete em Portugal, três na Espanha e um nos Estados Unidos, Lisboa e Madrid. O festival é considerado o oitavo melhor do mundo pelo site especializado Festival Fling.

OPEN’ER FESTIVAL 
O evento polonês Open’er Festival sempre reúne grandes nomes da música como Blur, Coldplay, The Strokes, Snoop Dogg, The White Stripes,  Muse, Kings Of Leon e Arctic Monkeys. O festival, um dos mais respeitados da Europa, também dá atenção para a arte com apresentações de peças de teatro e exposições do Museu de Arte Moderna de Varsóvia. 

FUJI ROCK FESTIVAL 
O Fuji Rock Festival é um festival que acontece todos os anos no Japão. As duas primeiras edições aconteceram no pé do Monte Fuji (por isso o nome), mas desde 1999 migrou para estação de esqui Naeba – pouco menos de 200km de distância de Tokyo. Em pleno verão nipônico, muitas das bandas que fizeram parte do line up de grandes festivais desembarcam no Japão para se apresentar em um dos 7 palcos principais do festival. O evento conta com artistas de peso como Arcade Fire, Kanye West, Jack Johnson, Franz Ferdinand e Lorde.


Nathalia Marques