10 Fatos que você não sabe sobre rock dos anos 90 A melhor época do rock brasileiro está retratada no documentário Sem Dentes. Leia o texto e sinta os riffs de guitarra gplus
   

10 Fatos que você não sabe sobre rock dos anos 90

A melhor época do rock brasileiro está retratada no documentário Sem Dentes. Leia o texto e sinta os riffs de guitarra

Confira Também

A melhor comemoração que você pode encampar no Dia Mundial do Rock, em 13 de julho, é assistir ao documentário “Sem Dentes: Banguela Record e a Turma de 94”. No filme, o bastidor da criação da melhor geração do rock brasileiro de todos os tempos é esmiuçado com muita diversão e apuro. Nos anos 90, a molecada tinha sede de saber o que o rock nacional iria entregar ao público depois da geração de Paralamas, Titãs, Legião Urbana e Cazuza. Os selos independentes começaram a pipocar naquela época. Um jornalista\produtor maluco, Carlos Eduardo Miranda, fez uma ronda em diversas capitais do País e constatou que o rock genuinamente brasileiro, fincado em influencias e raízes regionais e com guitarra berrando, pedia passagem. 

São dessa época – entre outras – bandas como Raimundos, Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Planet Hemp, Little Quail, Graforréia Xilarmônica, Skank e Virnalise. Banguela era o nome do selo independente da turma dos Titãs em parceria com a Warner. Ela revelou Raimundos, só para citar o maior expoente desse movimento. Enfim, a história por trás da cena histórica está em “Sem Dentes...”. Para refrescar um pouco mais a sua memória, listamos 10 fatos que você ou não sabe ou não se recorda sobre o rock dos anos 90.

#1 - O álbum “O papa é pop” catapultou os Engenheiros do Hawaii à condição de maior banda de rock do Brasil em 1990 em votação promovida pela revista especializada Bizz e pela revista Veja.

#2 - Rodolfo, então vocalista dos Raimundos, recusou-se a gravar, em um primeiro momento, o hit Selim no disco de estreia da banda. O cantor, que achava a canção idiota, voltou atrás graças a uma mentira inventada pelo produtor Carlos Eduardo Miranda, que disse que iria convidar o cantor nordestino Falcão para gravar a faixa. 

#3 - Em 1990, Renato Russo, vocalista da Legião Urbana descobriu ser portador do vírus da Aids. Diferentemente, porém, de Cazuza, outro ícone do rock, ele escondeu a doença.

#4 - A faixa “Emotional Catastrophe” do álbum “Dr. Sin”, em 1993, da banda homônima, foi trilha sonora da novela Confissões de Adolescente, um sucesso na época.

#5 - Forró-core. Assim ficou definido o som inovador produzido pelos Raimundos, um dos maiores ícones daquela geração.

#6 - O disco que abriu as portas e “inaugurou” a cena Manguebeat foi “Da Lama ao Caos”, de 1996, lançado por Chico Science & Nação Zumbi, que misturava música afro com embolada, maracatu, psicodelia e rock pesado.

#7 - Grunge foi o movimento mais importante do rock dos anos 90 e fez Seattle, nos Estados Unidos, reinar na primeira metade da década de 90. Quem chutou a porta para o brilho dessa cena foi a banda Nirvana, que em 1991 lançou a niilística “Smells Like Teen Spirit”, uma mescla de punk e heavy metal.

#8 - No mesmo 1991, aconteceu a primeira edição do Lollapalooza, o mais bem sucedido festival de rock da década – e que está vivo ainda hoje.

#9 - O verdadeiro grunge, além de ser devoto da cena de Seattle, usava camisas de flanela e bermudões e cultivava uma rebeldia que beirava a desilusão com o mundo ao redor.

#10 - Britpop foi o contragolpe do rock no final dos anos 90, período em que a dance music e o rap que dominavam as paradas. Os maiores expoentes desse movimento são as bandas inglesas Oasis e Blur. 

Confira o trailer do documentário Sem Dentes:


Rodrigo Cardoso