7 Super-heróis mais idolatrados dos anos 80 Jiraya, Changeman ou Jaspion? Em homenagem aos seriados mais assistidos pela molecada da época, selecionamos os melhores gplus
   

7 Super-heróis mais idolatrados dos anos 80

Jiraya, Changeman ou Jaspion? Em homenagem aos seriados mais assistidos pela molecada da época, selecionamos os melhores

Confira Também

A vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial acelerou bastante o ritmo de criação de super-heróis nacionais pelos Estados Unidos (a exemplo do Capitão América, Mulher Maravilha e Superman), o que preocupou muito o Japão. Afinal de contas, se eles poderiam cobrir seus heróis pelo manto da liberdade, a turma do eixo também! Não por acaso em 1958 aparece a Toei Company, uma empresa que viria a reinventar as séries live-action com muitos efeitos especiais, técnicas de pirotecnia, modelismo e até computação gráfica. Com o advento da televisão a cores nos anos 60, o sucesso das tokusatsu, (ou “filmes de efeitos especiais”)foi tão estrondoso que até o Brasil chegou a televisionar os melhores títulos. Veja a seguir quais eram as séries de super-heróis que marcaram a infância dos brasileiros dos anos 80:

7. Cybercops, os Policiais do Futuro
A história futurística que se passava em 1999 (a série começou a ser exibida no Japão nos anos 80) mostrava a rotina do esquadrão especial da polícia de Tóquio.  Júpiter, Marte, Saturno, Mercúrio e Lucifer formavam a equipe de Policiais Armados da Sessão Zero. Originalmente exibida pela Nippon TV, ela foi trazida ao Brasil pela extinta TV Manchete.

6. Comando Estela Flashman
Um dia cinco crianças foram raptadas e levadas até os confins do universo. E após 20 anos, Jin, Dan, Go, Sara e Lu se transformaram nos Flashman e voltam para a Terra para salvar o planeta do Monarca La Deus com a ajuda de seus aliados. Também exibida pela Manchete, a série de 50 episódios trazia também Mag, um robô parecido com o R2-D2 de Star Wars, encontrado pelos Flashman na nave Star Condor.

5. Esquadrão Relâmpago Changeman
Outra tokusatsu da franquia dos Super Sentais, os Changeman vieram depois do Bioman mas antecederam os Flashman – uma série exibida pela Manchete entre 1988 até 1994. Cada membro do esquadrão adquiriu os poderes de um animal lendário: Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix. Foi reprisada ainda pela Rede Record e Gazeta no começo dos anos 90.

4. Black Kamen Rider
Dois irmãos que nasceram durante um eclipse solar se transformam em homens-gafanhoto. A mutação concede superpoderes a ambos, que buscam vingar a morte de seus pais, assassinados por uma organização terrível que deseja dominar o mundo.  Mas enquanto Black Kamen Rider quer salvar o irmão e o planeta das pretensões malignas dos Gorgons, Shadow Moon se torna seu principal inimigo. 

3. Ninja Jiraiya
Criada pela Toei Company, a série (cuja tradução literal do japonês era “Guerra Mundial dos Ninjas Jiraiya”) revolucionou por apresentar um super-herói sem superpoderes, valorizando a tradição japonesa dos ninjas. Com sua Espada Olímpica, Jiraiya tem a missão de proteger o Tesouro Espacial de Dell-Star, que viajou pelas estrelas para roubá-lo.

2. Jiban
“Essa é a história das aventuras de um jovem e uma garota que partilham fraternidade e defesa da justiça pela humanidade”. O Policial de Aço era o correspondente ao norte-americano Robocop na franquia japonesa Metal Hero. Naoto Tamura sacrificou sua vida para derrotar um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie.

1. O Fantástico Jaspion
Estrelada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki, este clássico tokusatsu passava depois dos Changeman na Rede Manchete durante a década de 80. Depois de National Kid e Ultraman, Jaspion marcou uma nova febre pelas produções do gênero. Ao lado da androide Anri, Jaspion luta contra Satan Goss e seu filho, MacGaren.


Danilo Barba