App pra contratar prostitutas Programadora austríaca lança aplicativo que utiliza GPS pra localizar profissionais do sexo próximas a você gplus
   

App pra contratar prostitutas

Programadora austríaca lança aplicativo que utiliza GPS pra localizar profissionais do sexo próximas a você

Confira Também

Por Danilo Barba

Se um app lançado recentemente na Europa for bem sucedido, os smartphones podem muito bem ser tornar a principal plataforma para o comércio de serviços sexuais. Batizado de Peppr, o aplicativo desenvolvido em Berlim utiliza GPS para conectar potenciais clientes com prostitutas que estão pelas redondezas.
 
Embora a prostituição seja legal na Alemanha, a missão declarada do app é evitar que as prostitutas sejam obrigadas a disputar clientes nas calçadas da vida. O programa foi criado pela desenvolvedora austríaca Pia Poppenreiter, que teve a ideia depois de observar profissionais do sexo trabalhando nas ruas durante uma noite fria. "A história sempre soa 'coxinha', mas é verdade", disse ela à revista alemã Grunderszene

Ela conta que, ao ver as prostitutas trabalhando perto de uma estação de metro numa noite fria de outono em Berlim, pensou : '"Existe app pra tudo hoje em dia, por que não para evitar isso? Por que essas mulheres têm que ficar ali o dia inteiro com este tempo? 

Mais segurança e conforto
Para ajudar a ter certeza que as profissionais do sexo não se envolvem em nenhum tipo de trafico humano, o Peppr entrevista todos os anunciantes, na esperança de ajudar alguém que esteja trabalhando contra sua própria vontade. A companhia também garante que não trabalha com bordéis, apenas indivíduos e agências de acompanhantes. Tendo em vista que a legalização da prostituição já é algo comum e aberto para os alemães, o app parece uma forma bastante eficiente para prostitutas que preferem angariar clientes a partir do conforto de uma cadeira.

Exposição moderada
A privacidade relativa do aplicativo também pode ser bem-vinda - os usuários podem, por exemplo, enviar headshots identificáveis apenas depois de receber uma mensagem. Muitas mulheres e homens que trabalham na indústria do sexo estão ansiosos para encontrar formas de limitar a sua exposição apenas para clientes potenciais.

Segurança e adaptação
Ainda assim, existem algumas questões óbvias. As prostitutas que trabalham nas ruas têm a chance de "sentir" os clientes antes de topar sair sozinha com eles. Além disso, elas tendem a se aglomerar em grupos por outros motivos, não só pra agradar os caras. Ter alguém prestando atenção em que carro está entrando e com quem você está saindo sempre proporciona uma sensação de segurança, embora não haja qualquer garantia. 

Troque isso tudo pelo conforto de um aplicativo e as prostitutas passarão a se dirigir até um endereço estranho para se encontrar com alguém que elas tiveram pouca chance de avaliar. Tudo bem, isso é o que milhares de trabalhadores do sexo que anunciam na Internet já fazem diariamente; mas pode muito bem ser o motivo que leva algumas ainda preferem as ruas.