15 perguntas para fazer antes de casar Encontrar o 'amor da sua vida' não significa que você está completamente pronto para se casar gplus
   

15 perguntas para fazer antes de casar

Encontrar o 'amor da sua vida' não significa que você está completamente pronto para se casar

Confira Também

Encontrar a pessoa certa entre tantas outras é, sem dúvidas, uma dádiva. Por isso, quando duas pessoas resolvem se unir para passar o resto da vida juntos e dividir as boas (e más) experiências a comemoração costuma ser gigante.

Mas, apesar de o casamento ser um passo importante na vida de muitos marmanjos, é preciso considerar alguns obstáculos pelo caminho antes do “quer casar comigo?”. Primeiramente, é preciso ter em mente que nem tudo será um sonho. Aliás, esse é o momento perfeito para que você tenha os pés bem fixos no chão e encare as coisas como elas verdadeiramente são. Afinal, no que se refere a casamento, o que você não sabe pode acabar virando um desastre. 

“Se uma pessoa não lida com uma questão antes do casamento, terá de lidar quando estiver casada”, diz Robert Scuka, chefe executivo da National Institute of Relationship Enhancement, organização destinada ao aconselhamento de cônjuges.

Para evitar que possíveis problemas massacrem a relação, confira abaixo algumas perguntas que podem ajudá-lo a refletir sobre o casamento e poupá-lo de futuros atritos e constrangimentos com sua parceira.

1. POR QUE QUERO CASAR?
Sem dúvidas essa é a pergunta mais importante que você deve fazer a você mesmo. Qual é o real motivo que o levou a tomar esta decisão? Se você não conseguir encontrar uma boa resposta para essa pergunta, é melhor repensar sua atitude.

2. O CASAMENTO É UMA FORMA DE ESCAPE DE PROBLEMAS?
Vocês acabaram de sair de uma crise e decidiram se casar? Tome cuidado, pois se o namoro não está bom, não vai ser um casamento que vai salvar a relação.

3. COMO RESOLVEMOS NOSSAS BRIGAS HOJE (E COMO VAMOS RESOLVÊ-LAS QUANDO NOS CASARMOS?)
Se vocês têm o costume de conversar sobre os problemas que aparecem na vida em casal, isso pode ser um bom sinal de que ambos têm maturidade o suficiente para aguentar as responsabilidades que só um casamento exige. Agora, se vocês são daqueles casais que resolvem os problemas aos gritos ou desligando o telefone na cara um do outro, amigo, é melhor esquecer a ideia de se casar. 

4. SOMOS AMIGOS ACIMA DE TUDO?
Uma relação saudável não vai a lugar algum se vocês não forem amigos. Se sua parceira não é a primeira pessoa que você pensa em desabafar ou contar quando acontece alguma coisa legal na sua vida, tente trabalhar a intimidade antes de qualquer coisa. Casais que são apenas “amantes”, dificilmente tem uma vida fora da cama (captou?).

5. VAMOS FAZER UM TEST-DRIVE?
Você, definitivamente, só conhece a pessoa até ir morar junto dela. Problemas rotineiros, como desorganização e dívidas financeiras, podem levar um casamento por água abaixo em pouco tempo. Por isso, antes de tomar a decisão de se casar, procure fazer um teste e passar um tempo juntos.

6. QUEREMOS TER FILHOS?
Antes de casar, é importante que o casal discuta abertamente e honestamente se eles querem ter filhos ou não, e como vão lidar com esta decisão. Quantos filhos querem? Qual será o papel de cada um? Qual o espaço que o filho irá ocupar na balança financeira da casa? Todas essas questões precisam ser discutidas para manter a relação (e as contas) equilibrada daqui para frente. 

7. COM QUE FREQUÊNCIA BRIGAMOS?
Brigas são normais em qualquer relacionamento, mas se rola discussão pelo menos duas vezes por semana, já passou pela sua cabeça que essa situação pode piorar ainda mais quando casarem?

8. JÁ APROVEITAMOS BASTANTE A VIDA?
Casamento não é empecilho para nada, mas, já parou para pensar que você pode ter que abrir mão de alguns desejos particulares para satisfazer sua parceira? Se você sente que precisa fazer algumas (ou muitas) coisas antes de se casar essa pode ainda não ser a hora perfeita para fazer o pedido.

9. JÁ TERMINAMOS UMA OU MAIS VEZES?
A verdade dói, mas uma coisa é fato: quando as coisas estão boas, a tendência é melhorar – e o mesmo serve para as ruins. Se vocês já terminaram várias vezes, e o namoro já virou palhaçada, não case, sério. Só vai trazer mais problemas para a sua vida.

10. ESTAMOS PREPARADOS PARA LIDAR COM AS DÍVIDAS?
Antes de casar, é importante abrir a sua vida financeira para o outro, contando principalmente as dívidas. Se houver uma diferença grande entre os rendimentos mensais de cada um, isso também precisa entrar em pauta. Fazer um planejamento financeiro é a melhor forma de manter as contas em dias, fazer uma reserva de dinheiro e, claro, evitar discussões futuras e cobranças injustas.

11. GASTOS COM A CASA: COMO FICA?
É importante que os casais estejam na mesma sintonia quando o tema é gastos e investimentos financeiros. É preciso compartilhar metas e objetivos, como decidir em comprar uma casa ou fazer um investimento financeiro, adquirir um carro ou planejar uma viagem. Antes de tudo, estipule limites e regras, tendo um equilíbrio saudável nesta questão.

12. SEXO É TÃO IMPORTANTE?
Sexo é sim importante, mas não é tudo. Após o casamento, é bem provável que ele fique em segundo plano, já que ambos estarão cansados da rotina. Por isso, manter um diálogo aberto sobre a rotina sexual é o caminho para satisfazer a todos, sem gerar frustração ou desejos reprimidos. 

13. GOSTAMOS DAS NOSSAS FAMÍLIAS?
Não ter uma relação saudável com os pais da parceira (e vice-versa) pode ameaçar seriamente a saúde do relacionamento em longo prazo. Se este é o seu caso, tente estreitar os laços familiares antes de mais nada. Família é o bem mais precioso que temos, e por esta razão é tão importante manter uma relação boa com ela. 

14. ESTOU DISPOSTO A DIVIDIR MINHA VIDA COM ALGUÉM?
Casar pode ser a realização de um desejo, mas também pode significar que você tenha que abrir mão de outros. Planejar a vida a dois é bem diferente do que executá-la na prática, por isso, se você costuma sentir ciúme das suas coisas ou mesmo pretende viver mais algumas experiências sozinhos, é melhor nem pensar em casamento por hora.

15. COMO NOS VEJO DAQUI A 10 ANOS?
Ter e manter esta resposta na sua mente pode te ajudar a enxergar a saúde do seu relacionamento. Se você consegue visualizar sua vida a dois por um longo período, será muito mais fácil passar pelos conflitos e dificuldades. Caso você não tenha essa visão a longo prazo, é melhor repensar a união. 


Nathalia Marques