Macacão com airbag para motoqueiros Sistema utilizado no Moto GP ganha plataforma aberta e promete salvar milhões de motoqueiros em todo o mundo gplus
   

Macacão com airbag para motoqueiros

Sistema utilizado no Moto GP ganha plataforma aberta e promete salvar milhões de motoqueiros em todo o mundo

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Os novatos podem achar que nunca vai acontecer com eles, mas motoqueiros veteranos sabem bem que segurança é sempre um grande problema. Por melhor que você seja em duas rodas, um acidente é sempre inesperado – e, na moto, o para-brisa é você!

Portanto, além do conjunto clássico (capacete, jaqueta, calça e luvas), a Dainese, tradicional empresa de equipamentos de segurança para esportes radicais, propõe que você use um macacão especial. Após 10 anos de estudos e testes, a companhia italiana lançou o sistema D-air Armor no Grand Prix de 250 cc de Valência no piloto Marco Simoncelli em 2007. Hoje outros pilotos como Valentino Rossi, Pol Sapargaro, Etefan Bradl e Nick Hayden também adotaram a solução. E apesar de ter saído da pista para as ruas só em 2011, agora a empresa anunciou que vai disponibilizar a tecnologia D-Air para outras fabricantes em breve.  

Como funciona o airbag
O sistema D-air Racing funciona sem necessidade de qualquer tipo de conexão com a moto e intervém sempre que o piloto sofre uma queda: lateral-frontal, lateral-posterior, e, claro, a temida lateral alta. A solução não usa fios conectados à motocicleta, mas é controlado por acelerômetros e giroscópios dentro da corcunda aerodinâmica do piloto sob o macacão. Os sinais são controlados por um algoritmo de interpretação de dados que dispara a inflação do airbag. 

Mais rápido que um piscar de olhos
O sinal vai diretamente para o gerador de gás, que infla o airbag em 45 milisegundos (pra se ter uma ideia da rapidez, um piscar de olhos não passa dos 400 milissegundos). O D-air Street ainda consegue discernir entre uma pancada forte de um mero tropicão, ou seja, ele jamais dispara sem necessidade: em acidentes causados pela perda de tração, o algoritmo avalia o tempo de inflação mais adequado. Uma solução para ser usada na estrada, D-air Street é a versão de rua que compreende dois sistemas: um que pode ser instalado na moto, chamado de M-kit, e outro incorporado na jaqueta, chamado J-kit. A arquitetura permite rápida resposta a acidentes, e proteção eficaz durante toda a dinâmica de um acidente na pista.

Costas, Clavícula e Peito
O novo equipamento de proteção italiano oferece airbag certificado segundo o padrão europeu EM 1621-2. De acordo com a Dainese, o D-air Street limita a inclinação da cabeça em relação ao pescoço, e reduz o movimento do capacete durante a viagem. Ele se estende por toda a parte frontal do torso do motoqueiro, protegendo completamente o peito.  A empresa garante que o D-air Street reduz as forças de impacto em 72% em comparação aos protetores de coluna existentes no mercado.

Preço
Infelizmente o macacão ainda não está a venda nas lojas da Dainese aqui no Brasil. Para importar do mercado mais próximo, os Estados Unidos, você vai desembolsar cerca de 2.500 dólares sem contar as taxas e impostos (quase 7.800 mil reais!). Sim, pode parecer salgado em primeira instância. Mas com certeza é uma pechincha perto do que você pode gastar no hospital depois de um acidente. Além do mais, vale mais pagar em dinheiro do que com a própria vida.


Danilo Barba