10 dicas para proteger a pele do frio neste inverno O inverno brasileiro pode provocar sérios danos dermatológicos. Veja como proteger a sua pele do frio gplus
   

10 dicas para proteger a pele do frio neste inverno

O inverno brasileiro pode provocar sérios danos dermatológicos. Veja como proteger a sua pele do frio

Confira Também

Que os homens são completamente diferente de nós, mulheres, em si tratando de cuidados você já sabe, o que talvez você ainda não saiba é que a pele masculina é ainda mais distinta da feminina. Isso por que os homens têm pele mais oleosa e rica em colágeno, ou seja, naturalmente mais bem protegida contra os efeitos nocivos do tempo. No entanto, devido aos hormônios, ela também é muito instável às temperaturas, podendo ficar facilmente desidratada, queimada ou ressecada, principalmente no inverno.

Por esta razão, ao chegar os dias mais frios, além de manter a pele sempre limpa, é recomendável o uso frequente de hidratantes e produtos específicos, que previnem a pele contra rachaduras e irritações, e mantêm a pele hidratada por muito mais tempo. Por quê? Bem, no inverno, o nível de umidade do ar fica mais baixo e a poluição mais concentrada e, para piorar, também ingerimos menos água (e eliminamos em menos quantidade). O resultado, claro, você já deve ter sentido alguma vez: pele seca, lábios rachados e descamação da pele, sujeita ainda a alergias e infecções típicas do inverno. 

Para te ajudar a cuidar da sua pele desde já, selecionamos algumas dicas práticas e essenciais que os homens, principalmente, devem ter com a pele durante o inverno. Confira!

#1 – HIDRATAÇÃO. Este tempo faz com que processo de renovação celular fique mais lento, o que debilita a barreira protetora natural da pele, deixando ela mais ressecada e sensível do que o normal. Portanto, trate de comprar um bom creme (ou usar mesmo o da sua mãe ou namorada) e usá-lo diariamente – principalmente depois do banho.

#2 – NÃO FIQUE SE COZINHANDO NO BANHO. Quando esfria, muitos de nós passam mais tempo no chuveiro e deixam a temperatura da água mais quente. Isso pode afetar a proteção natural da pele, e causar ressecamento e irritações graves, além de deixar o caminho livre para micoses e outros problemas de pele típicos do inverno.

#3 – MUCOSAS. Por estarem mais expostas, sofrem em dobro. Assim como o rosto, devemos hidratar essas áreas, como os lábios e os olhos, com a ajuda de produtos específicos, que não causam irritação ou até queimaduras na pele.

#4 – BEBA BASTANTE ÁGUA. No frio transpiramos menos e a saída para eliminar de forma natural as impurezas do corpo fica por conta apenas da urina. Por isso, trate-se de hidratar e beber o mínimo de dois litros de água por dia. Se você não for fã de ficar tomando água (acontece até nas melhores famílias, meu amigo), consuma alimentos que possuem, como frutas e verduras.

#5 – PROTETOR SOLAR SEMPRE. Não é porque o sol não está estalando na sua cabeça que ele não está lá. O protetor solar também é importante no frio, afinal, ainda há a emissão de raios ultravioletas, mesmo que em menor intensidade.

#6 – PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS. O frio é uma boa época para dar início a alguns tratamentos dermatológicos que requerem a não exposição ao sol, como peelings, tratamentos contra a acne, depilações a laser e até tatuagens.

#7 – SE ALIMENTE DIREITO. Sua alimentação também influência no tratamento da pele durante o inverno. Por isso, procure dar mais atenção aos vegetais e frutas e não abusar tanto dos açúcares e gorduras saturadas – o que é bem comum.

#8 – USE MENOS SABONETE. Evite se ensaboar demais para não retirar a camada hidrolipídica que reveste a pele e bloqueia agressores externos como germes, poluição e bactérias. No inverno, opte por sabonetes neutros ou vegetais, com menos substâncias detergentes (ou seja, que fazem menos espuma). Melhor ainda se tiverem ingredientes hidratantes. 

#9 – XÔ OLEOSIDADE. Se você tem uma pele muito oleosa, faça uso de hidratantes oil-free e aplique nas áreas onde há maior oleosidade, como rosto e as costas, para evitar o aparecimento de acnes nessa época.

#10 – CUIDE TAMBÉM DO SEU CABELO. Água muito quente prejudica a saúde capilar, tanto de cabelo seco quanto de oleoso, provocando o ressecamento do couro cabeludo. Além disso, o banho quente faz as glândulas sebáceas trabalharem ainda mais, piorando a oleosidade, e provocando a ocorrência de dermatite seborreica, a famosa caspa. 


Nathalia Marques