Curiosidades sobre a Dinamarca, o país mais feliz do mundo Confira quais são os 20 países mais felizes e algumas curiosidades sobre o primeiro colocado, a Dinamarca gplus
   

Curiosidades sobre a Dinamarca, o país mais feliz do mundo

Confira quais são os 20 países mais felizes e algumas curiosidades sobre o primeiro colocado, a Dinamarca

Confira Também

Foi publicada, em 20 de março, uma lista dos países mais felizes do mundo, e a Dinamarca ficou em primeiro lugar.

As informações são do Relatório Mundial Sobre Felicidade de 2016, organizado pela Rede para Desenvolvimento de Soluções (SDSN, na sigla em inglês), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

O trabalho foi feito em 156 países, a partir de ligações telefônicas e entrevistas presenciais, e buscou captar o estado emocional das pessoas, a autovaliação sobre suas vidas e a sensação de que ela tem um propósito.

De acordo com o relatório, os principais pontos que demonstraram os graus de felicidade dos países são PIB per capita, expectativa de anos de vida com saúde, assistência social (medida pela presença de alguém com quem se possa contar quando se está tendo problemas), percepção de baixos níveis de corrupção no governo e nos negócios, sentimento de liberdade sobre decisões sobre a própria vida e generosidade (medida através de doações recentes). 

O segundo lugar na lista dos países mais felizes ficou para a Suíça, seguida da Islândia e da Noruega. O Brasil aparece em 17º lugar, depois de países como Porto Rico e Costa Rica.

14 curiosidades sobre a Dinamarca:

1. O país tem 5,6 milhões de habitantes e a capital é Copenhague.
2. A Dinamarca é composta por uma grande península, a Jutlândia, e muitas ilhas.
3. O país é membro da União Européia desde 1973, mas não aderiu ao euro.
4. Segundo o coeficiente Gini – indicador que mede a desigualdade de renda nos países -, a Dinamarca possui o mais alto nível de igualdade de riqueza do mundo.  
5. O Índice Global da Paz de 2015 classificou a Dinamarca como o segundo país mais pacífico do mundo, depois da Islândia.
6. Além disso, foi classificado como o menos corrupto em 2016.
7. 82% dos habitantes são membros da Igreja Estatal Luterana.
8. Mais de 20% da eletricidade da Dinamarca é proveniente da energia eólica. A porcentagem é maior do que em qualquer outro país, além de ser o quinto na produção total de energia eólica.
9. Os esportes mais populares na Dinamarca são o hóquei no gelo e o futebol. 
10. cachorro quente típico dinamarquês é feito com salsicha, picles, cebola frita, cebola normal e algum desses molhos: ketchup, remoulade ou fransk dressing.
11. No verão, o sol nasce por volta das 3 da manhã e se põe por volta das 11 da noite.
12. Os dinamarqueses não têm o costume de cumprimentar com beijos e abraços, mas somente com apertos de mão.
13. Eles não toleram atrasos e planejam tudo com antecedência, diferentemente do estilo brasileiro "Deixa a vida me levar, vida leva eu!"
14. As mulheres dinamarquesas dificilmente fazem topless na praia. Quando o fazem, estão em grupo ou com algum homem por perto. Além disso, elas não toleram que homens fiquem secando-as por muito tempo (fazendo topless ou não), e não costumam ficar quietas nessas situações. Portanto, se você for para lá um dia, segure o impulso de ficar olhando as meninas como frango no espeto para não acabar se metendo em problemas.


Marcela Corrêa