Como cuidar da pele masculina oleosa Com limpeza, hidratação e os produtos certos é possível controlar a oleosidade e o brilho do rosto gplus
   

Como cuidar da pele masculina oleosa

Com limpeza, hidratação e os produtos certos é possível controlar a oleosidade e o brilho do rosto

Confira Também

Problema comum na vida de muitos homens, sortudos são aqueles que não sofrem com a oleosidade excessiva do rosto. Entre os fatores predominantes para a oleosidade da pele masculina está a testosterona, hormônio responsável por estimular a virilidade masculina e também as glândulas sebáceas, que produzem sebo. A produção do sebo em excesso pode ser a causa da maioria dos problemas da pele do homem (quando os poros ficam obstruídos), resultando em oleosidade e brilho excessivos e, em alguns casos, no desenvolvimento de doenças inflamatórias crônicas da pele. Felizmente, é possível minimizar os problemas com a pele oleosa através de pequenas atitudes e fazendo uso de produtos específicos e recomendados diariamente. 

Os dermocosméticos, já disponíveis no mercado, ajudam e muito na manutenção da pele. Aliás, é muito simples usá-los: após o banho ou higienização da pele, aplique o creme na zona T (testa e nariz). Geralmente em forma de gel, eles têm a função de hidratar a pele, mas também têm na sua composição polissacarídeos estruturais, responsáveis por formar uma película superficial impedindo (ou diminuindo) a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Mas não são só os dermocosméticos que vão salvar a sua pele. Tomar atitudes consideradas “saudáveis” também pode ajudá-la a respirar. 

Como sabemos que, assim como qualquer homem, você não é fã de rituais complicados, selecionamos algumas dicas importantes para você adotar no dia a dia para cuidar da pele masculina oleosa e se livrar do sebo que tanto o incomoda. Confira!

LIMPEZA CORRETA DO ROSTO
Tem homem que lava o rosto várias vezes ao dia e a oleosidade só piora. Mas poucos sabem que é aí que mora o problema: o excesso de limpeza provoca um efeito rebote por causa do ressecamento provocado pelo sabonete. Então as glândulas sebáceas produzem ainda mais óleo para reidratar a pele e, assim, compensar a secura causada pela “lavação no rosto”. E lavar o rosto só com água dá na mesma. O ideal é lavar só duas vezes por dia usando sabonete facial – de preferência específico para pele oleosa.

FAÇA USO DO ESFOLIANTE
Fazer uma esfoliação semanal é mais do que recomendado para quem tem pele oleosa. E antes de pensar que isso “não é coisa de homem”, os produtos esfoliantes têm partículas minúsculas que limpam a pele a fundo e retiram a sujeira e a oleosidade, além de células mortas da camada superficial. Você só tem a ganhar pois a pele fica lisa e macia.

HIDRATAR É PRECISO
Uma bola fora comum é não passar hidratante depois de lavar o rosto. A hidratação é especialmente importante para quem tem pele oleosa, pois não deixa as glândulas sebáceas trabalharem mais para compensar o ressecamento. Para a pele masculina, as escolhas certas são os hidratantes em loção ou gel, pois são menos gordurosos do que os cremes femininos, por exemplo.

NÃO DEIXE DE USAR FILTRO SOLAR
Um homem inteligente sabe que deve aplicar filtro solar no rosto todo dia para se proteger de manchas, rugas, envelhecimento precoce e câncer de pele. Mas há quem dê mancada e não presta a atenção devida ao produto. O resultado quase sempre é cara melada ou, pior, manchada. Você deve optar por protetor solar com textura seca, em forma de creme leve ou loção “oil free”. Os filtros faciais mais modernos, além de bloquear a radiação solar, contêm substâncias que ajudam a diminuir consideravelmente a oleosidade da pele.

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Não adianta seguir todos os passos acima se você não policia a sua alimentação. Toda a comida que você ingere influencia diretamente no aspecto da sua pele. Por isso, ter uma dieta balanceada, consumir frutas e vegetais, evitar o consumo de alimentos gordurosos e beber bastante água contribui para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a saúde da sua pele.


Nathalia Marques