16 habilidades úteis que todo homem deveria aprender Sabe trocar pneu? Dar nó de gravata? E passar camisa? Veja algumas habilidades úteis que todo homem deveria aprender gplus
   

16 habilidades úteis que todo homem deveria aprender

Sabe trocar pneu? Dar nó de gravata? E passar camisa? Veja algumas habilidades úteis que todo homem deveria aprender

Confira Também

Algumas (muitas) tarefas parecem estar associadas ao mundo masculino: são "habilidades de macho" que, desde crianças, os meninos são estimulados pela família a desenvolver. Entretanto, nas últimas duas gerações, muitos homens tem “desaprendido” uma série de coisas, principalmente coisas importantes como trocar o pneu de um carro ou passar uma camisa.

Mas, como diria uma famosa frase do mundo do pôquer, “Você leva um minuto para aprender, a vida inteira para dominar.” Isto é, você tem a vida toda ainda para aprender e “manjar” uma série de coisas necessárias para facilitar a sua vida – mas nem por isso você precisa procrastinar até os 40 anos para aprendê-las, ok?

Então, para facilitar essa sua vida de macho desde já, criamos uma lista com habilidades úteis que todo homem deveria ter. É claro que você não vai adquiri-las do dia para a noite, mas quem disse a vida é fácil, né? Confira, abaixo, a lista e veja se você é um homem de verdade ou ainda tem coisas a aprender:

#1 – TROCAR PNEU DE CARRO
 Essa é uma das coisas que deveria ser obrigatório no repertório masculino. Além das mulheres acharem um charme um cara as salvar em uma situação complicada com o carro, faz bem para você mesmo. Mas lembre-se, um bom trocador de pneus sabe onde colocar o macaco, que é melhor desparafusar antes de tirar a roda do chão e sabe ainda que o cara que inventou o estepe embutido fora do porta-malas não tinha mãe. 

#2 – USAR UMA FURADEIRA
Se você não sabe usar furadeira, aprenda, pois você pode destruir toda uma parede para pendurar alguma coisa. A escolha das brocas, como amenizar o barulho, o tamanho das buchas... tudo isso é importante saber caso precise um dia.

#3 – FAZER PEQUENAS MANUTENÇÕES DOMÉSTICAS
Nada de pedir para o tio ou porteiro para trocar uma lâmpada, pendurar um quadro caído ou trocar a resistência do chuveiro. Além de constrangedor, você pode não ter sempre alguém por perto para te ajudar.

#4 – MANJAR AO MENOS UMA RECEITA
Você não precisa ter o dom de chef francês, mas também não precisa fazer miojo com requeijão, né? Para impressionar uma gata, ou mesmo a própria família, é importe que todo homem domine alguma boa receita.

#5 – DAR NÓ DE GRAVATA
Seja um nó simples ou duplo, ou cruzado ou francês , todo cara precisa aprender a “manejar” o próprio nó da gravata. Quando realizado com perfeição, atrai a atenção de todos à sua volta. Nos homens gera dúvidas sobre a autoria do nó, das mulheres grandes elogios (e fetiches) e dos mais críticos da moda um elogio sobre o seu bom gosto, postura e boa apresentação.

#6 – PASSAR UMA CAMISA
Isso é imprescindível. Você não terá sempre sua mãe, mulher ou lavanderia por perto para te livrar de uma camisa amarrotada na hora do aperto, especialmente se viaja muito a trabalho ou mora sozinho. Se você tiver algum preconceito, imagine a tábua de passar como uma bancada de trabalho. Aí, comece pelo colarinho, depois os ombros, mangas (punhos primeiro), costas e frente, contornando os botões. 

#7 – ENGRAXAR SAPATOS
Manter um bom sapato exige escovadas certeiras, pouca graxa, um pouquinho de água para o brilho e uma flanela limpa para lustrar. E lembre-se de ter uma escova para sapatos marrons e outra para pretos, porque, do contrário, o resultado pode ser catastrófico. 

#8 – FAZER BALIZA
Quem sabe fazer baliza entra em qualquer buraco. Estacionar sem pegar o meio-fio ou encostar nos carros da frente e de trás mostram sua segurança e domínio sobre o carro. E nas vagas de shopping centers ou mesmo locais evite parar torto ou pegar colunas. O resultado pode ser o pior.

#9 – TROCAR UMA FRALDA
Essa é válida para os casados, divorciados e aqueles solteiros que não querem perder a chance de impressionar a namorada que tem filhos. É fácil, indolor e um pouco nojento mesmo. Mas seja macho o bastante para não fazer careta quando vir o resultado da papinha de nenê na fralda. 

#10 – SABER QUANDO FICAR QUIETO
Você não deveria sair por aí falando sobre tudo que não lhe parece certo ou bem feito. Tem vezes que ficar quieto é a melhor opção. Isso é particularmente verdadeiro quando se está com raiva, chateado ou agitado. Expressar-se nessas condições pode gerar arrependimento depois, principalmente desculpas a quem ama.

#11 – PRATICAR ALGUM ESPORTE
Você não precisa ser o campeão do clube de xadrez, tênis ou basquete, mas para o bem da sua saúde e estrutura física, é muito importante saber praticar algum esporte, seja lá qual for. Faz bem para o corpo e a cabeça, além de ser uma ótima ferramenta de socialização.

#12 – SABER FALAR EM PÚBLICO
Apresentar-se na frente de outras pessoas pode ser algo extremamente desafiador, só que não dá para fugir disso em vários momentos da vida, seja na faculdade, empresa ou mesmo no almoço de família. Uma saída é praticar, talvez primeiro na frente de grupos pequenos e formados por amigos e conhecidos. A confiança virá aos poucos.

#13 – SABER INVESTIR DINHEIRO
Se você não confere seu extrato bancário há meses e não confere nunca o valor pago nos cartões de crédito e débito, está na hora de crescer. Não é bom para você e nem sua família se você não sabe o que faz com o próprio dinheiro. Aprenda a controlar e, melhor, investir. Hoje há inúmeras opções de investimentos que rendem muito mais que poupança e aposentadoria privada.

#14 – BEBER COMO GENTE GRANDE
Você não quer se conhecido como o cara que sempre estraga o rolê, né? Conheça seus limites, para não exagerar na dose e passar vexame. E também lembrar que há momentos em que o melhor é deixar o copo de lado – tipo quando está de carro.

#15 – TER ESTILO
Você não precisar seguir tendências ou padrões de moda como um aficionado pelo SPFW. No entanto, é sempre bom ter um estilo próprio. Nada de chegar de manhã no guarda-roupa e pegar qualquer peça aleatória para se vestir, afinal, o que você veste fala muito sobre você. 

#16 – DISCUTIR SEM BRIGAR
Se tem uma coisa que as pessoas precisam aprender hoje é a ser mais tolerante com os outros. Para uma sociedade mais justa e igualitária, respeite a opinião das outras pessoas, especialmente quando o assunto é política ou um assunto muito polêmico, como aborto, por exemplo. Seja maduro e aceite o fato de que nem todo mundo pensa igual a você – e que você nem sempre está certo. 


Nathalia Marques