Treinar em casa: saiba quais são as melhores dicas, exercícios e aparelhos Treinar em casa tem sido a escolha de muitas pessoas. Veja como fazer isso de maneira segura e saudável gplus
   

Treinar em casa: saiba quais são as melhores dicas, exercícios e aparelhos

Treinar em casa tem sido a escolha de muitas pessoas. Veja como fazer isso de maneira segura e saudável

Confira Também

Com essa vida corrida que todos nós temos, é muito difícil arranjar tempo para se exercitar um pouco, seja no parque ou mesmo em uma academia. A saída, muitas vezes, é tentar se virar em casa mesmo, através de equipamentos e treinos completos e eficientes para alcançar seus objetivos. 

Sendo possível contar com grande parte dos equipamentos encontrados em uma academia convencional, este tipo de iniciativa costuma facilitar a vida dos atletas, oferecendo vantagens como: poder malhar a hora que quiser, não ter que esperar para usar determinado aparelho e, principalmente, desfrutar de privacidade durante o treino.

Entretanto, tomar tal decisão não é caso de apenas ir a uma loja e comprar máquinas e pesos. Você precisa ter em mente que antes de trocar a academia pela sua própria casa, é preciso obter mais conhecimento sobre seu ritmo psicológico e seu corpo. Em uma academia, por exemplo, o instrutor pode ajudá-lo quando você estiver fazendo algo errado ou mesmo quando não souber o que fazer. Em casa, as dicas são fazer uso intensivo da internet (sobretudo vídeos) e também de livros renomados que ensinem a correta execução dos exercícios. Além, é claro, do acompanhamento de um profissional para que você esteja bem ciente do que está fazendo.

Se você é do tipo dos “sem tempo”, mas que não quer abrir mão dos exercícios – e acha que treinar em casa é uma boa saída para se livrar do sedentarismo-, continue lendo esta matéria, pois vamos explicar como malhar em casa de forma segura e saudável, dando ainda algumas dicas e opiniões sobre exercícios e aparelhos recomendados para quem quer malhar em casa da melhor maneira possível.

DICAS PARA TREINAR EM CASA

#1 – CONTRATE UM PERSONAL TRAINER. Se você nunca malhou, talvez começar já malhando em casa não seja uma boa ideia. Por isso, considere passar um tempinho academia para saber como a coisa funciona ou contratar um personal trainer na sua casa. Isso lhe trará mais segurança sobre como fazer cada exercício corretamente e te deixará “esperto” quando decidir praticar em casa.

#2 – FAÇA UM CHECK-UP. Não importa sua idade ou o tipo de alimentação, é obrigatório que antes de começar a fazer qualquer exercício físico ir a um cardiologista, nutricionista ou médico do esporte para saber se está tudo em ordem com o seu corpo.

#3 – AQUECIMENTO E ALONGAMENTO. Não comece o dia correndo para a esteira. Antes de dar início a qualquer exercício é sempre recomendável se alongar corretamente. Isso evita dores e torções durante os treinos.

#4 – SOBRECARGA PROGRESSIVA. Aos poucos, vá aumentando a carga ou a velocidade a cada treino. Um pouquinho de cada vez, lembrando-se de que a consistência é mais importante do que a velocidade e o peso do exercício proposto.

#5 – ROUPAS LEVES. Uma das vantagens de montar o próprio espaço para treinar em casa é que não há a necessidade de usar roupas caras ou específicas. Use apenas roupas leves e que não reduzam a sua mobilidade para treinar.

APARELHOS PARA TREINAR EM CASA

Há quem pense que para malhar em casa é necessário comprar máquinas sofisticadas e que tomam muito espaço, assim como é em uma academia. Todo praticante de musculação experiente, no entanto, sabe que os melhores exercícios que existem são feitos com pesos livres e não com máquinas. E isso já é um grande adianto para quem está começando e quer malhar em casa. 

Com pesos livres ou usando o peso do próprio corpo, os músculos são atingidos de forma composta, contribuindo para sua evolução e, assim, para alcançar seus objetivos. 

Portanto, para praticar exercícios de força em sua casa você pode precisar apenas de:

• 2 Halteres estilo barras com roscas e porcas 
• Anilhas 
• Banco inclinável 

Com esses três aparelhos para malhar em casa, você pode fazer um grande número de exercícios de força. Se ainda quiser mais, você pode comprar também barras de peso, swissballs e caneleiras com peso. Isso aumenta seu “leque” de exercícios e pode agilizar seu desenvolvimento. 

Agora, se o seu objetivo é emagrecer ou melhorar o condicionamento cardiovascular, os aparelhos a serem comprados são aqueles que trabalham com exercícios aeróbicos, como esteira, bicicleta ergométrica ou spinning, e até famoso transport.

EXERCÍCIOS

• Exercícios de força: em casa, com os aparelhos que recomendamos acima, você pode treinar levantamento de pesos ou trabalhar o peso do próprio corpo (os famosos anaeróbicos).
• Exercícios de resistência: são os que chamamos de exercícios aeróbicos, como corrida, natação, cama elástica ou ciclismo. 
• Exercícios de flexibilidade: basicamente são alongamentos e yoga

Para saber como malhar em casa, você precisa fazer um balanceamento entre esses três tipos de exercícios, de forma a equilibrar o seu corpo. Você pode, por exemplo, alternar os dias entre exercícios de força e de resistência durante a semana, e deixar o final de semana apenas para exercícios de flexibilidade.

ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA

Como você está em casa, com tudo a sua disposição, a tendência pode se tornar em “daqui a pouco eu treino”. AMIGO, NÃO FAÇA ISSO! Estabeleça horários e uma cartilha de treino, assim como se você fosse malhar numa academia.

Ficar adiando seus exercícios só porque está em casa é cilada e vão fazer desses equipamentos verdadeiros cabides de roupas, os quais parecerão dinheiro jogado fora. Se você não tem esse tipo de controle sobre si para organização e foco, a dica é dar preferência por malhar um uma academia mesmo. 


Nathalia Marques