Smart Forstars Montadora prepara utilitário esportivo cupê para duas pessoas movido a eletricidade gplus
   

Smart Forstars

Montadora prepara utilitário esportivo cupê para duas pessoas movido a eletricidade

Confira Também

A Smart, marca controlada pelo grupo Mercedes-Benz, apresentou seu novo compacto. Chamado de Forstars, o carro se enquadra na categoria SUC (Sport Utility Coupé ou cupê utilitário esportivo). O projeto segue o padrão da marca, com espaço apenas para dois ocupantes, porém, diferente do seu “irmão menor”, o Fortwo, o carro vem com propulsor elétrico e é mais espaçoso, tem as medidas de 3.550mm de comprimento, 7.710m de largura e 1.505 de altura, capaz de levar bastante bagagem.

Segundo Annette Winkler, chefe da Smart, “o Forstars é o carro elétrico produzido em série mais barato da Europa. Ele não é somente rápido e de boas dimensões, mas também tem outros diferenciais, como o ar-condicionado que pode ser acionado e regulado por smartfone antes do carro ser aberto. As baterias do veículo também podem ser carregadas em tomadas de corrente doméstica”.

Segundo informações da montadora, o design desse modelo já revela as futuras gerações da marca, que seguem a nova tendência mundial de deixar o carro “mais amigável”, com a grade dianteira em formato de sorriso. As lanternas abusam do uso de leds, tanto atrás quanto na frente, sendo que, na dianteira, as lanternas contam com “sobrancelhas” e, do lado direito, na própria lanterna, se esconde a tomada para carregar as baterias. Mas o detalhe do design que mais chama a atenção é o teto, em vidro convexo, tanto sobre os ocupantes, quanto sobre o compartimento de bagagens.

Por dentro, o carro foi desenhado para que haja ventilação aerodinâmica. Os controles são todos voltados para o motorista e o volante tem uma abertura na parte superior. No lugar de retrovisor, o Forstars traz um iPhone num suporte na parte superior do para-brisa, que trabalha em conjunto com uma câmera de vídeo integrada. Além dessa função, o aparelho também é o responsável por controlar o sistema de som do carro, por bluetooth. À direita está o porta-luvas deslizante, como uma gaveta.

O motor elétrico desse foi desenvolvido na parceria com a BRABUS e gera 60 kW, cerca de 80 cavalos, que atinge 130 Km/h de velocidade final. A bateria de íons de lítio tem capacidade de 17,6 kWh. Por se tratar de um veículo conceito, não há ainda estimativa de valores.