Moto de pau Carpintaria lusitana recria o design original da consagrada Vespa 100% em madeira, desde o chassi ao acabamento gplus
   

Moto de pau

Carpintaria lusitana recria o design original da consagrada Vespa 100% em madeira, desde o chassi ao acabamento

Confira Também

Carpintaria Carlos Alberto, de Figueiras, em Portugal, leu uma reportagem sobre uma outra carpintaria que estava desenvolvendo bicicletas de madeira. Como já trabalhava com madeira, se pôs a tentar fazer bicicletas também. “Com o passar do tempo, me associei ao Moto Clube de Paços de Ferreira, foi quando me deu a ideia – por que não fazer uma moto em madeira?”, contou Alves. “Um dia comentei a dois amigos sobre meu projeto e eles me disseram que eu estava louco, depois contei no Moto Clube sobre as motos de madeira e eles começaram a rir da minha cara, porém outros dois amigos vieram conversar comigo e aceitaram o desafio”.

Em fevereiro de 2001 foi dado o start concluído apenas em junho do mesmo ano. “Foi nesse momento que as risadas e gozações se transformaram em elogios. Porém, ainda haviam as piadinhas de ‘La vem os homens da moto de pau’”, falou Alves. Esse primeiro projeto foi uma moto Chouper com motorização Yamaha, que, posteriormente, a própria Yamaha tentou comprar da Carpintaria Carlos Alberto.

Meses depois, um amigo de Carlos Alberto, presidente de um moto clube, disse que seu próximo projeto teria que ser uma Vespa. Por possuir uma engenharia diferenciada, somente em 2004 a estrutura para a fabricação das Vespas Daniela estaria pronta. O modelo de base foi o Piaggio VN1, de 1951. Em 12 de julho de 2008, Daniela estava pronta, feita em madeiras nobres como pau-rosa, jatobá, sucupira, pau-cetim e outros.

A construção das motos é feita 100% em madeira, desde o chassi ao acabamento, metais são utilizados apenas na motorização, no caso da Vespa, é o mesmo motor utilizado nas originais Piaggio. A madeira utilizada na construção das motos passa por um tratamento para que o proprietário não tenha que fazer revisões na carpintaria e também para que não haja cuidados diferentes dos que devem ser mantidos em motos convencionais.

As motos de madeira tem um ano de garantia e são compradas basicamente por colecionadores e museus, como o de Hamburgo, na Alemanha, que encomendou uma Vespa Daniela para seu acervo. Porém, qualquer um pode encomendar. A moto Chouper leva cerca de 4 meses para ficar pronta, já a scooter, 10 meses. Os valores variam entre 25 a 30 mil euros.