Mitos e verdades dos carros Descubra se esses fatos sobre seu carro são realmente verdade ou não passam de um mito gplus
   

Mitos e verdades dos carros

Descubra se esses fatos sobre seu carro são realmente verdade ou não passam de um mito

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Motor flex vicia?
Na teoria não deveria ser verdade, mas infelizmente é. O motor possui um sensor chamado Lambda, responsável por identificar qual o combustível em maior quantidade no tanque. Ele foi projetado para sempre conseguir distinguir se tem mais álcool da gasolina, mesmo que você passe um ano abastecendo apenas com um deles.

Porém, como foi dito, na teoria isso deveria acontecer, mas na prática a história é um pouco diferente. Por conta dos combustíveis adulterados, algumas partes do motor, como bicos injetores, velas, boias e outras são danificadas. Com isso, o funcionamento do sensor é prejudicado, podendo acarretar no que chamamos de “motor flex viciado” - a combustão passa a ser possível apenas com um dos combustíveis.

Para resolver esse problema, é recomendado sempre trocar o combustível a cada 4 ou 5 abastecidas. O álcool limpa os resíduos deixados pela gasolina e vice-versa, evitando (ou retardando muito) os danos causados no motor.

Veredito: Verdade

Ar-condicionado é mais econômico do que a janela aberta?
Nas estradas (a não ser que esteja trânsito) é mais econômico ligar o ar-condicionado do que andar com as janelas abertas. Os carros são projetados para ter uma aerodinâmica que permita “cortar o ar”, quando abrimos a janela, essa aerodinâmica é prejudicada. Além disso, o vento que entra bate no vidro de trás, aumentando a resistência. Um sedã, por exemplo, se estiver a 100 km/h, tende a consumir 20% a mais quando está com os vidros abertos. 

Um teste legal (caso seu carro possua a função de consumo instantâneo) é ligar o ar-condicionado e depois – com a mesma velocidade – abrir a janela e conferir no painel qual delas foi mais econômica.

Veredito: Depende da velocidade. Se a velocidade for alta opte pelo ar, se for baixa, abra as janelas.

Carro automático consome mais
O câmbio automático é mais complexo do que o manual. A maior diferença é a não existência da embreagem. O câmbio troca a marcha sozinho. A energia que o motorista economiza por não precisar trocar as marchas, quem faz é o carro. Por isso é normal o motor de um carro automático girar em rotação mais alta, gastando em média 15% a mais se comparado ao manual.

Veredito: Verdade

Atravessar lombada na diagonal é melhor
É muito normal, quando estamos na rua, vermos alguém passando pela lombada na diagonal. Isso para evitar que o quebra-molas raspe na parte inferior do veículo.

Segundo o código de trânsito, a lombada deve ter no máximo 10 cm, altura insuficiente para pegar no carro. Portanto, se a lombada estiver de acordo com a lei, não vale a pena passar na diagonal. Muito pelo contrário, isso vai forçar os amortecedores e a carroceria de maneira desnecessária. Portanto passe devagar e reto.

Veredito: Mito

Passar pelo alagamento em baixa velocidade
Primeiramente é bom ressaltar que não é recomendado passar com seu carro em locais com muita água. Isso pode ser muito prejudicial ao automóvel. Mas, digamos que não tem outra opção, e você precisa atravessar. O primeiro passo é observar os outros veículos que estão atravessando para saber qual região está mais rasa. Uma dica: o ideal é que a água não passe da metade da roda do carro.

Agora que você já está no alagamento, vá com calma. O filtro de ar tende a sugar a água, e isso pode gerar um problema muito grande. Se você acelerar muito, o filtro irá trabalhar mais e, consequentemente, puxar mais água. Por outro lado, se você tirar o pé do acelerador, a água pode entrar pelo escapamento. Ou seja, ande devagar e sempre.

Veredito: Verdade

Pisar no acelerador antes de desligar faz bem para o motor
Muitos acreditam que ao dar uma acelerada antes de desligar o carro, um combustível extra chegará ao motor, e assim, na próxima vez que o carro for ligado, essa última acelerada irá garantir um esforço menor para a ignição.

Para os motores atuais, não só não há a necessidade de fazer isso, como é prejudicial. O consumo de combustível aumenta e, além disso, retira óleo da parede do cilindro, ou seja, quando você voltar a ligar o carro, o motor não estará devidamente lubrificado.  

Veredito: Mito


Arthur Gabor