Invenções ultramodernas para os carros do futuro Para garantir mais conforto e segurança, os veículos estão ficando cada vez mais tecnológicos gplus
   

Invenções ultramodernas para os carros do futuro

Para garantir mais conforto e segurança, os veículos estão ficando cada vez mais tecnológicos

Confira Também

É verdade que o nosso sonho é conseguir se teletransportar, mas enquanto isso não é possível, vamos melhorando os meios de transporte. Um dos mais utilizados é o carro, e consequentemente um dos que mais sofre alterações. Algumas novidades estão em desenvolvimento, outras já equipam alguns carros espalhados pelo mundo.

Se considerarmos que ar-condicionado e direção hidráulica já foram itens de luxo, não custa nada sonhar que tecnologias futurísticas como as que veremos a seguir irão aparecer em nossos carros em breve. Confira as mais interessantes:

#Estacionar utilizando o celular 
Usando o seu celular, já é possível estacionar seu carro. Na tela de seu smartphone aparecem os pedais – para acelerar e frear, e o volante. Assim você controla todos os movimentos do seu veículo como se estivesse do lado de dentro.

A vantagem é para locais muito apertados (quando é difícil sair, pois a porta fica muito próxima à parede), para pessoas com mobilidade reduzida e também melhora a visibilidade e você não vai mais raspar o bico do carro na hora de estacionar. 

#10 marchas
Quanto mais marchas tiver um carro, mais econômico ele será. As caixas de câmbio mais modernas possuem 9 marchas, portanto não deve demorar muito para chegar à 10ª.

Quanto mais alta é a marcha, menor a quantidade necessária de giros no motor para manter o carro em movimento, consequentemente menor o consumo de combustível. Com 10 marchas, prepare-se para fazer tranquilamente 15 km/l (na estrada) mesmo nos carros mais pesados e beberões.

#Estradas que carregam carro elétrico
Os carros elétricos prometem dominar as ruas do mundo todo. Eles dispensam o uso de combustível (no caso dos carros unicamente elétricos) e poluem menos o meio ambiente. Porém, a autonomia é baixa, ainda não é possível realizar viagens longas com eles. 

Para solucionar esse problema, alguns engenheiros estão buscando uma maneira de carregar as baterias automotivas sem a necessidade de utilizar cabos. E a novidade não para por aí, já existem projetos de faixas exclusivas para os carros elétricos em estradas. Nelas, os automóveis seriam recarregados enquanto se movimentam.  

#Ver através dos veículos
Recentemente a Samsung promoveu uma propaganda de televisão utilizando essa tecnologia em um caminhão. Consiste em uma câmera situada na parte da frente de veículos maiores. Ela envia a imagem ao vivo para uma tela na parte de trás. As ultrapassagens em estadas ficariam muito mais seguras. 

Já tem protótipos. A previsão para chegada ao mercado é para 2020.

#Freio de emergência
O carro emite um apito para avisar o motorista que há risco de colisão. Caso o condutor não reaja, ele freia por si só. Já tem versões disponíveis para velocidade máxima de 60 km/h e em desenvolvimento para 200 km/h (carros esportivos).

#Faróis inteligentes
Quem dirige em estrada sabe quanto o farol de um carro do outro lado atrapalha. Muitos acidentes são causados pela cegueira momentânea quando a forte luz branca bate no olho. Alguns carros mais modernos já possuem os faróis inteligentes, que identificam quando há algum veículo dirigindo no sentido oposto e reduzem a quantidade de iluminação em determinado local para não atrapalhar o outro motorista.

#Volante fantasma
É o verdadeiro piloto automático, aquele que vemos nos filmes. Quando der vontade você pode dirigir, mas se estiver cansado, passe o controle para o carro. O volante irá ‘’sumir’’ dentro do painel e o motorista pode descansar o quanto quiser. Já está em fase de desenvolvimento e pode aparecer em alguns modelos a partir de 2020.

#Carro procura vaga sozinho
Quem nunca passou pelo desespero de chegar ao Shopping atrasado para ir ao cinema e ficou um tempão procurando vaga no estacionamento? Pois a Volswagen está desenvolvendo carros capazes de procurar vaga em estacionamentos sem a necessidade de um motorista.
 
Basta apertar um botão e pode sair do carro, ele vai achar uma vaga para você. Para melhorar, ele ainda poderá voltar sozinho para o mesmo lugar onde foi deixado. A previsão de lançamento é para 2018. 

#Câmera nos carros
Bateram no seu carro e você não conseguiu anotar a placa? Ou então o motorista não quis assumir a culpa e você teve que arcar com todas as despesas? Pois em alguns anos isso não será mais um problema. Com uma câmera acoplada ao espelho retrovisor, será possível rever o momento do acidente para entender melhor o que aconteceu. 

A Rússia é pioneira nessa tecnologia e muitos carros fabricados lá já possuem a câmera.


Arthur Gabor