8 marcas veganas para ficar por dentro da moda consciente Conheça as marcas que investem em linhas que não agridem o meio ambiente e ficam por dentro da moda consciente gplus
   

8 marcas veganas para ficar por dentro da moda consciente

Conheça as marcas que investem em linhas que não agridem o meio ambiente e ficam por dentro da moda consciente

Confira Também

Diferente de alguns anos atrás, a moda agora é criar roupas que prezam por produtos livres de matéria-prima animal e que, muitas vezes, são feitas de maneira artesanal, sem aquela fabricação em massa que conhecemos a partir de grandes lojas de departamento.

De acordo com uma matéria publicada em 2013 pelo New York Times, a estilista britânica Stella McCartney, filha do ex-beatle Paul McCartney, é uma das famosas responsáveis por expor ao mundo a sua filosofia de moda consciente, mostrando que é possível salvar os animais e o meio ambiente e ainda estar em dia com a moda. Além de Stella, há outras celebridades que lutam em favor desta causa e costumam só usar roupas ecologicamente corretas, como Pamela Anderson, Anne Hathaway e Russell Brand. 

E essa moda também pegou aqui na Brasil com o incentivo de algumas marcas famosas e independentes, através do lançamento de produtos cosméticos e roupas que não agridem o meio ambiente ou vêm de origem animal, como bolsas e calçados, por exemplo. 

A proposta por trás dessas lojas totalmente “eco-friendly” é propagar essa filosofia da moda consciente e incentivar o uso desses produtos. E vêm dando certo: segundo o SEBRAE, em 2014 as vendas de produtos veganos e ecologicamente corretos cresceram 60% em relação ao ano anterior.

Quem não está muito “antenado” nesta nova moda encontra dificuldades em achar lojas que atendam a esta demanda por aqui, por isso, selecionamos 8 marcas de roupas que unem moda e consciência com produtos ecologicamente corretos e veganos. Confira. 

#1 – KING 55. Com um estilo mais rocker, a marca tem toda uma filosofia em prol do meio ambiente e cruelty-free. Além de roupas e acessórios, a loja promove diversos eventos onde os clientes podem levar seus animais e possuem entrega ecológica, que é feita de bike para alguns bairros de São Paulo.

#2 – INSECTA SHOES. Com calçados super descolados e designs coloridos, a marca gaúcha têm produção 100% artesanal. Isso faz com que cada par de sapatos seja único em sua numeração. Além disso, são feitos a partir da reutilização de tecidos com estampas vintage e exclusivas, em quantidades limitadas. 

#3 – COFIWEAR. As peças da Cofiwear são totalmente pensadas para o nosso clima, ou seja, não há nada de lã, couro ou seda na composição. Todas as roupas são feitas a partir de materiais ecológicos e bastante trabalhado à mão. Além disso, a indústria é 100% brasileira. 

#4 – NICOLE BUSTAMANTE. Nascida em São Paulo, a loja possui uma unidade física no bairro Bela Vista, porém entrega para o Brasil inteiro através da loja online. As roupas veganas são feitas em pequenas tiragens, totalmente produzidas à mão.

#5 – AHIMSA. Com peças unissex, a loja vende desde botas, oxfordsm e slip-ons, a alpargatas, carteiras e bolsas. Os produtos são feitos de maneira sustentável e a marca, que se diz vegana, busca inspirar atitudes conscientes para promover o questionamento de hábitos.

#6 – VEGGIE LIFE STORE. Há bastante tempo no mercado, à marca de vestuário vegan e slow fashion preza pela moda ética e pelo fair trade, além de realizar um trabalho totalmente sustentável e autoral. No site, é possível encontrar bermudas, calças e camisetas. 

#7 – INKKAS BRASIL. A loja foi fundada com os princípios de comércio justo, filantropia e autenticidade. Prova disso é que suas peças são feitas à mão com tecidos étnicos tradicionais por artesãos peruanos e desenvolvidos por designers de New York e Paris.

#8 – VEGANO SHOES. A loja é bem democrática e atende a demandas importantes do dia a dia. Em seu catálogo, é possível encontrar tênis casuais, sapatênis, sapatilhas, botas, coturnos, sapatos sociais e até botinhas para trilhas, tudo sem origem animal. Além de calçados, também vende mochilas, carteiras e cintos.


Nathalia Marques