Como acabar com o mau hálito Escovar bem os dentes é a principal medida para acabar com o mau hálito, mas existem outros cuidados gplus
   

Como acabar com o mau hálito

Escovar bem os dentes é a principal medida para acabar com o mau hálito, mas existem outros cuidados

Confira Também

Mau hálito, ou halitose, é um problema que traz sérias consequências para a saúde bucal e, inclusive, vida social. O que poucos sabem, no entanto, é que são muitos os fatores que geram o mau hálito: além de alimentos como alho e cebola, que costumam deixar um cheiro desagradável na boca, doenças metabólicas ou sistêmicas, ou até nas vias aéreas superiores, podem causar o mau hálito.

De acordo com a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 30% dos brasileiros convivem permanentemente com o problema, e, para piorar, a maioria não sabe disso. Tem gente que tem mau hálito e só percebe quando é avisado pelo amigo, porque, do contrário, o dono do bafão acaba se acostumando com o odor do próprio hálito e não percebe o quão desagradável é.

As causas para tal problema podem incluir má higiene bucal, placa bacteriana, restos de alimentos, doenças periodontais e, talvez, até problemas estomacais. Para ter um diagnóstico mais preciso – e saber mesmo se você sofre deste mal, o ideal é procurar um cirurgião dentista, mas, se você acha que está com halitose moderada ou mesmo quer prevenir seu surgimento, existem alguns cuidados que você pode adotar desde já. Abaixo, confira algumas dicas para acabar com o mau hálito de vez.

#1 – MANTENHA A BOCA SEMPRE LIMPA
Escove bem os dentes ao acordar, após as refeições e antes de ir dormir com uma escova de dente firme, mas macia. Para melhorar ainda mais o resultado, passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Ele remove toda a comida e as bactérias presas entre os dentes e a linha da gengiva. 

#2 – LIMPE SUA LÍNGUA.
Mas escovar e passar fio nos dentes geralmente não basta. A língua também é um viveiro de bactérias, células mortas e restos de comida, por isso, durante a escovação, use sua escova de dente para escovar bem a língua, ou, em último caso, use um limpador de língua específico.

#3 – EVITE FICAR MAIS DE 3 HORAS SEM COMER
Ficar mais de 3 horas sem comer também é uma das causas do mau hálito e, por isso, é importante ingerir frequentemente alimentos de fácil digestão, como saladas cruas, legumes cozidos e carnes magras. Além disso, evite o consumo de alimentos que promovem o mau hálito, como o famoso alho e cebola crua, por exemplo. 

#4 – TENHA A BOCA SEMPRE ÚMIDA
Beber bastante água ajuda a manter as mucosas da boca devidamente hidratadas e o hálito puro, afinal, é ela quem ajuda a limpar a boca e lavar as partículas de comida ao longo do dia.

#5 – RECORRA A SOLUÇÕES CASEIRAS
Sua vó tinha razão: mascar folhinhas de hortelã, cravo-da-índia ou pedacinhos de gengibre pode ajudar a manter o hálito puro. Isso ocorre porque esses elementos são aromáticos e possuem propriedades antissépticas, que combatem os micro-organismos que podem estar no interior da boca. Portanto, quando tiver um tempinho extra, recorra a soluções caseiras para acabar como mau hálito. 

# 6 – VÁ AO DENTISTA REGULARMENTE
Se você já praticou bons hábitos de cuidados bucais e ainda assim sente que tem mau hálito, ou quer mesmo se prevenir, pode ser hora de visitar seu dentista e checar se seu hálito está sendo causado por algum problema mais sério. Praticar boa higiene bucal é essencial se você quer evitar e curar o mau hálito. 


Nathalia Marques