Velho ou maduro, eis a questão O barulho incomoda, a balada não apetece, e a sua empolgação anda "bisavônica"? Você tá velho ou passou de fase? gplus
   

Velho ou maduro, eis a questão

O barulho incomoda, a balada não apetece, e a sua empolgação anda "bisavônica"? Você tá velho ou passou de fase?

Confira Também

Estou com quase trinta anos na lomba. E nada mudou em mim desde o memorável dia em que completei quinze anos. Ou melhor, quase nada. Pensando bem, acho que estou apresentando alguns sintomas de velhice precoce

Recentemente, fui ao Lollapalooza, fato que tende a fazer com que as pessoas pensem que eu sou um cara pra lá de jovial, o típico novinho do rolê. Mas eu saí do festival bem antes do último show, confesso. E pior: vazei porque estava com dor nas panturrilhas, porque a cerveja já não descia mais, porque estava incomodado com a muvuca e, principalmente, porque eu não via a hora trocar aquela barulheira pelo silêncio do meu lar. No instante em que centenas de moleques começaram a pular ao som da primeira música do último show da noite (do The Smashing Pumpkins), eu já estava em casa, sob um edredom macio, de banho tomado, dentro de um pijama confortável, comendo um pedaço de bolo molhadinho e fazendo esforço para lembrar se já havia tomado o remédio do colesterol. “Você me viu tomando o remédio hoje?”, perguntei à minha namorada, demonstrando, em uma só pergunta, duas evidências de que a velhice me tomou de assalto: perda de memória e necessidade de ingerir medicamentos todos os dias, até o dia da minha morte, de acordo com o sábio doutor. Aliás, se o médico também me receitar um remédio para diminuir a pressão, como ele disse que logo fará, pensarei seriamente em comprar um porta-comprimidos. O que acha? Eu acho que chegou a hora de ter um parecido com o da minha avó, só que menor. Se bem que eu logo começarei a tomar uma pílula que promete preservar meus cabelos em extinção, ômega 3, zinco, cálcio e outros paranauês que, de acordo com a última Veja – ou será que li isso em algum blog? -, previnem câncer nas bolas, dedada no cu, piroca molenga, osso de gesso e outras maldições que até pouco tempo não tinham o péssimo hábito de aparecer em meus pesadelos e no histórico de buscas do meu navegador.

É, eu tô velho pra caralho. Não parece haver outra explicação plausível para meus atos “bisavônicos”. E não cheguei a uma conclusão preocupante como essa baseado apenas no meu desempenho caquético do último Lollapalooza, na caralhada de remédios que estou prestes a começar a tomar e na... na... na... Esqueci! Viu só? Estou, também, com “baladafobia” (só de pensar em ir a uma balada eu já fico profundamente cansado, mais “deprê” do que quando preciso ir ao dentista ou ao Poupatempo). Como é que alguém pode trocar um cinema seguido de uma pizza bem suculenta por um lugar que, a meu ver, está mais para uma casa de tortura do que para um recinto que promove a diversão? Tortura porque na balada não dá para fazer aquilo que mais prezo nesta vida: conversar. Tortura porque na balada todos parecem mais felizes, empolgados e cheios de energia do que eu. Tortura porque lá, na balada, atividades simples – como pegar uma bebida no bar ou ir ao banheiro - podem se tornar verdadeiras guerras. Tortura porque meu salário sempre parece miserável quando estou dentro do lugar onde executam o “ritual do homem branco” - como bem costuma dizer um brother meu, quando quer dar um alfineta na atividade que move o mundo dos baladeiros de plantão.

Quando algum amigo inventa de comemorar o aniversário na balada eu geralmente forjo uma conjuntivite, cavo uma viagem, mato um parente que nunca tive ou resolvo trabalhar além da conta. E, se o cara for muito amigo mesmo, eu dou uma passada que, de tão rápida, está mais para uma “quicada”. Eu chego cedo, tiro umas fotos para constar no álbum do Facebook e evaporo ao primeiro sinal de embriaguez coletiva. Não tá bom? Claro que tá. Espera que um velho como eu dance freneticamente no meio da pista de dança? No way. Afinal, só sei a dança dos dedos indicadores apontados para o teto.

Mais um sintoma da minha velhice precoce? Antes – na época em que o Justin Bieber ainda não pichava muros, fumava maconha e fazia tattoos - eu não me importava em passar as minhas férias em casas superlotadas, com um banheiro para cada cem pessoas. Não estava nem aí. Dormia sobre o chão empoeirado de salas sem cortina, não fazia questão de travesseiro ou lençol e, ainda, era capaz de suportar aqueles pentelhos que nunca dormem. Sempre havia um doido que dormia depois de todos e que, no dia seguinte, acordava antes dos galos, já ligado na Duracell e disposto a fazer o possível para acordar os que não têm superpoderes. Mas eu não me importava, até achava engraçado, se quer saber. Contudo, hoje eu mudei: exijo banheiros privativos, cômodos com ar-condicionado e ambientes nos quais eu não corro o risco de acordar com pasta de dente na bunda ou batom na cara. Mudei, ué. O que posso fazer?

Será frescura da minha parte? Será? Não, não acho. É velhice precoce, cara. Só pode ser! O que tenho bate com todos os sintomas que eu encontrei no internet, em um site muito confiável de autoajuda e venda de curas milagrosas. Ou... Será que eu amadureci a ponto de conseguir coragem para dizer “não” àquilo que antes eu fazia só pelos outros, sem me importar comigo e com os meus verdadeiros desejos? Será que perdi a vergonha de admitir publicamente que eu gosto mesmo é de passar as noites de sábado acompanhado pelo Netflix e por um senhor balde de pipoca? Será que eu perdi a paciência para as tantas coisas que eu fazia só para me sentir parte de algo e, finalmente, aprendi que o importante é ser fiel às partes de mim? Será que o passar do tempo me fez trocar a vontade de ter várias porcarias pelo desejo de possuir poucas maravilhas, e de degustá-las devagar ao invés de engoli-las às pressas? Será que hoje, diferente do que fui um dia, eu estou mais preocupado em me agradar – mesmo que para isso eu tenha que tomar suco ao invés de pinga ou não usar o que todos usam – do que agradar aos outros? Pode ser, pode ser... Bem provável, aliás. Quem realmente pode me dar alguma certeza? Quem poderá afirmar, sem dúvida, a diferença entre envelhecer e amadurecer? Alguém que pode parar em vagas de idoso, talvez. Não um quase trintão como eu.

Agora peço licença a vocês, caros leitores, pois estou muito atrasado para a aula de hidroginástica.


Ricardo Coiro