8 Cidades mais coloridas do mundo Itália, Argentina ou Caribe? Descubra onde ficam os centros urbanos que agradam as vistas por suas cores estonteantes gplus
   

8 Cidades mais coloridas do mundo

Itália, Argentina ou Caribe? Descubra onde ficam os centros urbanos que agradam as vistas por suas cores estonteantes

Confira Também

Sob as lentes de nossos celulares superpoderosos (e filtros do Instagram, é claro), até a mais cinza das metrópoles ganham cores hipnotizantes, vivas, sensacionais. Com exceção dos poucos parques cercados de concreto por todos os lados, e da poluição visual das propagandas abusivas, ainda assim encontramos alguns pontos onde a luz reflete cenários que valem a pena o clique. 

Quando se fala sobre cores, estamos falando sério.

“Literalmente, a cor é um fenômeno de luz ou percepção visual que permite que as pessoas diferenciem objetos que, caso contrário, pareceriam idênticos. Como sua propriedade principal é distinguir características da matéria, ou seja, dar formas ao que existe, a função essencial das cores é dar sentido à vida”, escreveu Melih Mert em seu “Ensaio sobre a cor”, publicado pela Fountain Magazine.

Caso esteja procurando uma cidade mais colorida para viver sua vida, salvamos o seu tempo e reunimos as mais tops do planeta a seguir. 

8. Sighisoara, Romênia
Uma das cidades mais coloridas do mundo, Sighisoara é Patrimônio da Humanidade tombado pela UNESCO. Um centro urbano fascinante que mistura arquitetura e lendas saxônicas com detalhes góticos por todo lugar. Além das casas pitorescas de entradas abobadadas, cujas cores retratam todo o espectro do arco-íris, a citadela mistura tudo isso com fachadas barrocas bastante complexas.

7. Jodhpur, Índia
A arrojada “Cidade Azul” indiana ganhou este título por causa de seus prédios de coloração azul royal. De acordo com uma teoria, a tendência começou depois que a realeza pintou seus muros com a cor suntuosa, e aí os locais copiaram. Outros dizem que a tonalidade se deve ao sulfato de cobre presente no cal, utilizado para espantar cupins e formigas.  

6. Willemstad, Caribe
Capital de Curaçao, que foi colonizada por holandeses, Willemstad está localizada ao sul do Caribe. O centro urbano se destaca pela paleta de cores da arquitetura colonial situada ao longo do porto. Os amarelos, azuis, vermelhos e cor-de-rosa,  com seus planos recortados em branco, oferecem um cenário exótico contra o mar caribenho.

5. La Boca, Argentina
Imagine um bairro inteiro construído a partir de sucata de estaleiros. Assim é La Boca: um distrito de trabalhadores argentinos que o transformaram num verdadeiro deleite visual na boca do rio Riachuelo. Você vai ficar impressionado com as cores do Caminito, onde além das casas coloridas você encontra artistas e memorabilia de tango únicos.  

4. Bo-Kaap, África do Sul 
Bo-Kaap é uma área da Cidade do Cabo, África do Sul, antigamente conhecida como o Bairro Malaio. Uma área tradicionalmente multicultural, o lugar é rico em história e situado na ladeira de Signal Hill. Curta o visual incrível das casas coloridas e das ruas românticas cobertas com pedras lapidadas. 

3. Estocolmo, Suécia 
Espalhando-se por 14 ilhas às margens do Mar Báltico, a enorme cidade cosmopolita de Estocolmo tem muito a oferecer. Castelos medievais do século 13 dignos de contos de fada, arquitetura deslumbrante, palácios históricos de cores extravagantes, o lugar com é um dos mais encantadores do globo.

2. Núbia, Aswan, Egito
Nada se compara aos tons cativantes encontrados nas vilas nubianas de Aswan.  Ao passear pelas suas ruelas e jardins frondosos , você vai experimentar a vida na Elefantina moderna. Embora seja o ponto mais distante no Egito, a cidade se aproxima mais da vida e cultura egípcia. As paredes singulares das casas contam a história de pessoas inalteradas pela civilização.

1. Vernazza, Itália
Com fachadas cor-de-rosa, amarelas e verdes dignas de cartão postal, Vernazza é a quarta cidade que forma a região de Cinque Terre. Lar dos verdadeiros pescadores da Riviera Italiana, a comune localizada na província de La Spezia, Liguria, é perfeita para quem odeia trânsito e perde o fôlego com paisagens à beira mar. Foi considerada a cidade mais colorida do mundo pela CNN.


Danilo Barba