Crescimento do mercado imobiliário brasileiro O que é melhor nesse momento delicado: comprar, vender ou alugar? gplus
   

Crescimento do mercado imobiliário brasileiro

O que é melhor nesse momento delicado: comprar, vender ou alugar?

Confira Também

A previsão para o mercado imobiliário para 2015 era de que ganharia 10% devido à concessão de crédito, no aumento do salário, na confiança na recuperação da economia e também na proteção à compra de imóvel com a instauração de programas próprios. A realização de grandes eventos, como a Olímpiada em 2016, no Rio de Janeiro, é um atrativo para aumentar o interesse de investidores estrangeiros no setor, o grande obstáculo ao mercado imobiliário é o aumento da taxa de juro básica da economia que torna o dinheiro mais caro e que poderá abalar a confiança de investidores que prefiram jogar pelo seguro.

Venda e Aluguel
Esta é a grande pergunta que os investidores fazem nesta altura. O mercado aponta no sentido de investir para vender, ou investir para alugar? Alguns profissionais do mercado refugiam-se no evento de 2016 para indicar que o mercado está apropriado  tanto comprar como para vender e e também para alugar. A realidade é que é uma visão contraditória, pois se existe tanta procura apenas para um evento é sinal de procura sazonal. Sendo procura sazonal, o ideal seria comprar para alugar, pois não existirá comprador para ficar com um imóvel de forma permanente.

Especificidade dos mercados
A situação desejada seria sem dúvida comprar para vender, mas a realidade é que o mercado ainda não tem a confiança para fazer esse investimento, especialmente quando as taxas de juro são tão elevadas. Comprar para vender só em caso de bom produto, ou seja, casas com um maior número de assoalhadas ou moradias, pois o mercado para esses produtos é composto por indivíduos cuja capacidade financeira é em teoria mais forte e não necessita tanto do recurso a crédito. Ou mesmo com recurso a crédito, quando indivíduos apresentam às instituições de crédito possibilidades de pagar a curto e médio prazo terão condições mais favoráveis para concessão de crédito.

Localização
A localização é o ponto chave do crescimento do mercado imobiliário brasileiro. É possível melhorar a qualidade do imóvel e conseguir melhores condições no preço, através de renegociação. Mas a localização tem a influência de todos os pontos fortes e fracos da região e que não se alteram rapidamente e ainda de fatores físicos que não mudam à escala humana. Todos estes pontos refletem-se também no preço por metro quadrado, que dependendo da região pode contribuir para aumentos insustentáveis no preço de compra e aluguel do imóvel.

O caso de Mongaguá
Mongaguá é um município situado em São Paulo, cujas características físicas permitem uma grande atração das populações. A proximidade ao Oceano Atlântico e a serra tornam o clima de Mongaguá suave e apropriado inclusive para emigrantes. É uma região conhecida essencialmente pelo turismo, especialmente as praias e parques ecológicos, mas que segundo o IPEA tem um elevado índice de desenvolvimento humano no que concerne à educação.

No Siteimóvel é possível ter uma noção da tipologia de casas a venda em Mongaguá e rapidamente nos apercebemos do efeito da localização nesta região. Casas situadas junto ao Oceano têm um preço muito mais elevado do que casas na periferia, apesar de ser uma zona de ocupação sazonal e de fim de semana, caso queira investir em Mongaguá no que se refere a imóveis, é bom se apressar, trata-se de uma zona com muitos atrativos.