O manual definitivo do café da manhã Acordar meia hora antes para o café vale a pena – até aos mais boêmios. Saiba como desjejuar como um rei. gplus
   

O manual definitivo do café da manhã

Acordar meia hora antes para o café vale a pena – até aos mais boêmios. Saiba como desjejuar como um rei.

Confira Também

O café da manhã é uma refeição importantíssima. Ela é a base de uma alimentação saudável. Como é a primeira refeição do dia, ela deve fornecer os nutrientes necessários para que você possa realizar as atividades diárias. Em contrapartida, é fundamental que esta refeição não seja apenas saudável, como também mate o leão da fome que todos os dias acorda com você.  Para isso, o AreaH entrevistou Roberta Silva, nutricionista do Cyber Diet, que revela os 10 alimentos infalíveis quando a tarefa é fazer de seu café da manhã um momento épico, além de receitas para você não ficar boiando na cozinha.

Leite
É a melhor fonte de cálcio, mineral responsável pela boa manutenção de ossos e dentes. Além do cálcio, podemos destacar o magnésio, que atua no funcionamento do cérebro. O leite possui proteína de alto valor biológico que propicia a formação e manutenção dos tecidos do organismo. Por conter em sua composição lactose, torna-se um alimento fonte de energia também. As proteínas são formadas por aminoácidos. Existem aminoácidos que o nosso corpo é capaz de fabricar, porém outros tipos o nosso organismo não produz. O leite fornece grande parte destes aminoácidos.

Mel
O mel é fonte de energia, estimula a formação de glóbulos vermelhos porque possui ácido fólico, que ajuda na produção de anticorpos. Contém as vitaminas B, C, D e E, além de minerais.

Pães integrais
Os pães integrais são ricos em carboidratos e também em minerais e vitaminas como a vitamina E, B1, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro. O carboidrato é a primeira fonte de energia usada pelo corpo. A vitamina B1 é muito importante para a nutrição celular, funcionamento dos músculos e sistema nervoso. A vitamina E previne o envelhecimento. Os pães integrais contêm fibras, que atuam no intestino, contribuem para o seu bom funcionamento. Outra grande vantagem é proporcionar uma lenta absorção, favorecendo a saciedade, colaborando com a boa forma.

Café
A cafeína é uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e tem uma absorção muito rápida. Sua concentração atinge o nível mais alto entre 15 e 45 minutos depois do seu consumo. Consumindo na quantidade adequada, esta bebida pode ajudar você em algumas situações, como controlar aquele sono incontrolável após o almoço, ou mesmo para iniciar o dia com mais disposição.

Suco de laranja
O suco de laranja é rico em vitamina C que facilita a absorção do ferro e também faz bem à pele. Além de ser fonte de ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro e fibras. O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes, como o  betacaroteno, que renova as células.

Queijos
O queijo é um alimento de alto valor nutritivo. É rico em proteínas de boa qualidade, minerais (principalmente, cálcio e fósforo) e vitaminas lipossolúveis (A, D, E). Quanto ao valor calórico, os mais gordurosos são os que normalmente contêm maior quantidade de energia. Geralmente, quanto mais amarelo, maior é o teor de gordura. 

Aveia
A aveia é um cereal altamente nutritivo, além de ser fonte de carboidrato, vitaminas e minerais, é rica em fibras. O tipo de fibra presente na aveia é solúvel, que de acordo com pesquisas podem diminuir os níveis de colesterol no sangue. Para os que desejam emagrecer a aveia também é um excelente alimento para saciedade, pois retarda o esvaziamento gástrico, dessa forma controla melhor o seu apetite. 

Ovos
O ovo é fonte de proteína de alto valor biológico, contém vitaminas A, D, E, K e do complexo B (B1, B3 e B12), além de ser fonte de cálcio, ferro, zinco e manganês. Outro elemento encontrado no ovo é a colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória e previne contra doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Frutas
Possuem alto teor de água em sua composição, repondo os líquidos eliminados através da transpiração. Algumas são ricas em vitamina C que é o caso das frutas cítricas, como: laranja, limão, morango, acerola e goiaba. Outras são ricas em beta caroteno (precursor da vitamina A), tais como a manga, caqui e mamão. Além destas e outras vitaminas, não podemos nos esquecer dos minerais, que estão presentes em muitas frutas, como potássio e ferro. Na maioria das frutas encontra-se a pectina que é uma fibra solúvel, que ajuda no controle do colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Consumindo frutas com a casca você ingere a fibra insolúvel, que acelera o movimento do bolo fecal, fazendo com que o seu intestino funcione regularmente, evitando constipação.

Vitamina
A vitamina é uma preparação que geralmente contém frutas, leite e cereais, que como vimos acima são alimentos interessantes para a saúde e por isso se torna uma opção prática e saudável. É aqui onde você ganha muito tempo e se deleita com uma bomba saudável de sabor. Quem disse que ser saudável é ruim?

E além de elencar os dez alimentos que não podem faltar jamais em seu desjejum, Roberta Silva dividiu seis receitas para seis tipos diferentes de homens: o que gosta de produtos naturais, o mais prático e que está sempre na correria, aquele que está fora de sua casa, o que reforçará na dose para matar a fome (e terá na mesa uma boa bomba de sabor), o caprichado, que realmente se esforçará para desjejuar como um rei, e o econômico, que terá qualidade sim, mas sem grandes exuberâncias.

Natural
1 pote de iogurte desnatado, 1 colher de sopa de granola, 1 fatia de pão de forma integral, Creme de ricota para passar no pão, 1 copo de suco de laranja pequeno.

Prático
1 copo de leite desnatado batido no liquidificador com 1 colher de sobremesa de aveia, ½ maça e ½ banana.

Fora de casa
1 copo de suco de laranja natural, 1 pão francês na chapa com queijo branco.

Reforçado
1 xícara de leite com café, 1 pão francês, 1 fatia de queijo prato, 1 fatia de peito de peru, Margarina light para passar no pão, 1 banana.

Caprichado
1 pote pequeno com leite desnatado, sucrilhos, 3 morangos cortados, ½ banana em rodelas e um fio de mel, 1 fatia de pão de forma integral com cream cheese.

Econômico
1 xícara de chá, 4 biscoitos água e sal com requeijão, ½ mamão papaia, 1 taça de gelatina.

Variando o consumo entre eles você terá um café da manhã saboroso, saudável e dificilmente enjoará o cardápio. Eis o manual definitivo do café da manhã.