Conheça a meditação transcendental Melhores noites de sono, concentração e muita saúde são benefícios comprovados pela MT. gplus
   

Conheça a meditação transcendental

Melhores noites de sono, concentração e muita saúde são benefícios comprovados pela MT.

Confira Também

David Lynch, Paul McCartney, Moby, Clint Eastwood, Ringo Starr, Wagner Moura. Estes são apenas alguns dos famosos que hoje praticam a Meditação Transcendental (MT), técnica criada no final da década de 50 pelo guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, que tornou sua criação muito famosa e popular após sua relação com o 'Quarteto de Liverpool', então no auge da criatividade musical, em 1968, além de uma série de celebridades da época.

Acontece que passados mais de quarenta anos depois dos tempos em que a MT estampava capas de jornais e era o centro das atenções de milhares de jovens ao redor de todo o mundo pela superexposição dos tempos da Beatlemania, poucos são os homens que hoje conhecem os benefícios desta forma de meditação (ou sequer sabem do que ela se trata).

Sua promessa é de que se corretamente aprendida e praticada duas vezes ao dia em um período de 15 a 20 minutos, a técnica produz inúmeros benefícios para a saúde mental, física e comportamental dos praticantes, além de permitir o descanso da mente a fim de ativar um reservatório silencioso de energia, criatividade e inteligência que existe dentro de todos. É bom frisar também que a Meditação Transcendental não envolve qualquer forma de ato ou culto religioso.

"Quando a técnica de meditação é corretamente aprendida e praticada produz inúmeros benefícios para a saúde mental, física e comportamental dos praticantes. Pesquisas realizadas há 40 anos pela Maharishi European Reasearch University com a Meditação Transcendental e confirmadas recentemente por Harvard Medical School, Yale e Massachusetts Institute of Technology, provaram através de Imagens de Ressonância Magnética (MIR) que os praticantes regulares da meditação não são apenas mais calmos, saudáveis, produtivos e emocionalmente mais estáveis, como também têm o hipocampo, a amígdala, o tálamo e áreas do córtex pré-frontal fisiologicamente mais desenvolvidas", aponta Markus Schuler, professor de Meditação Transcendental.

E isso não é pouco, uma vez que esta área de nosso cérebro está relacionada com cognição, atenção, tomada de decisões, discernimento entre o certo e o errado, gerenciamento de pensamentos e ações de acordo com metas, conseqüências e previsão de resultados. Bom humor, autocontrole e o bom temperamento também dependem desta área.

"Outros benefícios da Meditação Transcendental incluem redução imediata dos distúrbios do sono, de síndrome do pânico, depressão, bipolaridade, fobias, manias, fadiga crônica e toda sorte de distúrbios psicossomáticos que resultam da sobrecarga de pressão e estresse, que desencadeiam a hipertensão e os fatores de risco cardiovascular (causa de óbito número 1 da atualidade)", explica Markus.

A causa imediata destes efeitos benéficos e a consistente redução do metabolismo celular a níveis bem mais baixos do que no sono noturno, em palavras simples isto significa que o descanso na meditação é duas vezes mais profundo do que o experimentado quando dormimos. O resultado é obvio: fadigas, tensões e estresses são dissolvidos.

Diferenças entre as formas de meditação
Basicamente existem três tipos de meditação: concentração, contemplação e a Meditação Transcendental. "Concentração exige, como o nome diz, concentrar-se num objeto qualquer, externo ou interior. Como a mente é muito volátil, esse é um método difícil de praticar por quem tem vida ativa e muitas preocupações. Contemplação é mais fácil do que concentração, mas envolve pensar, analisar, refletir sobre algum assunto, o que a torna mais superficial e ligada ao assunto que se está focando. A mais fácil e eficiente de todas para quem vive a vida moderna e que melhorar todos os aspectos da sua vida é a Meditação Transcendental, pois não exige qualquer esforço de concentração e nem pensar em algum assunto específico", explica José Eduardo Ramos de Oliveira, membro da Sociedade Internacional de Meditação.

"A Meditação Transcendental é extremamente fácil e natural, ou seja, não requer esforço, concentração nem controle mental. Qualquer adulto ou criança, mesmo com graves problemas de ansiedade e déficit de atenção pode aprender esta técnica e ganhar efeitos imediatos e cumulativos, inclusive até resolver estes problemas. Digo criança, porque a melhor prova de que um processo é natural, é quando uma criança pode usá-lo e tirar proveito dele", aponta Markus, que também lembra que a MT não envolve mudança de estilo de vida, hábitos alimentares ou práticas religiosas.

"O programa da MT é praticado de 15 a 20 minutos, duas vezes ao dia sem fazer qualquer esforço e sem exigência de horários específicos. Ou seja, a própria pessoa decide qual o melhor horário para praticar de acordo com as instruções recebidas quando do curso de aprendizado", explica José. Ainda assim, a melhor pedida é a realização de uma sessão pela manhã, antes de sair de casa para o trabalho, e outra depois de voltar para casa. Segundo Markus, um treinamento de seis dias é suficiente para aprender a técnica e começar a "colecionar" seus benefícios. Então, basta querer!