Tattoo You Infecções, contaminação por bactéria, hepatite C e até HIV estão entre os perigos dos estúdios clandestinos de tatuagem. gplus
   

Tattoo You

Infecções, contaminação por bactéria, hepatite C e até HIV estão entre os perigos dos estúdios clandestinos de tatuagem.

Confira Também

Hoje em dia qualquer um conhece um tatuador e encontrar um estúdio de tatuagem nunca foi tão fácil quanto hoje. Em função disso, muitos são os que já fizeram ou ainda querem fazer uma tattoo para chamar de sua, mas, poucos são os que se preocupam com possíveis problemas de saúde, ou sequer sabem que eles existem. Tintas vencidas, bactérias raras, doenças e resultados inesperados são fatos mais comuns do que se pensa. Mas, quais são os perigos de cada um destes percalços no caminho da tatuagem perfeita? Como evitá-los? Quais os cuidados para evitar o desgaste da tatuagem? Quem tira todas as suas dúvidas sobre este assunto é a conceituada tatuadora Daniela Vasconcellos, do estúdio Dani Tattoo Mãos de Fada.

Quais problemas podem ser causados por tintas com validade vencida?
"Assim como todo produto vencido, existirão efeitos colaterais. Além de poder ocasionar infecção, não terá durabilidade na pele. Infelizmente nem todas as tintas trazem o prazo de validade no frasco, já que nossa legislação para esse tipo de trabalho é muito precária ainda e a fiscalização não é eficaz, mas uma das formas de se detectar a validade das tintas é observando a consistência da mesma, se o tubo (principalmente das tintas coloridas) estiver muito aguado, e na parte superior o tom não for igual ao do fundo do tubo (como que se a mistura de cores tivesse sido desfeita) pode se desconfiar da validade".

E quanto aos estúdios clandestinos, quais são os principais problemas?
"Os estúdios clandestinos ocasionam diversos problemas, entre eles trabalho mau feito por falta de especialização e estudo, material não-esterilizado (ou esterilizado de forma incorreta), depreciação do valor artístico profissional, visto que cobram muito mais barato, e os clientes leigos não entendem o porquê da diferença de preço, materiais de péssima qualidade ou procedência duvidosa, uma vez que grandes fornecedores não disponibilizam materiais para estúdios clandestinos e pelo custo ser alto os mesmos não tem como comprar,alergias por uso de materiais não adequados e transmissão de doenças contagiosas, como hepatite C, sífilis, a tuberculose e possivelmente o vírus HIV".

Há quem quer tatuar palavras e símbolos em outras línguas. Como funciona?
Sempre que um cliente aparece querendo tatuar símbolo ou palavra em outra língua, eu peço que o mesmo consulte um especialista no idioma, ou vá ao consulado do país ao qual ele se refere para evitar arrependimento futuro por não ter o significado que espera estampado na pele. A internet hoje em dia possui diversos tradutores de idiomas, no entanto nem todos são confiáveis e isso não dá a garantia real, portanto se o cliente mesmo assim quiser fazer a tatuagem ele terá que assumir o risco com a ciência de todas essas recomendações.

Quais são os efeitos da exposição excessiva da tatuagem ao sol?
Quando a tatuagem é exposta ao sol excessivamente, existe um desgaste das cores, que por serem pigmentadas logo abaixo da primeira camada da pele tendem a danificar mais facilmente e rapidamente se expostas aos raios solares. Assim como uma folha de papel branca que quando é exposta ao sol, se torna amarela, o mesmo ocorre com as cores da tatuagem, que são danificadas e escurecem. É bom lembrar que todo tipo de esfoliação acelera o processo de troca de pele, fazendo com que a tatuagem fique perfeita por menos tempo.

Muito se fala hoje sobre a bactéria mycobacterium haemophilum e as doenças transmitidas pela tatuagem. Como ela age e que tipo de licença um estúdio legal deve ter?
Esta bactéria ainda é nova e já se sabe que é uma microbactéria não-tuberculosa que afeta pele, ossos, articulações e causa infecções pulmonares em pessoas imunocomprometidas. Ela necessita de baixas temperaturas para o crescimento, e no caso da tatuagem ela pode ocasionar contaminação em estúdios que misturam tintas com materiais inadequados como, por exemplo, água da torneira. Já outras doenças (citadas anteriormente), podem ser transmitidas através da tatuagem por falta de higiene e cuidados do profissional executante. Indico que todos os tatuadores façam um curso de biossegurança, fundamental para a saúde do cliente e a própria saúde. Um estúdio legal obrigatoriamente deve ter o alvará sanitário e todos os outros alvarás exigidos pela legislação da cidade onde se encontra o estúdio.

Depois de seguir todo o manual de instruções e fazer sua tatuagem galã, não se esqueça de seguir algumas instruções para evitar dores de cabeça e para que sua marca não se desgaste antes do tempo. É fundamental evitar o sol em excesso (principalmente quando ela estiver recém feita). Entrar no mar enquanto ela estiver em fase de cicatrização então, jamais! A infecção será um tiro certo - lembrando que o tempo médio de cicatrização é de 15 dias.


Dani Tattoo: www.danitattoo.com.br
(48) 3028-3883 / (48) 7812-8543 / (48) 9146-3171 / ID : 55*96*62493