O desafio da dieta vegana Seja por uma vida mais saudável ou em nome da proteção dos animais, a dieta vegana está em alta. Topa? gplus
   

O desafio da dieta vegana

Seja por uma vida mais saudável ou em nome da proteção dos animais, a dieta vegana está em alta. Topa?

Confira Também

Há quem diga que homem sem um pedaço de carne no prato é um homem com fome: vieram os vegetarianos e comprovaram que isso não é verdade. Depois, houve quem foi além e também tiraram da dieta diária produtos de origem animal, como mel, queijo, leite, ovos: eis que surgiu a tal dieta vegana. Embora ainda seguida por poucos homens, quem já topou o desafio, seja em nome de uma vida mais saudável ou para proteger os animais, está vivo para contar.

"Vegana é a dieta que exclui qualquer tipo de alimento de origem animal, como mel e ovos além das tradicionais carnes, também isentas de quem é vegetariano. Geralmente o vegano também não compra produtos que sejam de origem animal como couro e produtos testados em animais, mas há muitos vegetarianos não-estritos (os veganos), que também se preocupam com isso", explica Priscila Di Ciero, nutricionista e especialista em nutrição esportiva funcional.

Substituíndo a carne com qualidade
Mas, sem dúvidas a peça mais difícil de ser substituída é a carne. Sua proteína é capaz de dar a sustância capaz de adormecer o fantasma da fome. "Geralmente os homens sentem mais fome porque possuem mais massa muscular, por isso, possuem metabolismo basal mais alto, pois queimam mais calorias no repouso", aponta Priscila. Mas, como compensar a ausência deste centroavante de tantos pratos por todo o Brasil, ainda mais para quem faz academia?

"Proteína de soja e de arroz (hoje temos suplementos importados dos EUA a base de proteína de arroz fermentada, vegana e raw), tofu, leite vegetal, como de soja, de amêndoas, de avelã, os feijões, lentilhas, grão de bico (e sua pasta feita com tahine, o homus) e quinua. Há outros alimentos ricos em proteína que devem complementar a dieta de quem se exercita", lembra Priscila.

Vale sempre lembrar que muitos acreditam que a carne seja peça fundamental no processo de ganho de músculos e no rendimento esportivo, mas cada vez mais atletas de alto rendimento tem se declarado não apenas vegetarianos como também veganos. E não apenas atletas como ciclistas, maratonistas ou ginastas, normalmente mais leves, como inclusive lutadores de MMA: casos de Jon Fitch (que desde 2002 perdeu apenas uma luta, justamente para uma lenda chamada Georges St-Pierre), de Jake Shields, outra estrela do UFC, do lutador brasileiro Rodrigo Campedelli e de boa parte da Família Gracie.

Emagrecimento e saúde do vegano
Os índices de obesidade são muito pequenos em vegetarianos (mais ainda em vegans), e não à toa há quem busque a dieta vegana também como forma de emagrecer e não somente por uma boa ação aos animais e ao meio ambiente. Já está mais que comprovado que este tipo de dieta é uma excelente forma para diminuir drasticamente o peso, ainda mais para quem é "carnívoro", porém, é preciso compreender que seguir uma dieta tão radical sem recomendações médicas é um grande perigo à saúde. Da mesma forma que os veganos correm menos riscos de terem problemas cardíacos e ligados ao diabetes, podem ter anemia, cansaço, enfraquecimento muscular, queda de cabelo e muitos outros problemas, pela possível falta da vitamina B12. "Só existe uma solução para vitamina B12 em veganos: a suplementação, pois nunca se confiar em alimentos que não sejam carne vermelha como fonte de B12", aponta Priscila.

Para os que estão em dúvida ainda sobre a procedência dos produtos vegan, uma boa solução é visitar fóruns de discussão específicos sobre o tema. "Nada como ler bem os ingredientes dos produtos antes da compra, ou comprar de pessoas que comercializem ou produzem esses alimentos e que tenham essa consciência. Busca através de sites como da Sociedade Brasileira Vegetariana também pode ser uma boa alternativa", dá a dica Priscila, que lembra também que não existe mudança radical de uma dieta sem uma boa avaliação médica e nutricional, baseada em considerações atuais de saúde, realidade alimentar e rotina. Portanto, não se aventure sem orientação de um profissional especializado.