Comprar pronto ou na planta? Descubra qual a melhor opção para o seu bolso na hora de investir em imóveis, seja no curto ou médio prazo gplus
   

Comprar pronto ou na planta?

Descubra qual a melhor opção para o seu bolso na hora de investir em imóveis, seja no curto ou médio prazo

Confira Também

Demorou mas chegou! Finalmente você está decidido a sair do aluguel ou investir aquela grana poupada no promissor mercado imobiliário. Até aqui, tudo certo! Mas você já parou pra pensar se vale mais a pena comprar um imóvel pronto ou na planta? Muitos defendem o vantajoso preço de uma propriedade que ainda não saiu do papel, enquanto para outros tempo é dinheiro. 

Para desmistificar o assunto àqueles que ainda não manjam nada do assunto, conversamos com o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECISP), José Augusto Viana Neto. Segundo ele, quando compramos um imóvel na planta como investimento, temos que considerar que o rendimento só virá a longo prazo, após a entrega. 

“Existe uma data prevista em contrato em cada empreendimento. No entanto, em geral, as construtoras costumam prever uma tolerância de 180 dias para que a entrega das chaves seja efetivamente feita, a partir da data prevista de entrega”, esclarece Viana Neto.

Portanto, se houver a necessidade de vender a propriedade rapidamente (maior liquidez), é mais interessante investir em um imóvel pronto. O executivo sugere, em contrapartida, que nestes casos o rendimento não é tão grande no curto prazo. “Essa é uma decisão que precisa ser considerada de forma individual”, recomenda ele.

Os problemas mais comuns ao financiar imóveis em andamento são os atrasos nas obras, que acabam comprometendo a entrega. De acordo com o presidente do CRECISP, entre os principais deles estão a alteração na metragem dos cômodos, problemas com a prefeitura, reajustes não previstos e padrão construtivo inferior ao esperado. “O ideal, portanto, é procurar empresas com reputação séria e que não apresentem reclamações no Procon”, alerta Viana Neto. 

Reginaldo Gonçalves, coordenador de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina, reforça que qualquer situacao de facilidade excessiva deve ser analisada antes de fechar um financiamento. Ele até ensina os passos: “Em primeiro lugar, deve-se conhecer a construtora e verificar seu histórico em obras e cumprimento de prazos. Depois checar se a empresa tem problemas no procon. Finalmentem, em terceiro verificar o local da obra e buscar junto à prefeitura a autorização para obra e seus responsáveis

Para quem pretende viver de renda no futuro, Viana Neto salienta que o ramo “vale a pena, desde que a pessoa faça uma boa escolha de carteira de imóveis”, e que para este fim o melhor é procurar imóveis mais baratos.