Super-heróis no cinema: o que ler para se preparar para as próximas estreias Anda perdido entre tantos filmes de super-heróis? Indicamos algumas HQs indispensáveis para entrar de cabeça nesse universo gplus
   

Super-heróis no cinema: o que ler para se preparar para as próximas estreias

Anda perdido entre tantos filmes de super-heróis? Indicamos algumas HQs indispensáveis para entrar de cabeça nesse universo

Confira Também

Grande parte dos homens (com raras exceções) curte filmes de super-heróis. Não é à toa, afinal, fomos desde muito novos ensinados a admirar esses personagens por sua coragem, força de vontade, moral correta e, é claro, pelos poderes (ou “brinquedos”) de dar inveja em qualquer um. Dos quadrinhos para as telinhas, das telinhas para os telões. Hoje, personagens com poderes super-humanos fazem sucesso nos cinemas a cada nova estreia e muitas outras ainda estão por vir nos próximos anos. 

Porém, nem todo mundo consegue ter a mesma experiência ao assistir a esses filmes. Isso porque, apesar dos esforços em adaptá-los para o grande público, vários dos personagens possuem décadas de existência (a exemplo do Batman, com “apenas” 77 anos), com centenas de histórias já publicadas, e não são todos que conseguem acompanhar toda a cronologia com o mesmo interesse e entender as várias referências escondidas nos filmes que fazem a alegria dos fãs mais experientes.

Por isso, para você não ficar todo perdido nas produções dos próximos anos, que tal já ir se adiantando com algumas leituras essenciais sobre os personagens que estarão nos cinemas?
 
Doutor Estranho
Com estreia em 3 de novembro, Doutor Estranho leva os fãs do Universo Cinematográfico Marvel para uma história de magia um pouco mais afastada dos holofotes de homens com armaduras, soldados congelados ou gigantes verdes. O filme contará como o ex-cirurgião Dr. Stephen Strange se torna um poderoso feiticeiro com o dever de proteger o mundo de ameaças sobrenaturais.  

Para quem se interessou, mas ainda não é muito íntimo do personagem, uma dica valiosa é ler a história O Juramento. Lançada como minissérie em 2006, a obra conta brevemente a origem do mago enquanto o insere em uma trama na qual deve lutar com um inimigo muito diferente dos habituais demônios e monstros.

Wolverine 3
Talvez o mutante mais famoso entre os fãs, Wolverine 3 chegará aos cinemas no dia 2 de março de 2017. Com a suposta intenção de adaptar para o cinema uma das HQs mais famosas e mais aclamadas do personagem, Velho Logan, o terceiro filme do selvagem guerreiro imortal deverá ser a despedida do ator Hugh Jackman do personagem depois de dois filmes solo, quatro filmes dos X-Men e duas participações especiais. Afinal, o personagem pode até não envelhecer, já o ator...

Apesar de ser pouco provável que a versão cinematográfica seja semelhante à obra original, não há história melhor para indicar a leitura senão aquela em que o filme se baseará. Velho Logan se passa em um futuro distópico no qual um vilão derrotou todos os heróis e se auto elegeu presidente dos Estados Unidos. Wolverine, agora um pacifista, é um dos poucos sobreviventes e mora em uma pequena fazenda com sua família enquanto batalha para pagar o aluguel, até que recebe o chamado de um velho amigo.

Mulher Maravilha 
A guerreira amazona que faz muitos caras por aí perderem a cabeça vai ganhar sua primeira aventura solo depois de sua pequena (mas significativa) participação em Batman vs Superman em 22 de junho de 2017. A história se passará décadas antes, quando a princesa amazona se aventura pela primeira vez fora da ilha paradisíaca em que foi criada enquanto uma guerra aflige o mundo dos homens. 

Uma das leituras mais recomendadas para quem quiser conhecer a amazona além de suas participações coadjuvantes em animações é a HQ O Espírito da Verdade, que funciona tanto como uma introdução à personagem como também uma história que mostra sua relevância no mundo moderno. Vale a pena tanto pelo tema quanto pela arte do genial Alex Ross. 

Thor: Ragnarok
O poderoso deus do trovão ganha seu terceiro filme solo em 2 de novembro de 2017.  Ainda sem trama revelada oficialmente, é possível que a história se desenrole em torno do Ragnarok, a apocalipse nórdico. A presença do Hulk está confirmada e uma possível participação do Doutor Estranho também deve acontecer.

Thor: A Queda é, provavelmente, um dos títulos mais aclamados tanto pelos fãs quanto pela crítica e um dos arcos que talvez se aproxime mais da história que será retratada no filme. Essa minissérie mostra o poderoso deus enfrentando o apocalipse ao lado de seus aliados com diversas referências à mitologia nórdica original e a elementos que fizeram parte das décadas de existência do herói.

Liga da Justiça - Parte 1 
Depois de anos de espera, a Liga da Justiça finalmente ganhará uma adaptação cinematográfica decente (espera-se). Homem de Aço, Batman vs Superman e Mulher Maravilha serão usados como ponto de partida para unir os heróis em um grupo para deter os planos de conquistadores interplanetários e destruidores de mundos. 

Para quem quiser ficar por dentro da equipe antes da estreia da primeira parte do filme, em 16 de novembro de 2017, uma leitura bastante útil é a recente HQ Liga da Justiça: Origem, que reconta, nos tempos modernos, como aconteceu a união de seres poderosos e humanos extraordinários com o propósito de proteger o mundo. 

Vingadores: Guerra Infinita

Outro grupo de heróis, dessa vez mais conhecido pelo público, se unirá novamente nas telas do cinema. Em 26 de abril de 2018, os Vingadores se unirão novamente após terem se separado recentemente em Capitão América: Guerra Civil. Os detalhes da trama ainda não foram revelados, mas já se sabe que a história será sobre a batalha entre os heróis da Terra e o conquistador Thanos, vilão que até o momento esteve apenas por trás dos panos durante os acontecimentos dos outros filmes.
 
Para saber de onde veio e como se tornou o vilão temido que ameaça os Vingadores, a leitura de A Ascensão de Thanos é essencial, assim como A Saga de Thanos, publicada originalmente nos anos 1990 e que conta todo o plano do Titã para destruir o universo e o confronto intergaláctico de proporções épicas com o objetivo de detê-lo que se originou. Com esperança, talvez possamos esperar algo da mesma grandiosidade na adaptação cinematográfica que contará com a presença de 68 heróis. 

Aquaman 
Diferente das versões tanto dos quadrinhos quanto das animações, o filme do herói aquático - que estreia no dia 26 de julho de 2018 - promete ter um tom muito menos amigável e com uma pegada bem séria e violenta, o que é sugerido principalmente pela escolha do ator Jason Momoa (o Khal Drogo de Game of Thrones) para dar vida a um dos personagem mais subestimados e desprezados pelos fãs da DC.  

Para quem quiser conhecer mais o personagem, desde um pouco de sua origem até seus dias de glória como o rei de Atlântida, o encadernado Aquaman é um ótimo ponto de partida. Longe das histórias infantis, a obra foge dos estereótipos que foram criados ao longo dos anos da mitologia do personagem para apresentá-lo como um dos heróis mais poderosos e um rei respeitado por seu povo. Uma ou outra referências à piadinhas clássicas sobre “o cara que fala com os peixes” dão ótimos toques de humor à leitura.

Shazam! 
Pouco conhecido do grande público atual e um pouco presente ainda na memória dos fãs das antigas, que assistiram à série de mesmo nome do personagem nos anos 1970, o Capitão Marvel (sem relação nenhuma com a editora concorrente da DC) também ganhará seu filme com data prevista para abril de 2019, com a já revelada participação do ator Dwayne “The Rock” Johnson como o vilão Adão Negro.

Quem quiser conhecer melhor a origem e a mitologia do personagem pode encontrar na HQ Shazam! Com Uma Palavra Mágica... uma leitura bastante completa e explicativa antes de saber como será feita a adaptação desse herói quase desconhecido para as telonas.

 


Luis Carvalho