Google irá lançar smartphone para montar em 2017 O objetivo é bem simples: permitir que qualquer usuário possa criar e personalizar seu smartphone através de módulos de hardware gplus
   

Google irá lançar smartphone para montar em 2017

O objetivo é bem simples: permitir que qualquer usuário possa criar e personalizar seu smartphone através de módulos de hardware

Confira Também

Google planeja lançar em setembro de 2017 o smartphone modular, ou seja, um aparelho que poderá ser montado com diversos componentes pelo usuário. A invenção foi batizada com o nome de projeto Ara.

O anúncio foi feito na conferência anual de programadores da empresa. "No ano que vem, 'Ara' estará disponível para os consumidores", informou o Google.  A ideia é que os desenvolvedores tenham acesso a uma versão específica do Ara e, a partir daí, criem aplicativos específicos para o aparelho.

O Ara apresenta uma estrutura básica chamada de esqueleto, sobre a qual o usuário pode acrescentar blocos. Cada componente contará com diferentes funções, como, por exemplo, câmera, sensores, alto-falantes entre outros.

"O Ara estará para os smartphones como os aplicativos estiveram para o software", destacou o Google.

O primeiro protótipo foi apresentando em março de 2015, durante o congresso mundial de telefonia móvel em Barcelona. Na ocasião, o Google disse que esperava criar uma verdadeira indústria em torno deste novo modelo, oferecendo um acesso mais fácil à Internet aos habitantes dos países emergentes.

Entretanto, produto ainda não tem preço de mercado estimado.


Ed Leandro