Como fazer molho de pimenta Se no dos outros é refresco, aprenda a fazer um molho de pimenta porreta, aquele que com uma gotinha você já pede arrego gplus
   

Como fazer molho de pimenta

Se no dos outros é refresco, aprenda a fazer um molho de pimenta porreta, aquele que com uma gotinha você já pede arrego

Confira Também

Existem basicamente dois tipos de molho de pimentas que utilizamos: o primeiro é feito batendo no liquidificador a pimenta, cebola, tomate, azeite, vinagre e sal. Fica parecido com estes molhos prontos que a gente vê por aí nos botecos da cidade. Alías, buteco que é buteco tem o seu molho de pimenta caseiro. Tabasco é para os “coxa creme” e para a elite branca - só pra não perder a oportunidade de usar este termo da moda.

Mas.....indo ao que interessa, acho legal aqueles molhos de pimenta que você pinga só uma gotinha do óleo da conserva e tem vontade de chamar a tua mãe de tanto que o abençoado arde.

Vai aqui uma receita mole mole: 

  • Escolha as pimentas de sua predileção, tire os cabinhos, perfure-as com a ponta de uma faca e coloque-as em uma panela pequena com meia xícara de cachaça, meia xícara de vinagre de vinho branco e uma xícara de azeite.
  • Coloque esta panela dentro de outra contendo água para fazer um banho maria.
  • A vantagem de se fazer em banho maria e que a temperatura não vai passar dos 96 graus C, já que aqui em SP estamos a 800 m de altitude e é essa a temperatura de ebulição da água. Isso faz com que a pimenta não queime e seus óleos essenciais não sofram transformações. 
  • Esse processo é o que chamamos de infusão (sacar o sabor e os aromas ) com a temperatura. Exatamente o mesmo processo de um chá. Pode-se acrescentar a essa mistura alguns dentes de alho, alguns grãos de pimenta do reino, ou coentro...enfim, o freguês é que escolhe.
  • Depois de uma hora, retirar do fogo, tampar e deixar na geladeira por 4 horas, passada as quatro horas, destampar para o ar quente sair e tampar novamente. Fica o bicho.
Quanto você for escolher a sua pimenta consulte a escala de Scoville (farmacêutico americano) que classificou as pimentas quanto ao seu grau de pungência.

A pimenta mais animal, super over powerplus chama-se escorpião de trindade. Outro dia, tive a oportunidade de colocar um pedacinho quase invisível sobre a língua e imediatamente cuspir. É insano, não dá pra acreditar que alguém coma aquilo e o pior é que tem neguinho que come.

Pra vocês terem uma idéia, a nossa malagueta tem até 50 mil de pugência segundo a classificação na escala de Scoville, enquanto a Scorpion tem mais de um milhão e quatrocentos mil.  Fazendo uma conta de padeiro – nada contra os padeiros – a trindade Scorpions é 28 vezes mais picante que a malagueta.

Quero vê se tu é macho mesmo!


Ricardo Lorenzi