X-Men em exposição no MIS Para homenagear a séries de filmes dos mutantes da Marvel, Museu da Imagem e do Som exibe peças originais de gravações gplus
   

X-Men em exposição no MIS

Para homenagear a séries de filmes dos mutantes da Marvel, Museu da Imagem e do Som exibe peças originais de gravações

Confira Também

Como forma de homenagear os filmes passados que se tornaram sucesso entre os fãs das histórias em quadrinhos e do público de cinema, o Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, realiza uma exposição com itens originais utilizados nas gravações da série de filmes X-Men. O evento ocorre também como forma de promover o sexto filme da franquia, X-Men: Apocalypse, que estreia em 19 de maio de 2016.

Sucesso de público desde a década de 1960, o grupo formado por seres geneticamente poderosos conhecido como X-Men surgiu nas histórias em quadrinhos publicadas pela editora Marvel e, ao longo do anos, ganhou novas mídias como a TV e o cinema. Os jovens dos anos 90 irão se lembrar com nostalgia da aclamada série em desenho animado desses personagens fantásticos, enquanto quem cresceu no início dos anos 2000 irá se lembrar melhor da saga de filmes que trazia o até então desconhecido ator Hugh Jackman como o feroz mutante imortal Wolverine, personagem que passaria a ser idolatrado pelo público nos filmes seguintes da série.

Em exposição no MIS estão 41 itens originais que foram utilizados durante as gravações dos filmes pelos próprios atores. A mostra é dividida cronologicamente entre cada filme que faz parte da saga até o momento.

Exposição sala a sala


A abertura da exposição se dá com uma ambientação familiar aos fãs, com a Mansão Xavier, o lar e a escola dos seres. Nesse primeiro momento, a impressão que se tem é de estar realmente em um corredor da mansão. Exposto nesta parte estão a roupa utilizada pela mutante Tempestade (interpretada por Halle Berry), objetos de cena e desenhos que serviram para guiar a produção do filme. 

Na parte seguinte, o visitante é “teletransportado” para o segundo filme da franquia, onde ele pode ver de perto todos os detalhes dos objetos utilizados em cena, como o aparelho Cérebro, utilizado pelo mentor Professor Xavier para encontrar novos mutantes para se juntar a sua luta por liberdade e igualdade entre os seres e os acessórios utilizados pelo ator Alan Cummings em sua interpretação como o mutante Noturno.

O próximo cenário é dedicado ao terceiro filme da franquia, o último da primeira trilogia dos mutantes. Mais acessórios são apresentados com riqueza de detalhes como o óculos utilizado pelo mutante galã Ciclope, o capacete do violento Juggernaut (me recuso a chamá-lo de “Fanático”) e a roupa utilizada por Famke Janssen como Jean Grey em sua encarnação como a vilã Fênix.

Na próxima sala, o visitante pode sentir a mudança de ambientação ao se aproximar do cenário e dos acessórios utilizados no quinto e no sexto filmes da série X-Men. Com o objetivo de funcionar como reformulação e prelúdio da trilogia dos anos 2000, os novos filmes se passam nas décadas de 1960 e 1970, respectivamente. Os itens e as roupas expostos fazem jus à época: possuem um visual mais retrô, como o primeiro uniforme utilizado pela equipe e os equipamentos um tanto rústicos.

A visita termina com a promoção do próximo filme da franquia, X-Men: Apocalypse. Por meio de imagens e um vídeo informativo, é possível ter acesso a algumas informações especiais sobre o filme e ainda tirar uma foto junto a um painel usando as garras do mutante Wolverine. Um encerramento digno dos fãs dos quadrinhos mais apaixonados pela história da equipe.

Informações essenciais

Entrada gratuita

Onde – Foyer do Museu da Imagem e do Som

Quando - 17 de maio a 3 de julho

Horário – De terça à sábado, das 12h às 21h

Endereço – Avenida Europa, 158 

Telefone – 2117-4777

Veja mais algumas imagens da exposição. 

 

 

 

 

 

 

 

 


Luis Carvalho