St. Patrick's Day: curiosidades e onde comemorar Saiba mais sobre festa irlandesa que vem se popularizando no Brasil e no mundo gplus
   

St. Patrick's Day: curiosidades e onde comemorar

Saiba mais sobre festa irlandesa que vem se popularizando no Brasil e no mundo

Confira Também

O St. Patrick's Day, que é festejado em 17 de março, é um dos principais feriados na Irlanda, em memória de São Patrício, santo padroeiro que disseminou o catolicismo no país.

Durante 4 ou 5 dias as pessoas comemoram a data com muito desfile e fantasias pelas ruas das cidades, onde acontecem muitos shows ao ar livre - muito similar ao nosso Carnaval. Durante à noite, a farra continua nos pubs da cidade com festas regadas a muita cerveja e uísque irlandês.

Há alguns anos a festa vem sendo comemorada em diversos lugares do mundo e se tornando cada vez mais popular, portanto se você nunca participou do St. Patrick's Day é bem capaz que venha a participar em breve. 

Para te deixar a par de uma das festas mais populares do mundo, confira abaixo algumas curiosidades sobre a data e onde você conseguirá celebrá-lo em São Paulo este ano.

Principais curiosidades do Saint Patrick's Day

1 – Apesar de ser conhecido como Patrick, o nome original do padroeiro era Maewyn Succat. 

2 – Maewyn era de uma família rica e influente na Grã-Bretanha. Quando tinha 15 anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e foi obrigado a trabalhar como escravo. Certo dia, após ouvir vozes na qual ele creditou ser Deus, o menino conseguiu fugir e retornar a sua terra natal, onde novamente ouviu o chamado divino e resolveu se tornar um missionário e disseminar o Cristianismo na Irlanda. Após 15 anos de estudo virou um sacerdote e assumiu o nome Patrick (Patrício em português, que significa pai).

3 – Uma das marcas registradas de São Patrício é um trevo de três folhas, que era utilizado para explicar a doutrina da Santíssima Trindade. Daí surgiu um dos principais símbolos da festa e também a utilização da cor verde. 

4 – A primeira cor associada ao Saint Patrick’s Day foi o azul. No entanto, após a Rebelião Irlandesa de 1798, na qual soldados utilizavam um trevo em suas lapelas, a cor verde se popularizou na celebração.

5 – Hoje em dia o verde é tão relacionado à festa que todo o país se pinta com a cor durante os dias de folia. Para você ter uma ideia, até o chope servido tem a cor verde. Para chegar à coloração são adicionadas algumas gotas de menta, ou corante à bebida.

6 – Outro símbolo da festa é o duende, conhecido como Leprechaun, É muito comum ver pessoas utilizando fantasias e decorações ligadas ao personagem, que sempre está associado a muita alegria, música e dança.

7 – A harpa também é uma das marcas do festival, isso porque o instrumento musical é considerado um símbolo nacional irlandês.

8 –  Engana-se quem pensa que é só na Irlanda que o feriado é comemorado. Em todos os países que tem a língua inglesa como oficial, a festa já é amplamente celebrada. Em Chicago, nos EUA, desde 1962 já é tradição as águas do rio da cidade serem pintadas de verde. Em outros lugares o verde é utilizado na iluminação dos principais pontos turísticos.

St. Patrick's Week

Confira abaixo onde comemorar a St. Patrick's Week em algumas cidades do Estado de São Paulo: 

São Paulo - Capital

Santo André

São Bernardo do Campo

São Caetano do Sul

São José dos Campos

Sorocaba

Bauru


Juliano Buzato