Ser amigo de ex pode indicar transtorno de personalidade Pesquisa comprova que apego excessivo a relacionamentos passados tem relação com traços de psicopatia, maquiavelismo e narcisismo gplus
   

Ser amigo de ex pode indicar transtorno de personalidade

Pesquisa comprova que apego excessivo a relacionamentos passados tem relação com traços de psicopatia, maquiavelismo e narcisismo

Confira Também

Términos são uma parte normal na vida de qualquer pessoa. O natural é que depois os envolvidos sigam com suas vidas e mantenham um contato mínimo (se houver) devido ao carinho e respeito mútuo existente. Porém, em casos mais raros, o amor dá lugar à amizade entre o casal, o que além de poder parecer estranho, tem indícios de transtorno de personalidade, como indicaram pesquisas feitas pela Universidade de Oakland, nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, cultivar uma amizade com uma pessoa com quem você se relacionou após um término aponta traços característicos de psicopatia na sua personalidade. Mas, calma! Isso não quer dizer que todo mundo que é amigo da ex-namorada vai acabar usando uma camisa de força.

A conclusão tem como base o resultado dos testes conduzidos pelos pesquisadores Justin Mogilski e Lisa Welling, que entrevistaram 861 pessoas e perguntarem como o casal se via, como o relacionamento se tornou amizade e se eles estavam se dando bem. Além disso, cada participante preencheu um questionário com o objetivo de revelar sua personalidade.

O principal objetivo do questionário era identificar nos participantes traços de personalidade relacionados com a psicopatia, o maquiavelismo e o narcismo, a chamada “tríade obscura” na psicologia.

Em diversos casos, como apontado pela pesquisa, a amizade entre um ex-casal tinha como motivação razões psicológicas e não afetivas. Pessoas de características manipuladoras, racionalidade exacerbada e sangue frio são as que possuem mais tendência a manter amizade após o término. O interesse em manter a proximidade, portanto, seria motivado pela possibilidade de obter vantagens como sexo e dinheiro.

"Os homens classificaram o acesso a sexo de forma mais alta em importância que as mulheres, o que é consistente com outros estudos que mostram que homens são mais propensos a continuar uma amizade por atração sexual", explica a pesquisadora Lisa Welling. "Embora um término normalmente marque o fim de um relacionamento amoroso, a pesquisa sugere que a troca de recursos entre ex-parceiros pode se estender para além da dissolução amorosa".


Luis Carvalho