Produtos imperdíveis para o cuidado de uma barba ruiva As barbas com coloração mais clara, como a ruiva, exigem um cuidado especial gplus
   

Produtos imperdíveis para o cuidado de uma barba ruiva

As barbas com coloração mais clara, como a ruiva, exigem um cuidado especial

Confira Também

* Conteúdo patrocinado por Beard

Assim como os cabelos, a barba também possui tons variados, que podem ser os mesmos ou não dos cabelos. É mais normal que elas sejam um pouco mais escuras do que os cabelos, mesmo quando são casos de barbas claras. Ainda assim, existem aqueles barbudos que parecem ser descendentes diretos dos lendários vikings, com uma barba ruiva ou loira tão clara quanto ou até mais clara que o cabelo. 

Pois saiba que, assim como existem produtos específicos para cada tom de cabelo, hoje em dia temos diversos produtos para cuidar dos vários tipos de barba, seja o tom mais escuros, ou os mais claro, sobretudo as barbas ruivas e loiras. Vejamos como essas diferenciações funcionam na prática, e como você pode cuidar deles muito bem.

O que diferencia a barba ruiva e loira das demais?
As barbas mais claras possuem propriedades específicas que lhe dão esta pigmentação. Ela pode vir dos mesmos genes que dão o cabelo loiro ou ruivo aos usuários, como pode ser uma mutação do McR1, que dá a pigmentação ruiva - o que explica o fato de você ver por aí um cara de cabelos escuros, barba ruiva, e não ser algo pintado. E sim, tem como ver a diferença entre algo natural e artificial.

Em termos de proteção e outros benefícios naturais da barba, os pelos faciais ruivos e loiros não se diferenciam muito quanto à proteção da pele do sol, o crescimento e o volume - essas são características inerentes a outros genes. E convenhamos: uma barba ruiva e uma barba loira chamam bem mais atenção do que os pelos faciais castanhas e escuros. Chega a ser uma competição desleal.

Mas toda essa raridade pedem um “preço”: por serem um pouco mais claros, os pelos faciais desse tipo são mais sensíveis ao sol. Isso quer dizer que as funcionalidades mais saudáveis da barba acabam sendo um pouco menos eficientes nos pelos ruivos e loiros em comparação aos pelos escuros, o que pede um pouco mais de cuidado.

Viu como a diferença é mais expressiva? Agora vamos para alguns cuidados que vão facilitar e muito a vida dos barbudos ruivos e loiros. 

Como cuidar da barba ruiva?

As dicas a seguir servem tanto para a barba ruiva como a barba loira. Na prática, os cuidados não são diferentes dos demais tipos de barba. O que chama atenção, especificamente no caso delas, é que seus produtos, frequência no uso e atenção nos detalhes são ainda mais importantes. 

A atenção mais importante que os barbudos precisam dar aos seus pelos ruivos ou loiros é quanto ao sol. Por terem uma pele um pouco mais sensível, é importante utilizar produtos que ajudem a proteger a pele dos efeitos solares. Um balm para barba, ou ainda um óleo com propriedades específicas para os pelos ruivos e loiros, é suficiente para garantir a proteção. O mesmo vale para o shampoo para barbas, que deve ser preferencialmente direcionado para barbas mais claras.

A frequência é outro fator ainda mais importante, sobretudo em épocas quentes como o verão. Tanto a limpeza como a aparação devem ser mais apuradas e constantes, até pelo fator estético: pense no destaque negativo que um visual do tipo vai receber por conta da uma barba tão chamativa ficar desalinhada, desgrenhada ou suja.

E por fim, tal como a barba, a pele de um barbudo pertencente a essa categoria tão rara e respeitada deve ser ainda mais cuidada, especialmente no rosto. Trata-se de uma pele ainda mais sensível do que os pelos, facilmente marcada pelo sol. Um bom protetor solar, ou o próprio balm para barba, vai ajudá-lo a manter o visual estiloso em dias mais quentes.

Curiosidade sobre as barbas claras

Elas são cheias de charme e são motivo de curiosidade e até fobias mundo a fora. E rapaz, ter esses conhecimentos na ponta da língua é uma ótima forma de quebrar o gelo em situações sociais, e de quebra dar aquela “carteirada nerd” que um bom conhecedor de suas origens barbudas é capaz. Vejamos alguns exemplares curiosos.
  • Thor, aquele super-herói clássico da Marvel inspirado na mitologia nórdica, passou a deixar a barba nos quadrinhos apenas depois da aparição de Chris Hemsworth como o deus nórdico nos cinemas. Até hoje o visual icônico é mantido;
  • Existe uma lenda brasileira envolvendo a barba ruiva. Trata-se do Barba Ruiva, um sujeito misterioso que vivia escondido de uma lagoa no Piauí, ficando escondido para espionar as moças enquanto elas se banhavam. Por muito, a lagoa do Paranaguá deixou de ser visitada tamanho o medo que o tal Barba Ruiva causava nas pessoas;
  • Hulk Hogan, um dos representantes mais conhecidos das barbas loiras, foi simplesmente proibido de tirar seu bigode! Teve uma época em que o famoso lutador de Wrestling quis tirar o bigode icônico, mas o Instituto Americano dos Bigodes, por meio de uma petição pública, pediu para que ele não o retirasse, e ele acatou, felizmente;
  • A gingerfobia é um dos tipos mais raros de fobia, e está relacionado ao medo de pelos vermelhos. Em suma, é a fobia contra pessoas ruivas, e afeta mais na Europa. Você acredita? Pois se existem fobias dos mais variados tipos, com a barba ruiva não seria diferente.

A barba ruiva, assim como a loira, guarda um grande potencial para os barbudos que desejam explorá-la. Trata-se de um exemplar raro, que se bem explorado com os devidos produtos, pode ficar ainda mais interessante para si mesmo mesmo, e para os olhares a volta. Invista no seu potencial natural.


* Sobre o patrocinador deste conteúdo

Beard é uma loja de produtos para barba, cabelo, bigode e acessórios que complementam e aprimoram o visual do homem moderno. Especializada em cuidados pessoais e produtos masculinos, oferece uma vasta gama de produtos para os cuidados do cabelo, rosto e corpo. Trabalha com produtos de marcas nacionais e internacionais originais para trazer os melhores produtos aos clientes.