Como combinar a gravata com a camisa social corretamente Aprender como combinar camisas e gravatas é essencial a todo homem de estilo. Veja dicas e não erre mais na hora de aliar as peças gplus
   

Como combinar a gravata com a camisa social corretamente

Aprender como combinar camisas e gravatas é essencial a todo homem de estilo. Veja dicas e não erre mais na hora de aliar as peças

Confira Também

No dia a dia do homem moderno, uma gravata e uma camisa tornam-se peças essenciais. Seja para um jantar romântico com a namorada, uma entrevista de emprego ou mesmo para trabalhar sem fazer feio no guarda-roupa, saber combinar perfeitamente sua camisa com uma gravata é uma habilidade importantíssima - mas que poucos parecem dominar. "Posso combinar estampas?", "que gravata uso com camisa xadrez?" e "que gravatas combinam com camisa colorida?" são algumas das perguntas mais frequentes entre os homem que não sabem aliar as peças, então vamos respondê-las.  


Quer aprender a combinar camisas e gravatas corretamente? Confira essas 5 dicas matadoras para nunca mais ter problemas com as peças e fazer bonito em toda e qualquer ocasião.

NA DÚVIDA, ESCOLHA CAMISA CLARA E GRAVATA DE COR FORTE

Aqui não tem como errar. A combinação básica entre camisas claras com gravatas de cores fortes (ex: camisa branca e gravata preta) é a mais comum de todas e faz sucesso em qualquer ocasião. Por isso, na dúvida, invista nessa combinação quando não quiser arriscar algo mais ousado. Essa dica vale tanto para gravatas tradicionais quanto a de modelo slim.

CRIE CONTRASTE ENTRE AS CORES DA GRAVATA E DA CAMISA

Muito parecida com a dica acima, criar contrastes entre as cores da gravata e da camisa serve tanto para camisas de cor clara com gravatas de cor forte quanto vice-versa. Aqui, a ideia é sempre evitar que os tons das peças sejam muito idênticos, o que pode arruinar o seu visual por completo. Se for usar tanto camisa quanto gravata da mesma cor, cuide para que que sejam de tonalidades diferentes. 

SE OPTAR POR USAR UMA GRAVATA ESTAMPADA, PREFIRA CAMISA LISA E VICE-VERSA

Gravatas ou camisas estampadas (xadrez, com listras, bolinhas, desenhos etc) já são, por si só, bastante chamativas. Por isso, quando for usar um das peças, prefira combiná-las com uma camisa ou gravata lisa. Dessa forma, seu visual ficará mais limpo e não muito pesado, ideal para um dia normal de trabalho, um encontro, um casamento etc. 

SE FOR USAR AS DUAS PEÇAS ESTAMPADAS, TOME CUIDADO PARA NÃO REPETIR OS PADRÕES

É claro que, se você insistir em usar ambas as peças, camisa e gravata, com estampas, você tem toda a liberdade para fazê-lo. Porém, saiba que é um visual muito mais arriscado e difícil de montar. Você talvez precise de mais tempo para escolher as peças que mais combinam entre si e não desanime se não ficar bom da primeira vez: teste novas combinações. Aqui, as dicas são escolher diferentes tipos de estampas (ex: camisa xadrez com gravata de listras, nunca xadrez e xadrez) e procurar peças de cores próximas.

SE USAR GRAVATAS DE CORES FORTES, PROCURE COMBINÁ-LA COM O TERNO

Lá na primeira dica já falamos que o ideal é que você combine uma gravata de cor forte com uma camisa mais clara, para não criar um visual muito pesado. Agora, para completar o conjunto, a dica é combinar esta mesma gravata com o terno que você irá usar durante o dia. Lembre-se: o terno não deve combinar com a cor da camisa, mas com a gravata do dia.

 


Luis Carvalho