Casacos masculinos: conheça os principais modelos para usar no inverno Quer se proteger do frio do inverno com um estiloso casaco? Conheça os principais modelos, veja exemplos e inspire seu visual gplus
   

Casacos masculinos: conheça os principais modelos para usar no inverno

Quer se proteger do frio do inverno com um estiloso casaco? Conheça os principais modelos, veja exemplos e inspire seu visual

Confira Também

Uma peça de vestuário útil para qualquer homem em dias mais frios, o casaco possui suas próprias variações de modelo de acordo com diferentes estilos e necessidades. Baseados nas camisas de mangas compridas, os casacos têm uma longa história até chegar à peça da moda masculina como os conhecemos hoje. 

VEJA TAMBÉM 

Quer saber qual casaco escolher para esquentar você nesse inverno? Confira quais são os diferentes modelos e inspire-se para criar seu visual ideal para enfrentar o frio com muito estilo.

CASACO CHESTERFIELD (CHESTERFIELD COAT)

Considerado o modelo de casaco mais formal, o Chesterfield foi criado por volta de 1800 na Inglaterra e era bastante utilizado pelos aristocratas da época. Por aqui, o casaco ficou conhecido simplesmente como sobretudo e lembra bastante um blazer alongado. É indicado tanto para ocasiões formais quanto informais, por combinar muito bem com ternos e com uma simples combinação de jeans e camiseta. Na maioria das vezes é feito em tweed, mas a lã também é um material recorrente. Apesar do preto e cinza serem as cores mais comuns, é possível encontrar em marinho, marrom e vinho.

CASACO DUFFLE (DUFFLE COAT)

Originário da cidade de Duffel, na Bélgica, esse casaco é bastante popular atualmente devido suas origens militares. Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, o casaco Duffle fez parte do uniforme dos oficiais da Marinha Real Britânica, o que justifica seus característicos fechos de madeira, desenhados para permitir que fossem abertos e fechados rapidamente mesmo ao usar luvas em alto mar. O tecido original era a lona, mas hoje é possível encontrar o casaco Duffle também em lã, algodão, sarja e muitos outros. Originalmente em marinho e camelo, hoje é comum encontrar nas cores vermelho, amarelo e verde militar.

PARKA 

A tradicional Parka foi criada pelos povos indígenas do ártico para proteção contra o intenso frio da região durante expedições de caça e originalmente era feita com pele de focas. Casaco comprido, com tecidos grossos e quentes, sua característica marcante é o capuz com pelos e em tons arenosos. Com versões em nylon, moletom, jeans e até mesmo tricô, seu comprimento pode chegar até metade da coxa. Apesar das cores mais tradicionais serem o verde militar e o cáqui, é possível encontrar modelos em vermelho, marrom, cinza, preto e vinho.

PEA COAT

Sem origem específica, mas popularizado por marinheiros holandeses que os utilizavam para suportar as adversidades da vida no mar, o casaco Pea Coat tem como principais características o o abotoamento duplo, lapela larga, bolsos na altura do tórax e comprimento até o final do dorso. Até hoje encontra-se modelos com âncoras desenhadas nos botões, fazendo referência ao seu passado marítimo. Tradicionalmente feito de lã rústica, as versões mais atuais são feitas em sarja, gabardine, jeans e até moletom. Tem o azul como cor original, mas o preto ganhou respeito e hoje é tão popular quanto, o que não impede de encontrar modelos em verde, marrom e beje.

TRENCH COAT

Feito originalmente com tecidos impermeáveis, o uso do casaco trench coat remete desde meados de 1850, porém foi com o uso do exército Britânico e Francês na Primeira Guerra que ele se popularizou - daí o nome, que significa "casaco de trincheira". Suas principais características são abotoamento duplo, lapela larga que se cruza no peito quando totalmente fechada, bolsos na altura da cintura e cinto para ajudar a manter casaco fechado e acinturado. Feito originalmente em gabardine, hoje é comum encontrar versões do casaco em couro, sarja, jeans e lã. Apesar de sua cor mais tradicional ser o bege, a Burberry hoje faz casacos de todas as cores.

CASACO CORTA VENTO (RAINCOAT)

Casaco leve, impermeável e ideal para enfrentar a queda de temperatura, o raincoat pode variar entre diferentes estilos. Por ser um casaco pouco volumoso, é possível guardá-lo em qualquer bolsa ou pasta para ir trabalhar.  Em muitos casos são feitos de tecidos sintéticos como o nylon, mas já existem versões em material de alta tecnologia que são impermeáveis e não amassam, tonando-se a opção ideal para levar dobrado em uma mochila ou ser deixado no carro para uma emergência. O raincoat  não tem uma cor tradicional ou original, então pode ser encontrado em qualquer cor, como branco ou amarelo.

 


Luis Carvalho