Como ter uma Barba Viking? Saiba como fazer, cuidar e que produtos usar Se você sonha em esbanjar uma barba cheia digna dos guerreiros Vikings, saiba como fazer uma e que produtos usar no dia a dia gplus
   

Como ter uma Barba Viking? Saiba como fazer, cuidar e que produtos usar

Se você sonha em esbanjar uma barba cheia digna dos guerreiros Vikings, saiba como fazer uma e que produtos usar no dia a dia

Confira Também

Se você é fã da série Vikings, do History Channel, já deve estar bem familiarizado com as imponentes barbas ostentadas pelos corajosos guerreiros que dão nome ao programa. A história - que conta a saga do guerreiro lendário Ragnar e de sua família em busca de tesouros e glória em terras estrangeiras – é recheada de personagens com barbas de dar inveja a qualquer homem.

Símbolo da cultura Viking, as longas barbas possuíam (e ainda possuem) um objetivo além da simples estética. Eram elas que indicam o quão bom um guerreiro era, pois o homem que perdesse um combate era obrigado a cortar sua barba - mais ou menos como acontecia com os samurais, que cortavam seus cabelos. Adotadas pelos homens modernos, as barbas ainda são um símbolo de virilidade e masculinidade reconhecido e respeitado.

LEIA TAMBÉM:

E aí, ficou interessado e está a fim de cultivar uma bela duma barba para adotar o estilo Viking? Unimos aqui algumas dicas para você ter sucesso nessa missão, confira:

|DEIXE SUA BARBA CRESCER PELOS PRÓXIMOS MESES

É óbvio que para você conquistar a sua tão desejada barba viking, você precisará deixar os pelos faciais crescerem livremente por um bom tempo. Tanto a velocidade quanto a quantidade podem ser diferentes para cada um, mas, felizmente, existem alguns pequenos truques que você pode adotar no seu dia a dia para facilitar o crescimento da barba. Confira abaixo.

|COMECE UMA DIETA DE ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNAS

Alimentos ricos em proteínas como ovos, leite, carne, salmão, feijão, legumes, nozes, sementes e grãos estimulam o crescimento dos pelos no resto. Outra opção para comer como um verdadeiro Viking é fazer a dieta nórdica, que consiste em comer muitos legumes e frutas primeiro, para em seguida consumir muita carne e frutos do mar. Além de aumentarem a massa muscular, esses alimentos aceleram o crescimento dos pelos faciais.

|EVITE O STRESS NO DIA A DIA

Assim como a alimentação e a qualidade do sono, o stress é o terceiro fator determinante para o crescimento da sua barba. Assim como o excesso de stress no seu dia a dia pode causar a queda de cabelo, sua barba também sofrerá as consequências de seu temperamento. Portanto, é melhor começar a praticar yoga, tomar suco de maracujá ou o que for necessário para impedir o stress no seu cotidiano se deseja conquistar a verdadeira barba Viking.

|DURMA BEM TODOS OS DIAS

Não basta apenas mudar a sua dieta para que seus pelos faciais crescem bem. Dormir bem e estar suficientemente descansado todos os dias também influencia - e muito - na saúde dos seus pelos. Se você alguma vez teve queda de cabelo devido a noites mal dormidas, sabe que é verdade. Então esqueça ficar na TV ou no computador até tarde e trate de ir pra cama em um horário adequado.

|VÁ COBRINDO AS FALHAS QUE APARECEM

À medida que sua barba for crescendo aos poucos, talvez você perceba algumas falhas no crescimento dos pelos. Essas uniformidades podem arruinar totalmente a sua futura barba Viking, então é essencial que você as elimine o quanto antes. Você pode recorrer a alguns truques de penteado para esconder os buracos com o excesso de pelo de outra parte do rosto ou - e melhor ainda - aplicar algum dos produtos que estimulam o crescimento dos fios.

|TENHA PACIÊNCIA, NÃO DESISTA NO CAMINHO

A essa altura do campeonato, é capaz que você esteja já um pouco de saco cheio do excesso de pelos no rosto, que além de coçar e dar trabalho para manter limpos, ainda não se assemelha nem um pouco àquela barba Viking que você queria lá no começo dessa história. A dica é: espere! Mesmo que sua barba esteja crescendo aos poucos e um pouco desajustada, é essencial que você simplesmente dê tempo ao tempo e não decida raspar tudo ao sentir-se frustrado.

|APARE AS PONTAS PARA ELIMINAR FIOS DANIFICADOS

Enquanto cresce, sua barba precisará de algumas aparadas de vez em quando, mas sem excessos. Cortar as pontas dos fios de vez em quando o ajudará a crescer mais saudável, tem as possíveis pontas duplas (elas não temidas apenas pelas mulheres, viu?!) que podem ter se formado. Além disso, aparar os pelos vai tirar um pouco do aspecto de desajeitada da sua barba.

|USE A TESOURA PARA DAR FORMA À SUA BARBA

Se você seguiu corretamente todos os passos anteriores, sua barba já deve estar dando sinais da virilidade Viking que você tanto desejava. Essa é a hora para começar a dar formato para os pelos de acordo com o seu próprio estilo e seu formato de rosto. O mais indicado é que você mantenha os pelos das bochechas menores e dê mais volume à parte de baixo do rosto. O estilo "Ducktail", aquele pontudão, costuma ser o mais usado por quem adota a barba Viking.

|TENHA UM PENTE PARA A BARBA SEMPRE À MÃO

Durante todo o processo de crescimentos dos pelos da sua barba e principalmente quando ela já tiver um volume que você considere adequado, tenha sempre um pente para a barba no bolso. Além de eliminar o frizz dos fios, o pente ainda ajuda a espalhar a oleosidade natural do seu rosto para os fios, dando uma aparência melhor a eles. Se você ainda não garantiu um, providencie o acessório para já!

|QUE PRODUTOS VOCÊ DEVE USAR NA SUA BARBA VIKING?

Você persistiu por longos meses e finalmente conquistou seu sonho: você tem uma barba Viking estilosa para chamar de sua, mas e agora? Bom, amigo, agora é hora de curtir o estilo e deixar sua barba bem cuidada. Para isso, você precisará adotar alguns produtos em seus cuidados estéticos diários. 

Para começar, um bom óleo para barba evitará que seus fios fiquem muito ressecados e desidratados, enquanto uma cera para bigode pode ser útil para deixá-lo mais alinhado. Você precisará também de um shampoo para a barba para quando lavá-la, pois os shampoos tradicionais ou sabonetes podem danificar os fios e irritar a pele do rosto.

|INVISTA EM ACESSÓRIOS PARA UMA BARBA DIFERENTE

Agora que você conquistou com sucesso sua barba Viking e sabe como cuidar dela para deixá-la sempre estilosa, você pode ainda acrescentar alguns acessórios a ela, assim como os Vikings enfeitavam as suas. As presilhas podem ser muito úteis na hora de manter sua barba mais organizada e ainda refletem seu estilo com vários modelos diferentes para escolher. Você pode ainda usá-las para dividir os pelos e criar um visual tipicamente Viking para se achar um pouco entre os amigos.


Luis Carvalho