7 Dicas de como usar boina masculina sem parecer velho Quer adotar o chapéu no visual com estilo sem parecer muito velho? Confira algumas dicas de como usar boina masculina com sucesso gplus
   

7 Dicas de como usar boina masculina sem parecer velho

Quer adotar o chapéu no visual com estilo sem parecer muito velho? Confira algumas dicas de como usar boina masculina com sucesso

Confira Também

Apesar de ser ainda um acessório (erroneamente) muito mais relacionado a pessoas mais velhas, a boina ganha mais adeptos a cada dia, entre artistas, empresários e hipsters. Originalmente utilizada por soldados europeus como alternativa aos gorros, hoje a boina tornou-se uma peça capaz de acrescentar aquele estilo clássico e tradicional a qualquer visual casual ou social de maneira simples, quando bem usada.


Para os dias mais frios, a boina pode ser um acessório muito útil na hora de montar o visual ao dar um toque de elegância, seja com terno e gravata ou camiseta com jaqueta. Da mesma maneira de bonés, chapéus ou gorros, as boinas possuem algumas recomendações para quem quiser adotá-la sem errar.

Ficou interessado em adotar o acessório no seu visual? Confira abaixo algumas dicas de como escolher e usar a boina certa para você, sem parecer que você é aquele "tiozão" das antigas: 

O MODELO DE BOINA QUE MAIS COMBINA COM VOCÊ
Assim como qualquer outro acessório, as boinas possuem diversos modelos entre os quais escolher de acordo com o gosto pessoal de cada um. Os modelos militar, escocês, italiano, francês e espanhol são os principais e cada um possui características que acrescentam estilo ao visual com praticidade. Veja qual deles mais combina com você e comece a usar!

COURO, LÃ, ALGODÃO, SARJA OU CROCHÊ?
Além dos modelos, variam também os materiais dos quais as boinas são feitas. Nos dias mais frios, as boinas em couro e lã são as mais recomendadas, pois esquentam mais. Para dias mais amenos, nos quais você quiser apenas usar o acessório pelo estilo, prefira algodão ou a sarja. Já as de crochê é melhor manter bem distantes da sua cabeça se você não quiser arruinar seu visual por completo. 

EVITE ESTAMPAS OU CORES MUITO CHAMATIVAS
Como a moda masculina costuma dar mais preferência aos itens mais neutros e menos chamativos, evite estampas ou padrões na sua boina e prefira as lisas. O xadrez, por exemplo, pode fazer parecer que você roubou o acessório do seu avô. Dê preferência às cores preta, cinza ou marrom e evite o branco, pois suja fácil. 

PROCURE COMBINÁ-LA COM OUTROS ACESSÓRIOS
Apesar da boina em si já ser um acessório, é possível aumentar sua eficácia com alguns outros itens de estilo. Óculos escuros, por exemplo, dão um toque muito mais casual e jovial à boina e a quem a usa. Cachecóis também são recomendados, desde que sigam o tom neutro da boina. É possível combiná-la até mesmo com a gravata que você usar para trabalhar.

AO SAIR, PROCURE USAR BOINAS MAIS NEUTRAS
A boina é uma peça muito versátil que cai muito bem em ocasiões informais e descontraídas com tranquilidade. Ao sair, por exemplo, para dar uma volta, fazer uma viagem ou ir ao cinema, uma simples boina na cabeça pode ser a diferença entre um visual desleixado e um moderadamente elegante. Aqui, vale a dica de combinar a peça com os outros acessórios e escolher tons mais neutros e que não chamem tanta atenção para a parte superior do seu corpo.

PARA TRABALHAR, COMBINE A BOINA COM O TERNO
Além de ser um acessório ideal para ocasiões mais informais, a boina é também uma peça ideal para aquele "visual de escritório". O truque aqui é procurar combiná-la com o restante da roupa, seja um terno ou um casaco. Lembre-se que dentro do escritório você provavelmente deverá tirar a boina durante o expediente. Combinar a boina com a gravata é outra forma de utilizar a peça com estilo. 

PODE USAR BOINA NO CALOR? SIM!
Apesar da boina ser mais utilizada em dias frios, que exigem algo mais robusto na cabeça para proteger-se contra o frio, a peça pode ser adaptada para os dias mais agradáveis e ainda dar aquele "up" no visual mais simples de jeans e camiseta/camisa. Em vez de escolher por um tecido mais quente, melhor optar por um mais leve, que não esquente demais durante o dia, como as boinas de algodão ou até mesmo as de sarja.


Luis Carvalho