Como cortar seu próprio cabelo Veja como, em alguns passos bastante simples, é possível cortar seu próprio cabelo em casa sem gastar nenhum centavo no barbeiro gplus
   

Como cortar seu próprio cabelo

Veja como, em alguns passos bastante simples, é possível cortar seu próprio cabelo em casa sem gastar nenhum centavo no barbeiro

Confira Também

Cabelo é assunto sério para muitos homens. O visual masculino está muito relacionado ao cabelo e a aparência pode mudar muito dependendo do corte certo ou errado. O cabelo masculino costuma ser muito mais fácil de lidar do que o feminino, sem ter a necessidade de uso de tantos produtos ou de procedimentos tão complicados para deixá-los arrumados. Isso é uma grande vantagem. 

Se você está meio cansado de ter que sair sempre para ir cortar o cabelo, nunca consegue expressar para o profissional o jeito que você quer que fique e sempre acha que ficou uma droga ou não gosta de ter que pagar um valor que você considera alto por algumas tesouradas simples e acha que pode obter um resultado melhor se fizer o trabalho sozinho na própria casa, veio ao lugar certo.

Escolha suas armas

Para essa missão em particular, não são necessárias muitas ferramentas, mas todas são importantes e, na maioria das vezes, indispensáveis para conseguir aquele resultado desejado. Se essa for sua primeira vez, tenha certeza de ter tudo o que é necessário antes de começar a cortar o próprio cabelo sozinho, para evitar ficar na mão na hora H. Compre tudo com antecedência e esteja preparado para ir em frente com o plano. Para isso, são necessários:

- Dois espelhos (um pra parte da frente e outro para trás)

- Um pente fino

- Um tesoura

- Uma lâmina de barbear 

- Um cortador elétrico (não se esqueça dos pentes auxiliares)

- Bastante luz (então lembre-se de pagar a conta ou perca a vergonha e saia de casa)

- Muita coragem e sorte (você vai precisar!)

O corte para cada estilo

O corte que será feito depende bastante do estilo que você que adotar. Muitos homens optam por um estilo bastante simples e prático de cabelos curtos para economizar tempo ou porque possuem fios rebeldes que exigem atenção e trabalho constante para serem mantidos no mínimo de decência (o que enche bastante o saco).

Outros homens gostam de cortes mais personalizados e não tão curtos, com penteados mais trabalhados que exigem cabelos mais compridos, com franja e etc. Apesar de darem mais trabalho e exigirem o toque de um profissional na maioria das vezes, ainda é possível tentar o corte por conta própria e torcer para o resultado ser o esperado, ou próximo disso. 

Para cabelos curtos:

Passo 1 - Separe o equipamento que deverá ser usado durante o processo. Eles devem estar ao alcance da mão e vários serão usados mais de uma vez. Posicione os espelhos para que seja possível ter uma visão clara tanto da parte da frente quanto de trás. Deixe as lâminas afiadas e tenha certeza de que é isso que você quer fazer antes de começar.

Passo 2 - Deixe os cabelos molhados. Para isso, você pode lavá-los ou apenas jogar água neles com um borrifador. Molhados, eles estarão mais “maleáveis” e mais fáceis de serem manuseados. Os fios, quando estão molhados, ficam grudados um no outro e mais macios, o que ajuda na hora de cortar por não emperrarem as lâminas do cortador e ficarem mais fáceis de serem cortados pela tesoura.

Passo 3 - Pegue o aparador e mãos à obra. Escolha o pente auxiliar para o tamanho que tem em mente e comece pela parte de cima da cabeça. Passe o cortador elétrico por toda a extensão da cabeça desde a parte da frente até atrás, em várias direções diferentes. Os cortes masculinos costuma ter os lados menores do que em cima, então escolha um pente menor e repita o processo somente nos lados e atrás. 

Passo 4 - Para igualar as diferenças que possam ter ficado entre a parte de cima e dos lados, use uma tesoura. Segure as mechas mais altas entre os dedos indicador e do meio e, com a outra mão, use a tesoura para aparar o excesso até que fique do tamanho do restante dos fios.

Para cortes mais personalizados:

Passo 1 - Faça o mesmo processo de deixar os cabelos molhados descrito no tópico tutorial anterior.

Passo 2 - Deixe os cabelos repartidos. Trace as divisões e as deixe bem claras para que se possa trabalhar em cada uma separadamente sem se confundir. Use um pente para fazer isso, penteando os fios da parte de cima para frente e os dos lados para baixo. Deixe os cabelos mais “espetados” para que você pode segurá-los mais facilmente.

Passo 3 - Para definir o tamanho que você deseja que seus cabelos fiquem, passe os dedos do meio e indicador por sua extensão até definir onde será feito o corte, observando de frente para um espelho. Corte o cabelo que sobrar com uma tesoura e repita o processo por toda a extensão da cabeça. No topo, vá tirando aos poucos e vendo se o comprimento está como você quer. Se não estiver, repita o procedimento. Para a franja, penteie os cabelos para  frente, cobrindo a testa, e passe a tesoura verticalmente no tamanho que desejar.

Passo 4 - Para finalizar o corte, utilize a lâmina de barbear ou um barbeador elétrico para aparar as laterais. Faça uma separação entre as costeletas e a barba. Para a parte de trás, na nuca, utilize um espelho para ver o que você está fazendo.

Dica - Antes de decidir praticar o corte por conta própria, use as próximas vezes que você for a um cabeleireiro para observar o trabalho do profissional para tentar usar as mesmas técnicas observadas como um ponto de partida quando chegar a hora de tentar sozinho.

A primeira vez é sempre a pior

 Não espere que o resultado seja perfeito logo na primeira vez. Até pegar a prática, você vai precisar de algumas tentativas e erros para alcançar um nível de profissionalismo minimamente adequado para seu corte novo não sair um desastre total. Conhecer o próprio cabelo já ajuda muito, assim você pode escolher os melhores produtos para usar nele.
 
Lembre-se que a prática deixará tudo mais fácil depois de algum tempo e isso poderá ser notado nos próximos resultados. A grande vantagem de cortar o próprio cabelo é a economia tanto de tempo quanto de dinheiro, ideal para homens mais ocupados ou para quem deseja somente guardar algum dinheiro. Além disso, ter que sair para procurar um salão de cabeleireiros unissex ou um barbeiro vazio e que não cobre um preço tão caro por algumas simples tesouradas pode ser uma tarefa bastante chata. 

Então, se você é um dos muitos que não tem paciência pra isso, vá em frente e pode se arriscar.

Espero ter ajudado! (Se não, o jeito é procurar um profissional mesmo!)     


Luis Carvalho