Saiba quais são as mudanças nas regras do futebol para 2019 Após decisão da International Board, critério para mão na bola e protocolo em substituições devem mudar gplus
   

Saiba quais são as mudanças nas regras do futebol para 2019

Após decisão da International Board, critério para mão na bola e protocolo em substituições devem mudar

Confira Também

O futebol começou a utilizar recentemente o VAR, árbitro assistente de vídeo que possibilita ao juiz de campo esclarecer lances duvidosos e, consequentemente, tomar a melhor decisão possível. 

Ainda em processo de implementação nas ligas ao redor do mundo, a novidade tecnológica levanta discussões entre amigos rodada a rodada - há até quem imagina a possibilidade de corrigir grandes erros em Copas do Mundo caso já existisse o VAR.

Pouco mais de um ano após a International Board (IFAB) autorizar as revisões das jogadas por meio do vídeo, este mesmo órgão responsável por alterar regras do futebol traz mais novidades ao esporte bretão. A partir de junho deste ano, algumas mudanças em regras do jogo serão colocadas em prática.

LEIA TAMBÉM

Quando houver toque de mão na bola e isso originar um gol, por exemplo, o tento deve ser anulado, independentemente da intenção. Outra mudança será no protocolo das substituições; em breve, os jogadores não precisarão ir até o meio de campo para serem sacados. A expectativa é que estas alterações já sejam aplicadas durante a Copa América deste ano, no Brasil.

Confira abaixo todas as mudanças nas regras do futebol para 2019:

TIRO DE META
Após uma cobrança de tiro de meta, um jogador de linha não precisará mais deixar a bola sair da grande área para tocá-la. Atualmente, quando um goleiro faz o passe depois de a redonda sair pela linha de fundo, seu companheiro só pode dominar a pelota quando ela sai do grande retângulo.

MÃO NA BOLA
De acordo com a mudança da International Board, gols que forem marcados diretamente com a mão serão anulados, mesmo que o toque seja acidental. Atualmente, jogadas deste tipo carecem de interpretação do árbitro para serem validadas.

CARTÕES PARA TREINADORES
Quando um técnico reclama excessivamente da arbitragem, costuma ser advertido verbalmente pelo quarto árbitro ou juiz de campo. Em caso de reincidência, é convidado a se retirar da beira do gramado. Porém, de acordo com as mudanças oficializadas pela International Board, a partir de junho os treinadores receberão cartões amarelo e vermelho para atos de indisciplina, assim como os jogadores em campo.

SUBSTITUIÇÕES
Ao contrário de como é atualmente, em que os jogadores saem de campo por onde querem no momento da substituição, os atletas em breve precisarão deixar o gramado pela linha mais próxima de onde estão. O intuito, de acordo com a IFAB, é dar agilidade às trocas.

GOLEIRO NOS PÊNALTIS
A partir de junho, os goleiros adquirem o direito de manter apenas um pé sobre a linha nas cobranças de pênalti. Atualmente, os arqueiros devem pisar com os dois pés sobre a linha de fundo durante os penais.

LANCE DE BOLA AO CHÃO
Quando a bola bate no árbitro, o jogo continua, já que ele é considerado "figura neutra". Porém, quando isso acontecer no segundo semestre de 2019, o árbitro irá interromper o andamento da partida e ordenará que o jogo seja reiniciado com bola ao chão. 


Rudiney Freitas