5 dicas para pontuar bem no Cartola O joguinho digital de futebol vem crescendo cada vez mais e ganhando inúmeros adeptos por todo o país gplus
   

5 dicas para pontuar bem no Cartola

O joguinho digital de futebol vem crescendo cada vez mais e ganhando inúmeros adeptos por todo o país

Confira Também

Provavelmente você já ouviu falar do Cartola, o jogo digital que utiliza as estatísticas dos jogadores da Série A do Brasileirão como referência para sua pontuação. 

Com cada vez mais adeptos, não é difícil encontrar uma rodinha de amigos no trabalho discutindo sobre o jogador que todo mundo apostou e negativou. Cometeu faltas, levou cartão amarelo, ficou em impedimento, perdeu pênalti... enfim, só deu desgosto. 

LEIA TAMBÉM 

Apesar de ser divertido bancar o técnico durante o ano, quem deseja mandar bem nas ligas e mostrar aos amigos qual time é o melhor, deve prestar atenção em alguns passos a serem seguidos. Não é simplesmente fechar os olhos, escalar os jogadores uma rodada e esquecer de montar o plantel na outra, e então deixar a sorte cuidar de tudo. É preciso um bom planejamento.

| ANALISAR OS CONFRONTOS 
Claro que o Cartola, assim como o futebol, é imprevisível; também precisa-se de sorte. Mas identificar coisas básicas, como os confrontos "fáceis" da rodada, pode ajudar no bom desempenho do time. 

O segundo colocado da tabela enfrenta o lanterninha em casa? Apostar em jogadores do vice-líder pode ser uma boa! O líder e o terceiro na tabela se enfrentarão? É melhor ser cauteloso... 

Claro que de vez em quando um dos animais mais ilustres do futebol, a zebra, vai dar as caras. Às vezes o último no campeonato joga fora de casa contra o líder e enfia 2 a 0. Faz parte! Mas você seguiu a probabilidade, pelo menos.

| OLHO NAS ESTATÍSTICAS
Ficar atento nesse quesito é vital para se dar bem no jogo e sacanear os amigos. É importante analisar o retrospecto de um time fora de casa (às vezes é melhor do que quando atua em suas dependências), qual clube tem o pior ataque, a média e a última pontuação de um jogador, quantos desarmes um atleta de defesa fez, quantas vezes o atacante finalizou a gol, o número de cartões que o volante já levou... 

| PENSAR NAS CARTOLETAS 
Todos começam com 100 Cartoletas, ganhar mais ou perdê-las vai depender de cada um. Escalar aquele jogador caro, com grande potencial de garantir uma boa pontuação, todo mundo quer. O problema é que, para conseguir colocar ele no time, é preciso ter planejamento, cautela e coragem. 

É necessário entender que em algumas rodadas será necessário ser mais econômico, montar um time modesto e tentar pontuar com esse elenco mais humilde. O objetivo? Valorizar os jogadores e aumentar as Cartoletas. Com o caixa reforçado, é necessário avaliar com muita cautela a escalação do jogador valorizado e tão cobiçado. 

Se ele pontuar abaixo de sua média (que é alta), ficará desvalorizado e o time perderá dinheiro. Mas se for bem, pode salvar as economias e garantir uma pontuação altíssima. Tem coragem para arriscar? 

| É NECESSÁRIO MUDAR O TIME
Em hipótese alguma deve-se manter a mesma escalação para a próxima rodada. Isso porque os confrontos mudam, jogadores podem ter sido suspensos para o próximo jogo, o atacante se machucado no treino do meio de semana...  

Assim que o mercado abrir novamente e for possível mexer no time, é hora de repensar toda a estratégia, com foco na próxima rodada.  

| A ÚLTIMA CONFERIDA
O mercado fecha no sábado, geralmente no início da tarde. Depois de fechado, só é possível mexer no time depois que a rodada acabar. Como os jogadores podem ficar de fora a qualquer momento, seja por contusão ou escolha do treinador deles, dar uma última conferida no sábado pouco antes do mercado fechar, pode salvar o cartoleiro de muitas pontuações indesejadas.


Rudiney Freitas