Bons motivos para você começar a praticar Jiu-Jitsu Confira 5 benefícios que a "arte suave" japonesa pode proporcionar ao seu físico e psicológico gplus
   

Bons motivos para você começar a praticar Jiu-Jitsu

Confira 5 benefícios que a "arte suave" japonesa pode proporcionar ao seu físico e psicológico

Confira Também

Muito popular no Brasil, o Jiu-Jitsu é uma arte marcial com origem incerta, mas o crédito pela criação é frequentemente dado aos japoneses. Utiliza de técnicas de golpe como torções, pressões, alavancas, estrangulamentos, com o intuito de imobilizar o adversário.

Uma das histórias que explica o surgimento da arte marcial, fala sobre a necessidade que os samurais japoneses tinham de aprender uma nova técnica de combate quando estivessem desarmados. A partir disso, foram criados movimentos para defesa pessoal e golpes que poderiam imobilizar ou deslocar membros dos adversários no combate.

LEIA TAMBÉM

A luta chegou no Brasil no início do Século 20, por intermédio de Mitsuyo Maeda. O Mestre japonês passou seus conhecimentos a Gastão Gracie, que se tornou entusiasta do esporte. Gracie então levou seu filho Carlos para aprender a arte com Maeda, e o jovem pouco tempo depois começou a dar aulas em viagens por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Anos depois, foi fundada a famosa academia Gracie.

A principal diferença entre o Jiu-Jitsu "tradicional" e o chamado "Jiu-Jitsu brasileiro", está no modelo. Enquanto o japonês visa as quedas, o brasileiro tem como principal característica a luta no solo.

Dito isso, confira agora alguns motivos para você começar a praticar Jiu-Jitsu, uma luta que apesar de muito contato físico, possui caráter estratégico e exige virtudes como determinação e concentração.

1 - PERDA DE PESO

O Jiu-Jitsu é um esporte que trabalha o corpo todo, o que permite uma grande queima de calorias durante a prática das atividades propostas no treino. Além disso, possibilita a tonificação dos músculos e acelera o metabolismo.

2 - DIMINUI O ESTRESSE 

Um dos principais benefícios dessa modalidade é o combate ao estresse. O esporte auxilia como um método "terapêutico", permite que o praticante esqueça dos problemas enquanto pratica o Jiu-Jitsu, já que o esporte requer uma alta concentração do lutador. O ambiente também possibilita o desenvolvimento do bem-estar, ao pertencimento a um determinado grupo com um interesse em comum: o desenvolvimento. 

3 - DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA

Sem sombra de dúvidas, a disciplina é um dos fatores mais desenvolvidos na prática do Jiu-Jitsu. O respeito aos comandos dados, ao corpo do adversário, e a organização e limpeza das ferramentas de treino, são importantes para desenvolver essa virtude e ter um melhor aproveitamento na prática esportiva.

4 - MELHORA DA AUTODEFESA

Claro que não se recomenda reagir a assaltos, por exemplo, mas o aprendizado do Jiu-Jitsu permite uma defesa mais segura e menos violenta diante de situações mais simples, que exijam uma imobilização do agressor.

5 - BUSCA DA EVOLUÇÃO

O esporte permite graduações por faixas de diversas cores e níveis, o que acaba sendo uma maneira de motivar o praticante e instigar sua evolução diária. O mérito dentro do Jiu-jitsu é um dos reconhecimentos mais valorizados.

DICAS ANTES DE COMEÇAR

Em qual academia começar a lutar? Leve em consideração algumas dicas: pesquise bem o histórico do lugar, converse com alunos que já praticam, conheça a história do Sensei, visite a academia e, se possível, peça para fazer uma aula experimental, isso te dará mais certeza na hora de escolher onde começar.