Gel energético: quando e como tomar O gel energético vem em um pacote individual e é rico em carboidratos gplus
   

Gel energético: quando e como tomar

O gel energético vem em um pacote individual e é rico em carboidratos

Confira Também

Uma criação não tão recente, mas que está ganhando muito espaço no mundo do esporte recentemente são os géis energéticos. É bastante comum ver atletas tomando em provas de longa duração, como maratonas, jogos de futebol e outros.

Inicialmente esse prática fazia mais sucesso entre os profissionais, mas depois de um tempo grande parte dos atletas amadores também aderiram ao gél de carboidratos para auxiliar no desempenho dos treinos do dia a dia.

Quem pratica bastante esporte, sabe da importância do carboidrato na alimentação visando um melhor desempenho. Existem algumas maneiras de ingerí-los, por meio de alimentos, como pão, macarrão, arroz, entre outros, mas também existem os géis, muito vendidos em lojas pelo Brasil e pelo mundo, e que estão cada vez mais comuns na dieta dos atletas por conta de sua praticidade.

Entretanto, não pense que é só pegar a bolsinha na boca, ingerir o gél e que você estará pronto para treinar, existem alguns cuidados a serem tomados para evitar qualquer tipo de problema. O mais comum de acontecer são desconfortos estomacais e intertinais durante a prática. 

O que são esse géis energéticos?
Como o próprio nome sugere, são géis ricos em carboidratos. Algumas marcas também colocam hidristina (que diminui a quantidade de ácido lático nos músculos) e cafeina (que mascara a dor da fadiga) na composição. Eles aumentam a resistência e desempenho do atleta, quem o consome costuma demorar muito mais para começar a sentir a fadiga. Normalmente são vendidos em pacotinhos de plástico, com abertura fácil para ser tomada imediatamente, os sabores são os mais diversos.

Quando tomar
O ideal é tomar cerca de 20 minutos antes de praticar exercício. Mas fique atento, e não tome pela primeira vez logo antes de um campeonato ou algum dia importante. Experimente durante os treinamentos para evitar qualquer tipo de surpresa desagradável. Algumas pessoas preferem tomar pequenas doses e não o saco inteiro de uma vez só, visando evitar problemas gastro-intestinais.

os esportistas costumam tomar uma dose de 30 ou 40g - que é o que costuma vir nos pacotinhos - por hora para manter o corpo sempre em ótimo funcionamento, mas esse quantidade pode variar muito (mesmo) de pessoa para pessoa. Além disso, eles são extremamente calóricos, então para quem está buscando emagrecimento, é melhor ter um desempenho um pouco abaixo, porém sem precisar recorrer ao gel de carboidrato.

Como tomar?
Apesar de serem bem líquidos e de fácil ingestão, o recomendado é que se tome junto com água, isso para facilitar que os nutrientes sejam absorvidos pelo seu organismo. O ideal é que a cada grama ingerida desse gel, você tome 10 ml de água.


Arthur Gabor