EUA, México e Canadá anunciam candidatura conjunta para Copa de 2026 A sede só será escolhida em 2020, porém os primeiros candidatos já estão aparecendo gplus
   

EUA, México e Canadá anunciam candidatura conjunta para Copa de 2026

A sede só será escolhida em 2020, porém os primeiros candidatos já estão aparecendo

Confira Também

Dependendo de quantos anos você tiver, vai lembrar muito bem de 2002. Foi nesse ano que nossa seleção se sagrou pentacampeã mundial. Aquela Copa do Mundo foi realizada na Coreia e no Japão. Alguns jogos eram realizados em um país, outros no vizinho. Essa foi a única vez até hoje que mais um de país organizou o maior torneio de futebol do mundo.

Na 23ª edição, em 2026, poderemos ter um novo recorde, isso por que Estados Unidos, Canadá e México pretendem organizar a Copa juntos. A candidatura foi apresentada 9 anos antes da realização do torneio. 

Essa não será a única novidade para o mundial de 2026. Essa edição será a primeira com 48 participantes – normalmente são 32. Por esse motivo, a FIFA vê com ótimos olhos dividir a sede, já que isso facilitaria a alocação dos atletas. 

Alguns fatores pesam contra: a logística é o principal deles. As viagens entre Canadá e México não são curtas (o trajeto entre as capitais Ottawa e Cidade do México demora quase 7h de avião). O projeto é que os EUA receba 60 das 80 partidas.

Outro fato que pesa contra é a que o país sede está sempre automaticamente classificado, é uma regra do torneio. Portanto, a Copa de 2026 poderia começar com 3 times (da mesma confederação) já classificados. Com isso, os outros países da CONCACAF disputariam apenas 3 vagas e não 6.

As propostas devem ser submetidas até o final de 2018, e o escolhido será anunciado em maio de 2020.

Caso a sede compartilhada seja mesmo confirmada, o México será o primeiro país a receber o torneio pela terceira vez (1970 e 86 foram do país). Seria a segunda vez dos EUA , que sediaram em 1994 e a primeira do Canadá.

 


Arthur Gabor